Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

Historia de Fortim CE

 

Denominação
Variação de Fortinho, em homenagem ao forte que fora construído no local. Os relatos mostram que a expedição de Pero Coelho de Souza, em 1603, baixou acampamento nessa parte do litoral. Deixou como lembrança histórica o Forte Nova Lisboa ou Nova Lusitânia.


Origens
O combatente Pero Coelho de Souza, durante sua expedição de 1603, que ia da Paraíba à Ibiapaba, acampou em um lugar da parte costeira, demorando o tempo necessário para o engajamento de indígenas na sua tropa.

Com o aumento da sua tropa, Pero partiu para a Paraíba, onde esperava encontrar apoio militar. Sem nada conseguir, retornou local do acampamento trazendo em sua companhia D. Maria Tomázia, sua mulher e cinco filhos menores. Fundou ali então o Forte Nova Lisboa.

Posteriormente, sem esperanças de apoio ao forte, resolveu deixar o local em direção à Fortaleza dos Reis Magos, em Natal (RN). Deixou como lembrança histórica, além do Forte, algumas peças de artilharia. O forte inspirou o nascimento do o lugar posteriormente denominado Fortim.

Criação de Vila
Chamado inicialmente Canoé, o povoado experimentou certo desenvolvimento, que o capacitaria a receber o título de Vila, evento que se deu conforme Lei nº 1.271, de 29 de maio de 1934.

Criação de Município
Lei nº 386, de 14 de outubro de 1937, transferiu a sede do distrito para o reduto chamado Fortim, nome que substituiu o anterior. Sua elevação à categoria de município ocorreu segundo Lei nº 11.928, de 27 de março de 1992.

Primeira Capela
As primeiras manifestações eclesiais surgiram com a edificação de uma capela, dedicada a Nossa Senhora do Amparo, construída por Aderbal de Castro e Silva e Henrique Furquim de Lamayeur. A Paróquia está vinculada ao Bispado de Limoeiro do Norte