Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale

HISTORIA
JUSSIAPE
BRASIL




Tudo começou com a "Fazenda do Gado".
 
Fazenda do Gado A descoberta do local está ligada ao movimento expansionista do século XVIII, resultado da penetração dos bandeirantes no sertão, quando subiram o Rio das Contas à cata das pedras preciosas e do ouro. Assim, com o reconhecimento dos terrenos auríferos nas margens do rio, próximo à Serra da Tromba, onde haviam negros amocambados desde 1681, trataram logo de fundar uma fazenda de criação de gado, que passou a ser denominada "Fazenda do Gado", transformando-se rapidamente num ponto de parada de tropeiros. Em pouco tempo, o local se transformou num arraial.

O distrito foi criado pela Lei Provincial nº 1638, de 14 de julho de 1876, tendo recebido o nome de "Vila de Jussiape", pelo Ato Estadual de 26 de outubro de 1890. Contudo, a sua instalação somente ocorreu em 20 de maio de 1898, pertencente ao município de Barra da Estiva, tendo como primeiro Intendente, o Coronel Rodrigo Alves Teixeira.
Jussiape foi restaurado com o distrito de Caraguataí e em 9 de julho de 1962, passou-se à categoria de cidade, com a Emancipação Política, sob Lei Estadual nº 1704, sendo Jussiape a sede do município e Caraguataí o principal distrito do município, tendo como o primeiro Prefeito, o Sr. Inácio Alencar, escolhido através de sorteio pela Câmara de Vereadores.  jus_ant_01.jpg

 

jus_ant_02.jpgjus_ant_03.jpgjus_ant_04.jpgjus_ant_05.jpgjus_ant_06.jpgfesta_religiosa.jpgquermesse.jpgcarna_ant_01.jpgterno_reis.jpg
 

JUSSIAPE ATUAL

jussiape_atual_01.jpg
 

Jussiape está localizado na parte meridional da Chapada Diamantina, limitando-se com os municípios de Abaíra, Ibicoara, Mucugê, Rio de Contas, Ituaçu e Barra da Estiva.
O município é banhado pelo Rio das Contas e a sua sede fica situada nas margens deste rio. Por isso está incluso no circuito do ouro, despontando agora com o seu potencial turístico, porque além de possuir uma riquíssima história, preserva seus costumes e suas tradições folclóricas e, ainda, agrega em seu território, belezas cênicas singulares, como as cachoeiras do Cantagalo e do Bicho; as grutas da Tapera e da Tabatinga; a Toca da Onça no espinho; a Serra da Itobira; os garimpos antigos de Pedro Silva e Beta da Tavinha; o balneário da Barra, em Caraguataí; os rios: Água Suja, das Contas e Taquarí; as barragens: Rosalvo Borges, João Batista Luz e Inácio Alencar; dentre outras atrações turísticas.

Há também, sítios arqueológicos significativos, a exemplo das representações pictóricas inéditas da Serra da Tapera e as pinturas rupestres do Espinho.

jussiape_atual_02.jpg
jussiape_atual_03.jpg
jussiape_atual_04.jpg



Flora: flores raras e beleza exuberante.
 

flora_01.jpg flora_02.jpg flora_03.jpg flora_04.jpg flora_05.jpg flora_06.jpg




Fauna: grande variedade de animais silvestres.

fauna_01.jpgfauna_02.jpgfauna_03.jpgfauna_04.jpgfauna_05.jpg



Mineração: barita, talco e urânio.
Artesanato: esteiras , vassouras e chapéus de palha; panelas de barro; colheres de madeira; sandálias de couro e borracha; selas e arreios de couro.

artesanato_01.jpg artesanato_02.jpg

Educação: Existem dois Colégios com 1º e 2º graus, na sede do município:
Colégio Estadual Eraldo Tinoco
Colégio Estadual Deputado Horácio de Matos
Além de um Colégio com 1º e 2º graus no distrito de Caraguataí, dois Colégios de 1º grau nos povoados do Paiol e Espinho e 42 Escolas Pri- márias Municipais em todo o município.

Saúde: Casa de Saúde Ana Medrado Luz, com Ambulatório, Maternidade, Pron- to-Socorro e Internamento. Existem também, os Postos de Saúde na sede, no distrito de Caraguataí e em alguns Povoados, com atendimento médi- co, odontológico, vacinas e primeiros socorros.

Lazer: Clube Social Jussiapense.
Jangli Clube.
Estádio Municipal de Jussiape.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jussiape, pela lei estadual nº 1704, de 09-07-1962, desmembrado dos municípios de Barra da Estiva e Rio de Contas.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jussiape, pela resolução provincial nº 1606, de 08-06-1876, subordinado ao município de Brejo Grande (mais tarde Ituassu).


Elevado à categoria de vila com a denominação de Jussiape, por ato de 25-10-1890, desmembrado de Brejo Grande. Sede na povoação de Fazenda do Gado. Constituído do distrito sede. Instalada em 20-05-1891.


Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila aparece constituída de 3 distritos: Jussiape, Barra da Estiva e Sincorá.


Pela lei estadual nº 1409, de 29-06-1920, a sede do município de Jussiape, foi transferida para a povoação de Barra da Estiva passando o município a denominar-se Barra da Estiva e Jussiape à condição de distrito (mudança de Sede).


Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, Jussiape é distrito de Barra da Estiva.


Pela lei estadual nº 1521, de 13-08-1921, o município voltou a denominar-se Jussiape e Barra da Estiva à condição de distrito.


Pela lei estadual nº 1985, de 15-06-1927, o município voltou a denominar-se Barra da Estiva e Jussiape à condição de distrito.


Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Jussiape, figura no município de Barra da Estiva.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.


Elevado à categoria de município com a denominação de Jussiape, pela lei estadual nº 1704, de 09-07-1962, desmembrado dos municípios de Barra da Estiva e Rio de Contas. Sede no antigo distrito de Jussiape. Constituído de 2 distritos: Jussiape e Caraguataí, este desmembrado de Rio de Contas. Instalado em 07-04-1963.


Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Jussiape e Caraguataí.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Referencias:

IBGE

Ache Tudo e Região

http://www.jussiape.cjb.net/  visite-o e saiba mais desta linda Cidade.


 


Não solte fogos, eles causam câncer e atacam o sistema neurológico e psicológico das crianças, matam, maltratam e adoece animais e humanos. Não frequente zoológico, não compre animais adote (1).


  Não estamos sozinhos, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.
 


 


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região] Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 janeiro, 2019. Melhor visualizado em 1280x800 pixel