Olimpíadas 2008

A China

Atletas Brasileiros

Calendário

Classificação Geral

Curiosidades

Fotos

Locais de Competição

Mascotes de Pequim

Modalidades Excluídas

Modalidades Olímpicas

Origem das Olimpíadas

Países Participantes

Quadro de Medalhas

Sedes dos Jogos

Todas as Olimpíadas

Vídeos

Serviços

Home

Anuncie

Astronomia

Bate Papo

Desaparecidos

Dúvidas

Endereços Úteis

Fale Conosco

Notícias

Meio Ambiente

Pesquisar

 

Luta Olímpica
Medalhas do Brasil
Ouro Prata Bronze
0 0 0

AP
Em Jogos desde 1896
Quando os Jogos da era antiga foram criados, na Grécia, a luta já era tida como uma das mais remotas modalidades ao lado do atletismo. O que se entende hoje por luta olímpica nada mais é que o desenvolvimento das antigas lutas gregas que, no Império Romano e mais tarde na Idade Média, evoluíram com regras menos agressivas e mais esportivas.

Logo nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas-1896, a luta foi incluída na modalidade greco-romana. Era uma tentativa dos organizadores de estabelecer um vínculo entre o passado e a modernidade que começava.

Permitindo o combate entre os atletas somente da cintura para cima, a escolha da luta greco-romana procurou dignificar o combate corpo-a-corpo, diferenciando-o dos sangrentos combates vale-tudo muito populares na Europa do século 19. Envolvida em uma tradição milenar, a luta greco-romana em Olimpíadas tem sido dominada pela Rússia ao longo das edições dos Jogos.

Oito anos depois, em Saint Louis-1904, outra modalidade de luta bastante popular na Inglaterra e Estados Unidos substituiu a greco-romana e passou a ser chamada "luta livre" (Freestyle wrestling). Uma das diferenças entre esta modalidade e a greco-romana é que na luta livre é permitido aos competidores atacarem as pernas do adversário para aplicar os golpes. Somente na Antuérpia-1920 que os dois tipos de luta passaram a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas ao mesmo tempo, fato que permanece até os dias de hoje. Na modalidade livre, os Estados Unidos são o país dominante.

O grande nome da luta é o russo Aleksandr Karelin. De fato, o lutador superpesado (mais de 130 kg) detém números impressionantes. De 1987 até o ano 2000, Karelin não perdeu uma luta internacional sequer, vencendo três Olimpíadas (Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996) e nove mundiais.

1ª aparição nos Jogos: 1896
Local: Ginásio da Universidade de Agricultura da China
Federação Internacional: Fédération Internationale des Luttes Associées (FILA) - www.fila-wrestling.com/

Provas: até 55kg masculino
até 60kg masculino
até 66kg masculino
até 74kg masculino
até 84kg masculino
até 96kg masculino
até 120kg masculino
até 48kg feminino
até 55kg feminino
até 63kg feminino
até 72kg feminino
 


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 março, 2021. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768