Olimpíadas 2008

A China

Atletas Brasileiros

Calendário

Classificação Geral

Curiosidades

Fotos

Locais de Competição

Mascotes de Pequim

Modalidades Excluídas

Modalidades Olímpicas

Origem das Olimpíadas

Países Participantes

Quadro de Medalhas

Sedes dos Jogos

Todas as Olimpíadas

Vídeos

Serviços

Home

Anuncie

Astronomia

Bate Papo

Desaparecidos

Dúvidas

Endereços Úteis

Fale Conosco

Notícias

Meio Ambiente

Pesquisar

 

Ginástica Artística
Medalhas do Brasil
Ouro Prata Bronze
0 0 0

AP
Nadia Comaneci: 10 histórico
A origem da ginástica artística remete ao Egito Antigo, onde a presença de artistas circenses e suas acrobacias ajudou a criar uma das modalidades mais apreciadas pelo público dos Jogos Olímpicos.

A herança perdurou até a chegada à Grécia Antiga. Ali, o ginásio era o principal centro de convivência nas cidades, onde os homens se reuniam não só pelo esporte, mas também para discutir arte, música e filosofia. Os gregos acreditavam que o equilíbrio entre o corpo e a mente só podia ser alcançado pela prática intelectual e pela atividade física. Sob esta filosofia forjou-se a modalidade que buscaria o balanço perfeito entre o atlético e o estético.

O título de “pai da ginástica” coube ao educador alemão Friedrich Ludwig Jahn, que no início do século 19 dedicou-se a esta modalidade esportiva, estabelecendo os primórdios das regras da ginástica. Jahn criou uma série de aparelhos que foram modernizados ao longo dos anos e são usados até hoje, como as barras paralela e horizontal.

Origem do nome
O termo “ginástica artística” também surgiu no início do século 19, para diferenciar os movimentos leves e precisos do esporte de outros usados no treinamento militar. Visto inicialmente como uma mera novidade, a ginástica aos poucos foi se firmando como modalidade. Em 1881, Bélgica, Holanda e França criaram a Federação Internacional de Ginástica (FIG), uma das mais antigas organizações desportivas do mundo.

Nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, na Grécia, a ginástica artística foi disputada apenas por homens. As mulheres entrariam na competição apenas em Amsterdã-1928. Apesar de estar presente em todas as edições dos Jogos, o esporte passou por diversas modificações. Provas de campo, tais como os saltos com vara e em distância, já fizeram parte do programa dos ginastas.

Atualmente, há duas disputas: individual e por equipes. Algumas provas são diferentes de acordo com o Patologia. Enquanto as provas masculinas priorizam a força e a resistência, as femininas priorizam a beleza e a sutileza. Os homens disputam seis provas: salto, cavalo com alça, argolas, barra fixa, barras paralelas e solo. Já as mulheres realizam quatro aparelhos: salto, trave, barras assimétricas e solo.

1ª aparição nos Jogos: 1896
Local: Estádio Nacional Indoor
Federação Internacional: Fédération Internationale de Gymnastique (FIG) - www.fig-gymnastics.com/

Provas: solo masculino
cavalo com alça masculino
barra fixa masculino
barras paralelas masculino
argolas masculino
salto sobre o cavalo masculino
individual geral masculino
equipes masculino
salto sobre o cavalo feminino
solo feminino
barras assimétricas feminino
trave feminino
individual geral feminino
equipes feminino
 


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 março, 2021. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768