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Prova
teste em Pequim |
O ciclismo como é conhecido hoje começou a ser
praticado em 1816, quando um nobre alemão
chamado Karl Drais colocou um guidão para
direcionar a roda dianteira do celelífero. A
bicicleta rudimentar foi criada provavelmente na
França na segunda metade do século 18 e
consistia em uma trave de madeira com duas
rodas.
Poucos imaginavam na época que quase dois
séculos depois o esporte criado a partir do
celerífero viveria uma crise sem precedentes.
Nos últimos anos, a modalidade vem lutando
contra os escândalos de doping que mancharam sua
imagem. Alguns dos principais atletas do mundo
foram envolvidos em polêmicas com substâncias
proibidas. A Volta da França, principal evento
no planeta, é cheia de casos suspeitos, com
abandonos de equipes inteiras no meio da
competição. O último escândalo foi em 2006,
quando o então campeão, o norte-americano Floyd
Landis, foi flagrado no antidoping e perdeu o
título.
Motivo de preocupação que se originou em uma
máquina que era motivo de píada. Quando Drais
criou sua bicicleta, o estranho objeto era
olhado com estranheza pelas ruas. Mas a
praticidade levou à popularização e a máquina,
batizada como draisina, se espalhou rapidamente
por toda a Europa, principalmente na França, na
Alemanha e na Inglaterra.
Em 1819 as primitivas draisinas de madeira foram
substituídas pelas de ferro e disputaram uma
corrida de 10 km. Vinte anos depois, um ferreiro
escocês chamado Kirkpatrick McMillan agregou
alavancas que permitiam impulsionar as draisinas
sem ter que colocar os pés no solo. Estas
alavancas faziam girar o eixo traseiro como nos
atuais carrinhos de criança. O pedal foi
incorporado em 1861, por Pierre Michaux, um
ferreiro francês. Seis anos mais tarde, Michaux
e seu filho Ernest apresentaram seu modelo de
velocípede na Exposição Internacional de Paris.
Em 1868, foi realizada na França a primeira
corrida de velocípedes em pista, sobre uma
distância de 1.800 metros. A prova foi vencida
pelo inglês James Moore, que também venceu a
primeira corrida unindo duas cidades, a
Paris-Rouen, em 1869. Naquele ano, uma empresa
já produzia 200 máquinas por dia com o nome de
bicicleta e várias alterações em relação ao
projeto original, adaptadas por inventores de
diversas partes do mundo: rolamentos, banda de
borracha nas rodas, freios na roda e tubos de
metal para o quadro.
Em 1870, James Starley criou a grande-bicicleta,
com uma roda dianteira gigante de 1,50 metro de
diâmetro e uma roda traseira minúscula, de 50
centímetros, com rodas de raios de arame e
bainhas de sabre como forquilhas. Nessas
engenhocas foi disputada a corrida entre
Florença e Pistóia, na Itália, com um percurso
de 33 km, vencida pelo norte-americano Rynner
van Neste.
Pequim terá a estréia do bicicross
Em 1879, com a notória dificuldade para se
equilibrar nas bicicletas de Starley, o inglês
Henry Stanley criou a primeira bicicleta de
segurança, com duas rodas de igual tamanho e
transmissão por corrente, nos mesmos moldes da
bicicleta atual. No ano seguinte, o veterinário
de Belfast John Dunlop inventou o pneumático e a
válvula. No início do século 20, começaram a ser
disputadas grandes provas de estrada por etapas:
a Volta da França (1903), o Giro da Itália
(1909) e a Volta da Espanha (1935). A primeira
prova em estrada da América do Sul - a Volta da
Colômbia - foi disputada em 1951.
Nas Olimpíadas, o ciclismo é disputado desde os
primeiros Jogos, quando foi realizada uma prova
de estrada de 87 km entre Atenas e Maratona (ida
e volta). Em Pequim, o bicicross estréia no
cronograma olímpico - a prova já foi disputada
no Pan-Americano do Rio. Estrada, pista e
mountain bike são as outras provas em disputa.
1ª aparição nos Jogos: 1896
Locais: Circuito Laoshan de Mountain-Bike,
Circuito Urbano de Ciclismo de Estrada, Pista
Laoshan de Motocross e Velódromo Laoshan
Federação Internacional: Union Cycliste
Internationale (UCI) - http://www.uci.ch/
Provas: Individual masculino
(BMX)
Individual feminino (BMW)
Corrida individual masculina (Estrada)
Corrida individual feminina (Estrada)
Contra Relógio individual masculino (Estrada)
Contra Relógio individual feminino (Estrada)
Por pontos masculino (Pista)
Por pontos feminino (Pista)
Keirin masculino (Pista)
Madison masculino (Pista)
Velocidade masculino (Pista)
Velocidade feminino (Pista)
Velocidade por equipes (Pista)
Perseguição individual feminina (Pista)
Perseguição individual masculina (Pista)
Perseguição por equipes (Pista)
Cross-country masculino (mountain-bike)
Cross-country feminino (mountain-bike) |
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