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Engenharia Ambiental é
um curso da área das Ciências Exatas, destinado a formação de técnicos e
pesquisadores.
O Curso dedica-se à formação de profissionais capazes de:
Avaliar e minimizar os impactos ambientais indesejáveis.
Reduzir os efeitos adversos das atividades produtivas nos meios físicos e
biológicos.
Curso recente.
Cresceu a partir da Engenharia Civil-Sanitária, acrescida por:
Química
Biologia (Microbiologia)
Geologia (Pedologia)
Hidrologia
Legislação e Educação
Economia
No Brasil:
Curso criado pelo MEC (Portaria 1.693/94).
O Curso já existe em 11 instituições brasileiras.
Será o primeiro curso de Engenharia Ambiental no Distrito Federal.
SUBDIVISÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Curso Interdisciplinar.
Subdivide-se em duas áreas principais de atuação:
Engenheiro Gestor Ambiental
Engenheiro de Tecnologia Ambiental
ENGENHEIRO GESTOR AMBIENTAL
Planejamento e gerenciamento de recursos naturais.
Ex: Gerenciamento de recursos hídricos.
Ex: Planejamento de áreas degradadas por ocupação desordenada.
Ex: Planejamento de ocupação de espaço urbano e rural.
ENGENHEIRO DE TECNOLOGIA AMBIENTAL
Problemas ambientais associados a atividade industrial.
Gestão e Tratamento de:
Águas e efluentes líquidos industriais (resíduos líquidos).
Resíduos sólidos.
Emissões atmosféricas (resíduos gasosos).
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
Habilidades do Engenheiro moderno:
Identificar problemas e oportunidades.
Capacidade de organizar soluções.
Capacidade de vender idéias.
Habilidades fundamentais para o Engenheiro do Ambiente:
Capacidade de abstração.
Capacidade de pensamento sistêmico.
Capacidade de experimentação.
Capacidade de trabalhar em grupo.
O Engenheiro Ambiental deverá possuir formação acadêmica para:
A análise de susceptibilidade e vocações naturais do meio ambiente.
Elaboração de estudos de impactos ambientais.
Proposição, implementação e monitoramento de medidas ou ações mitigadoras.
Principais medidas ou ações mitigadoras:
O controle da qualidade ambiental.
Gestão de tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
Pesquisa operacional e estudo de poluição da água, ar e solo.
Estudo de redes de saneamento.
Análises de riscos e impactos ambientais, além de estudos de indicadores
ambientais.
Medidas e ações mitigadoras:
Análise de ciclo de vida de produtos.
Estudo de economia ambiental.
Desenvolvimento de estudos e modelagem matemática de ecossistemas.
Estudo de energias renováveis e alternativas/Planejamento energético.
Estudo de tecnologias limpas e valorização de resíduos.
Medidas ou ações mitigadoras:
Análise de auditorias ambientais.
Gestão e planejamento do uso de áreas urbanas.
Gestão de recursos hídricos e ordenamento de territórios.
Análise em geoprocessamento e sistemas de informações geográficas (SIG), com
ênfase ao meio físico.
COMO FUNCIONAM OS CURSOS FORMADORES
Cursos criados segundo a Resolução No 48/76 da portaria No 1.693/94:
Fixa o mínimo de conteúdos.
Atualmente, o MEC recomenda que os cursos tenham menor duração e com maior
carga de aulas práticas.
Aproveitamento e inclusão de conteúdos de disciplinas básicas em disciplinas
do profissional.
NÚCLEOS TEMÁTICOS
Fixação dos núcleos temáticos (7 grupos)
Núcleo de Fundamentos de Ciências Exatas.
Núcleo de Fundamentos de Ciências Biológicas, Geociências e Ciências da
Terra.
Núcleo de Fundamentos de Planejamentoe Gestão Ambiental.
Núcleo de Fundamentos em Engenharia e Tecnologia Ambiental.
Fixação dos Núcleos Temáticos:
Núcleo de Fundamentos de Ciências Humanas e Educação Ambiental.
Núcleo de Formação Humana.
Núcleo de Projetos.
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS EXATAS
A grade curricular proposta foi estabelecida conforme:
Determinação da Portaria No 1.693/94 - MEC
Conteúdo mínimo exigido pelo CREA
Disciplinas de exigência da UCB.
ESTABELECIMENTO DA GRADE CURRICULAR
Currículo mínimo, segundo MEC:
(a) Biologia
– (b) Química Geral e Ambiental
(c) Geologia
(d) Climatologia
(e) Ecologia Geral e Aplicada
(f) Hidráulica
(g) Geoprocessamento e Cartografia
Currículo mínimo, segundo MEC:
(h) Recursos Naturais
(i) Poluição Ambiental
(j) Impactos Ambientais
– (k) Sistemas de Tratamentos de Águas e Resíduos
(l) Legislação e Direito Ambiental
(m) Saúde Ambiental
(n) Sistemas Hidráulicos e Sanitários
Disciplinas obrigatórias, segundo CREA:
(a) Cálculo I
(b) Cálculo II
(c) Cálculo III
(d) Estatística
(e) Mecânica
(f) Fenômenos de Transportes
Disciplinas obrigatórias, segundo UCB:
(a) Ética e Engenharia Ambiental
(b) Língua e Comunicação
(c) Metodologia
(d) Ciência da Religião
(e) Antropologia da Religião
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Não
solte fogos,
eles causam câncer e atacam o
sistema neurológico e psicológico
das crianças, matam, maltratam e
adoece animais e humanos.
Não frequente zoológico, não compre
animais adote (1).
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Não estamos sozinhos,
é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou
seremos também eliminados do planeta. Proteger
as árvores, os animais, rios e mares são dever
cívico de cada cidadão. Seremos
todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo
a natureza. |
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