Home / Pesquisar / Úteis  / Ambiente / Astronomia / Recicle / Cidades / Árvores / Dinos / Anuncie / Noticias / Fale

  HISTORIA
MARTINÓPOLIS
BRASIL 



Em meados do século XIX, sertanistas mineiros de Ouro Fino, liderados por José Teodoro de Souza, adentraram nas terras dos índios coroados, na Alta Sorocabana, dando início à formação de um povoado, conhecido na época como Patrimônio José Teodoro.


Com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana, hoje FEPASA, outros sertanistas começaram a chegar à região, concentrando-se junto às residências dos trabalhadores da Estrada de Ferro.

Dentre os novos moradores estava o Coronel João Gomes Martins, que por volta de 1924, dividiu para loteamento, as terras junto ao pequeno núcleo, agrupando, assim, o povoado.

O progresso levou seus moradores a pleitearem a elevação à categoria de Distrito de Paz, o que foi conseguido em 1929, com o nome de José Teodoro.

As lavouras de algodão e amendoim deram ao Distrito nova amplitude econômica, resultando na criação do Município, em 1938, com o nome de Martinópolis, em homenagem a seu maior benemérito.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de José Teodoro, pela lei nº 2392, de 20-12-1929, subordinado ao município de Regente Feijó. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de José Teodoro figura no município de Regente Feijó. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936- 31-XII-1937.

Elevado a categoria de município com a denominação de Martinópolis, pelo decreto-lei nº 9775, de 30-11-1938, desmembrado de Regente Feijó. Sede no antigo distrito de Martinópolis. Constituído de 2 distritos: Martinópolis e Baliza, criado pelo mesmo decreto-lei que criou o município. Instalado em 01-01-1939.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Martinópolis e Baliza.

Pelo decreto-lei estadual no 14334, de 30-11-1944, foi criada a comarca de Martinópolis com Sede na cidade do mesmo nome, Martinópolis e composta dos municípios de Martinópolis e Regente Feijó. Sob o mesmo decreto-lei é criado o distrito Teçaindá com áreas desmembradas do distrito sede do município de Lavínia e do distrito de Alfredo Marcondes do município de Alvares Machado e ainda este mesmo decreto-lei extingui o distrito de Baliza.

Pelo lei nº 233, de 24-12-1948, é criado o distrito de distrito de Guachos com sede no povoado de Vila Escócia, com área desmembrada do distrito sede do município de Martinópolis. Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Martinópolis, Guachos e Teçaindá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.



Não estamos sozinhos
, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.



Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 17 novembro 2022.