Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  HISTORIA DE ENGENHEIRO COELHO  
Veja Noticias
   
 


Em meados de 1908/10, as terras onde se encontra o município de Engenheiro Coelho era conhecida como "Guaiquica", e pertencia a Joaquim Cardoso de Moraes. Com a intensifição da imigração no inicio do século, instalou-se nas terras Pedro Hereman, imigrante belga que as adquiriu e passou a chamá-Ia de Fazenda São Pedro. Dinâmico, Pedro Hereman, a cada ano que passava, mais construía e produzia na fazenda,aumentando as colônias existentes e dando-Ihes equipamentos necessários a sua manutenção.

Das 5 colonias de São Pedro, onde existiam a oficina de ferramentas agricolas, quatro residencias (uma de Pedro Hereman), o armazem, a farmácia e a primeira sala de aula, nasceu a formação do atual núleo urbano denominado Engenheiro Coelho.

Nessa época, a fazenda passava por um período de grande desenvolvimento, tendo como base econômica a produção de café, que era exportado para a Bélgica, laranja, exportada para a Bélgica, Inglaterra e Holanda, algodão, mandioca e cereais.

Quando da Implantação da Estrada de Ferro Funilense, posteriormente um ramal da Sorocabana, Pedro Hereman conseguiu a alteração de seu traçado, demaneira que passasse pelo interior da fazenda.

Assim, em 2 de Junho de 1912 foi inaugurada a Estação da Estrada de Ferro na Colonia da Guaiquica, que passou a ser conhecida por Estação de Engenheiro Coelho do Bairro da Guaiquica , em homenagem ao Engenheiro Jose Luiz Coelho, que na época era inspetor de estrada de ferro e representante da Fazenda Estadual.


Centro de Atendimento Médico

Por volta de 1918/20, a fazenda foi vendida ao filho e ao genro de Pedro Hereman, Cristiano Hereman e Antônio Alves Cavalheiro, respectivamente. Cavalheiro passou a administrar os negócios da fazenda, enquanto Cristiano cuidava da produção. No final dos anos 20, Cavalheiro assumiu os cargos de Juiz de Paz e Subprefeito do povoado. Em 1937, no cargo de subprefeito, conseguiu a implantação da energia elétrica, através da Companhia Elói Chaves, de Rio Claro.

Até 1836, Engenheiro Coelho era apenas uma das Golonias da Fazenda São Pedro, sem nenhuma perspectiva de desenvolvimento. Entretanto, com a coostrução das estradas de rodagem que liga Limeira a Mogi Mirim,que passava ao lado da colonia, e a que ligava Engenheiro Coelho a Artur Nogueira e Cosmopolis, o desenvolvimento se intensificou, levando Amin José Flaifel a construir um grupo de edifícios no cruzamento das rodovias.

Em 1937/38, Amin José Flaifel e Adollo Nimtz puxaram aprimeira linha de energia eletrica rural as suas propriedades. Com a morte de Antonio Alves Cavalheiro, seus filhos, em sociedade com Cristiano Hereman, assumiram a direção da Fazenda São Pedro. Em 1941, os irmãos Cavalheiro fizeram o primeiro loteamento da Colonia da Guaiquica, desenhado e projetado pelo agrimensor Karl Glasser, dando início à atual cidade de Engenheiro Coelho.
 
A partir de então, o povoado se desenvolveu rapidamente, tendo, na decada de 40, alcançado seu maior surto desenvolvimentista, quando foram construídas, nos arredores da ferrovia, diversas residências, armazens, farmácia, campo de aviação, posto de gasolina, máquinas para beneficiar arroz, padaria, açougue, o posto de Correio e telégrafo.

Em 1944, os Cavalheiro e Cristiano Hereman venderam toda a propriedade da Fazenda São Pedro a Sérgio Alves e Augusto Mirandola. Estes, no ano seguinte venderam a Pedro Forner a área que englobava a sede da fazenda e o entorno do loteamento ali existente, totalizando cerca de 180 alqueires. A parte norte da fazenda já era de propriedade de Antonio Mingote. Em pouco tempo a antiga São Pedro foi sendo adquirida pelos moradores da região, como Teresani, Berton e Fávero.

A partir de 1950, 0 crescimento do povoado se deu em rítmo mais lento. Em 1954, Pedro Forner implantou um segundo loteamento; em 1974 Geraldo Forner cuidou da implantação de urn terceiro. Aos poucos, foram sendo instaladas, nesses loteamentos, a rede de água, esgoto, iluminação pública e asfalto, de competência da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira.

Hoje, a economia do município está baseada na agricultura, destacando-se a produção de laranja e de cana de açúcar. A Cidade também abriga duas Indústrias de grande porte a Coimbra, que Industrializa suco de laranja concentrado para exportação, e a TRW, que produz discos de freios para a indústria automotiva. Creches, escolas e o campus do Centro Universitário de Ensino compõem nosso quadro educacional, que com inúmeros projetos sendo implantados a cada dia, como Projeto Educar, Projeto E.J.A., Telecurso 2000 e Senai, é considerado de ótima qualldade.

Mais historias,

O atual município de Engenheiro Coelho, antigo povoado de Guaiquica, fazia parte da fazenda do mesmo nome, de propriedade de Júlio Cardoso de Moraes. Os primeiros imigrantes chegaram da Bélgica, em 1891, e instalaram-se no bairro dos Felipes, adquirindo a fazenda São Pedro em 1901. No ano de 1891, também foi instalada a Usina Ester por iniciativa de Artur Nogueira e companhia. Para escoar a produção da usina e dos produtos agrícolas ali gerados, foi implantada a Estrada de Ferro Funilense.

Em 1912, para ver a produção de sua fazenda ser escoada, Pedro Hereman autorizou a construção de uma estação e a obra foi entregue ao engenheiro José Luiz Coelho, que influenciou a escolha do nome do povoado, Engenheiro Coelho. Seu acelerado desenvolvimento transformou-o em distrito com sede no bairro do mesmo nome, do município de Artur Nogueira e território desmembrado desse município, em 14 de maio de 1980. Após 11 anos, foi elevado à categoria de município, em 30 de dezembro de 1991.


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Engenheiro Coelho (ex-localidade), pela lei estadual nº 2343, de 14-05-1980, subordinado ao município de Artur Nogueira.

Em divisão territorial datada de 1988, distrito de Engenheiro Coelho permanece no município de Artur Nogueira.

Elevado à categoria de município com a denominação de Engenheiro Coelho, pela lei estadual nº 7644, de 30-12-1991, desmembrado do município de Artur Nogueira. Sede no antigo distrito de Engenheiro Coelho. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Referencias:
Wikipedia
IBGE
Ache Tudo e Região


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel