Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 
  HISTORIA DE ARAMINA  
VEJA NOTICIAS
   



Aramina teve início como Povoado, por volta de 1905. Em 1910 tomou impulso com a instalação da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, em terrenos doados pelo Capitão Antônio Scandiuzzi, recebendo o nome de Aramina, em virtude da existência de grande quantidade de uma planta que assim se cognominava, em toda a Região.

Em 1934, o povoado passou a Distrito, do Município de Igarapava, por iniciativa de Juvenal Campos, Fábio José de Araújo, Paulo Bortoletto, Eraclides Fernandes e outros.

Em 1963, por ocasião da campanha para a emancipação Administrativa, quando se destacaram os araminenses Neder Cagliari, Thomaz Antônio Scandiuzzi e Paulo David, foi realizado um plebiscito visando à criação do novo Município, o que se efetivou em 1964.

Gentílico: araminense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Aramina, pelo decreto nº 6761, de 10-10-1934, subordinado ao município de Igarapava.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Aramina figura no município de Igarapava.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Aramina, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Igarapava. Sede no antigo distrito de Aramina. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-04-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Historia da planta Aramidia

Urena Ilobata, L é a mais importante das aramina, tem uma história bastante espetacular. Foi pela primeira vez mencionada por José Henrique Ferreira numa comunicação feita à Real Academia de Ciências de Lisboa em 1789. Logo a seguir foram conhecidos mais detalhes, pois a planta se encontra em quase todos os países tropicais do mundo, sendo bastante comum na Florida onde é conhecida por “Caesar Weed”.

Experiências repetidas feitas na África, Índia e Brasil alentaram os botânicos deste último país a fazer uma intensa propaganda a favor do fabrico de sacos de café deste material resultando disso o estabelecimento de uma fábrica em São Paulo. Durante o primeiro ano de fabrica deu muito bons lucros e a notícia desse sucesso espalhou-se por todo o mundo. O sucesso, porém foi de tal maneira exagerado pela publicidade que chegou a predizer que a fibra iria revolucionar a indústria têxtil.

Não obstante a fabrica produzir 800 mil sacos por ano e encontrar compradores começaram a surgir dificuldades que foram aumentando depois de alguns anos de laboração e a fabrica passou a fabricar só sacos de juta.

O fracasso não foi devido á pobre qualidade dos sacos, mas sim, à falta de entendimento entre os agricultores que não se importaram com a preparação das fibras e continuaram a insistir em preços exorbitantes. A aramina, infelizmente tem um grande número de companhias más e estas se encontram freqüentemente misturadas com as fibras genuínas.

A planta é de um tamanho médio atingindo uma altura máxima de 9 pés e no Brasil raras vezes excedendo a 6 pés.

Tem uma grande quantidade de pequenas folhas verdes; da flor duas vezes por ano e uns pequenos frutos em forma do botão que aderem ao vestuário quando este toca pelas plantas.

As flores aparecem em fevereiro e em julho e pouco depois o fruto amadurece. Nesse intervalo as folhas são cortadas e se o corte se demora as folhas tornam-se fracas e sem lustro. O tronco e os ramos são colocados em água quente para amolecer as fibras que depois de alguns dias se colocam em molhos para secar.

A classificação delas é feita a maquina. Depois de preparada a fibra cerca de ¼ do seu peso total corresponde a fibras de 8 a 9 pés com maior poder de resistência do que o da juta. Algumas das antigas plantações estão produzindo fibras para cordas e a impressão geral é que a aramina “voltará”.

Bibliografia:
Alamanaque Agrícola Brasileiro 1922 - J.L.Azon

Referencias:
IBGE
Ache Tudo e Região

  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel