Itaporanga: marco de resistência
A terra do cacique Surubi e de Feslibelo Freire tem uma marcante e bela
historia
Sangue, muito sangue. Por muito tempo foi o que se viu nas terras que hoje
são o município de Itaporanga d’Ajuda, a 29 quilômetros de Aracaju.
Banhada às margens do Rio Vaza-Barris, aquela cidade gerou dois grandes
líderes sergipanos. O primeiro é o cacique Surubi, que resistiu bravamente
aos ataques portugueses e holandeses. O outro é Felisbello Freire, um dos
maiores políticos e intelectuais que Sergipe e o Brasil já tiveram.
Antes que os padres jesuítas Gaspar Lourenço e João Solônio chegassem
naquelas terras, já habitavam o lugar os índios tupinambás, sob o comando
do cacique Surubi. Segundo Felisbello Freire, desde o século XVI a região
de Itaporanga já era conhecida. Itaporanga é topônimo de origem tupi, e
significa ‘Pedra Bonita’ - ita é ‘pedra’ e poranga é ‘bonita’. Por volta
de 1575 os padres chegaram lá, mas a missão não foi bem-sucedida.
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A partir de 1590 acontece a violenta conquista do território sergipano e a
primeira carta da sesmaria de Itaporanga foi dada pelo governador da Bahia
a Pedro de Lomba, em 11 de novembro de 1600. Curiosamente o ‘baiano’ não
toma posse das terras e em julho de 1601 elas foram repassadas para Nuno
do Amaral. Ele também não tomou posse. Um ano depois, Itaporanga é
entregue outras duas vezes a Sebastião Silva, a Gaspar Amorim e a
Francisco Borges. Eles também nem chegaram por lá. Outras duas cartas de
sesmarias foram dadas, mas ninguém conseguiu ocupar. |
Prefeitura de Itaporanga da Ajuda
RESISTÊNCIA DE SURUBI
A explicação confiável para a não ocupação das terras que hoje são Itaporanga é
a resistência dos índios sob o comando de Surubi. Eles não aceitavam a
escravidão e o roubo de suas férteis terras. Até quando Sergipe foi invadido
pelos holandeses, os índios resistiram. Depois da expulsão, os portugueses
voltaram à região e a identificaram como estratégica (militar e econômica) por
conta do Rio Vaza-Barris.
Apesar da resistência dos índios, Francisco de Sá Souto Maior tomou posse
efetivamente das terras de Itaporanga em dezembro de 1753. Os índios se
retiraram e formaram uma grande povoação chamada Aldeia de Água Azeda. Francisco
de Sá montou um grande engenho, o Itaporanga. Lá também existiam grandes
plantações de mandioca. No Vaza-Barris, vários portos foram construídos para
escoar a produção. No final da segunda metade do século XVIII existiam em
Itaporanga dez engenhos.
Desde o início da exploração foi erguida a Igreja de Santo Inácio e, para alguns
historiadores, a aldeia de São Paulo. Em 30 de janeiro de 1845, a povoação de
São Paulo, ou Santo Inácio, é transformada em freguesia sob a invocação de Nossa
Senhora da Ajuda, ficando desmembrada da de Nossa Senhora das Vitórias, hoje
cidade de São Cristóvão. Nossa Senhora da Ajuda seria a padroeira numa cidade de
Portugal e muito cultuada pelos militares.
VILA E BRIGA ADMINISTRATIVA
Nove anos depois, já 1º de maio de 1854, a freguesia passa a ser vila apenas com
o nome de Itaporanga. O interessante é que essas duas mudanças provocaram um
racha muito grande em São Cristóvão, que perdia força, e que acabou provocando a
mudança da capital para Aracaju. Com o desmembramento da freguesia de
Itaporanga, os Liberais, comandados pelo Barão de Maruim, conseguiram afastar os
Conservadores das decisões administrativas da província.
É singular a presença de Itaporanga, berço do partido Conservador, na vida
política de Sergipe. É preciso registrar a atuação do brigadeiro Domingos Dias
Coelho e Melo, que seria mais tarde o Barão de Itaporanga, e do chefe da polícia
da cidade, Antônio Dias Coelho e Melo, o futuro Barão de Estância. Os
Conservadores ou Rapinas dominaram a política de Sergipe por 16 anos.
Em 10 de maio de 1938, através de Lei 387, a vila passa a ser cidade apenas com
o nome de Itaporanga. Mas em 1944, estudiosos descobriram que o nome da cidade
estava contrariando a legislação federal que proibia a duplicidade dos nomes das
cidades. Naquele ano, Itaporanga passou a se chamar Irapiranga. Todavia,
Irapiranga durou pouco. Em 1º de janeiro de 1949, uma lei estadual transformou o
nome do município para Itaporanga d’Ajuda. Em julho de 1950, a cidade tinha
cerca de 12 mil habitantes. Com a decadência da cana-de-açúcar e do gado,
Itaporanga d’Ajuda se dedicou à cultura do coco.
A luta pelo encapelado
A disputa pelo patrimônio religioso de Itaporanga teve início com a morte do
último administrador ‘legítimo’ da capela de Nossa Senhora da Ajuda, Temóteo de
Sá Souto Maior. Como seus herdeiros não podiam assumir o cargo de administrador
(mulher e pessoa menor de idade, de acordo com a instituição jurídica estavam
isentos de tais tarefas) assume então Domingos Dias Coelho e Melo, um cidadão
que havia alugado o engenho Itaporanga.
O patrimônio mistico de Nossa Senhora da Ajuda (o encapelado) era um apêndice
(parte) do engenho, e só poderia administrá-lo o filho varão mais velho da
família. O encapelado era constituído por terras, alfaias (objetos de culto
religioso, geralmente de ouro) a capela da santa junto com a imagem e dinheiro,
nada haver com fé ou culto religioso.
Depois que o herdeiro de Temóteo, Barnabé de Sá Souto Maior, assume a maior
idade, impetra ação judicial solicitando, como herdeiro natural, o direito de
posse do patrimônio. Essa disputa judicial entre as famílias Souto Maior e Dias
Coelho e Melo se arrastou por mais de 30 anos.
Na verdade, o que estava por trás dessa disputa era o interesse pelas terras da
imagem para ampliar o cultivo da cana-de-açúcar na região do Vale do
Vaza-Barris.
Historia de Minha Infância
Gilberto Amado, um dos maiores intelectuais sergipanos, escreveu ‘História da
Minha Infância’ que conta um pouco de sua vida em Estância e Itaporanga d’Ajuda.
A seguir, alguns trechos do seu livro sobre Itaporanga, publicado pela editora
da UFS, com o apoio da Fundação Oviêdo Teixeira:
“A mudança para Itaporanga, o carro de boi de esteiras, ...Chegamos à
meia-noite. O cheiro de carne-seca e de bacalhau do armazém, que era na frente
da casa, invadia-nos o nariz... Estância cheirava a açúcar. Em Itaporanga, o
negro, o moleque, marcavam a fronte da paisagem, formavam o cílio escuro da
fisionomia do lugar...”
“Na sala atijolada, três bancos encostados às paredes. Bancos altos. Os meninos,
em sua maioria, ficavam com as pernas no ar. Depois da minha entrada, puseram
mais dois bancos. Na parede do fundo, encostava-se dona Olímpia, Sá Limpa para
toda Itaporanga. Era hidrópica, barriga imensa, um baú, impando diante dela como
o bombo da Filarmônica Itaporanguense...”
“Em matéria de atividade musical, Itaporanga limitava-se a canto de pássaros,
rumorejar de folhas, gemer de carro de boi, mugido, ranger de moendas, orquestra
de sapos... A filarmônica de Itaporanga só se criou depois da primeira viagem de
meu pai ao Rio, de onde trouxe instrumentos de metal e de sopro. Para regente,
mandou buscar na Estância nosso primo, o entalhador e maestro Joãozinho
Almeida... Mas a obra maior de meu pai no terreno ‘artístico’ foi a criação do
teatro. Baltazar Góis, professor e poeta, e Manuel dos Passos de Oliveira Teles,
juiz e poeta que tinha sido discípulo de Tobias Barreto, vinham a Itaporanga
para as representações...”
Felisbello Freire: orgulho de Sergipe
Um dos maiores, senão o maior político e intelectual de Sergipe, Felisbello
Firmo de Oliveira Freire, é um orgulho de Itaporanga d’Ajuda. Ele nasceu em 30
de janeiro de 1858 e morreu no Rio de Janeiro (Capital Federal) em 7 de maio de
1916. Foi um brilhante estudante da primeira turma do Colégio Atheneu
Sergipense. Formou-se em Medicina na Bahia e depois voltou a Sergipe, indo
trabalhar como clínico geral em Laranjeiras.
Era um defensor intransigente do abolicionismo e defendia a Democracia.
Fantástico jornalista, organizou o Partido Republicano e foi um dos responsáveis
pela instituição da República no Brasil. Em 21 de novembro de 1898 foi nomeado
como primeiro governador de Sergipe no novo regime. Ficou no cargo até 17 de
agosto de 1890. Criou o serviço público. Depois foi eleito deputado à Assembléia
Constituinte e fez a reorganização dos Estados. Foi reeleito deputado por cinco
vezes.
Sua capacidade era tanta que foi nomeado como ministro da Fazenda e como
secretário de Negócios Exteriores. Era músico esforçado. Chegava a fazer
concertos e saraus. Foi um excelente historiador. Trabalhou como redator de “O
Porvir”, “O Horizonte”, “O Republicano”, “Jornal do Brasil”, “Gazeta da Tarde”,
“Folha da Noite” e de vários outros. Entre as principais obras estão: “História
Constitucional da República dos Estados Unidos do Brasil”, “História da Cidade
do Rio de Janeiro de 1500 a 1900”, “História Territorial Brasileira”, “História
de Sergipe”, etc.
Outros grandes nomes nascidos em Itaporanga d’Ajuda são os professores e grandes
intelectuais Baltazar de Araújo Góis e Genolino Amado, além de Antônio Dias
Coelho e Melo, o Barão de Estância.
Mais historia
Segundo opinião generalizada o Município se ergue em terras
outrora dominadas pelo chefe indígena Surubi. O núcleo demográfico, à margem
direita do rio Vasa Barris, teve sua origem na segunda metade do século XVI.
A desconfiança indígena, gerada pela ganância dos colonizadores interrompeu, até
1590, a conquista da terra, que se vinha processando pacificamente.
Longo foi o período de lutas entre portuguêses e indígenas, perdurando,
inclusive, durante a ocupação holandesa. Em conseqüência, somente em 1845, a
povoação atingiu categoria de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da
Ajuda de Itaporanga.
O Município surgiu em 1854, passando a sua sede à vila e muito mais tarde à
cidade sempre com o topônimo de Itaporanga, vocábulo de origem tupi que
significa pedra bonita (ita-pedra, poranga-bonita).
Em 1944, atingido pela legislação federal que proibia duplicidade de nomes,
passou a se chamar Irapiranga por determinação do Decreto-lei estadual n.° 533.
A partir de 1.° de janeiro de 1949 adotou a denominação de Itaporanga d'Ajuda
por força da Lei estadual n.° 123.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Itaporanga, pela lei provincial nº 135, de
30-01-1845.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Itaporanga, pela lei provincial
nº 383, de 1005-1854, desmembrado de São Cristovão. Sede na vila de Itaporanga.
Constituído do distrito sede.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do
distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e
31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual n.º 377, de 31-12-1943, revogado pelo decreto-lei
estadual nº 533, de 07-12-144, o município de Itaporanga passou a denominar-se
Irapiranga.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948 o município de Irapiranga
ex-Itaporanga é constituído do distrito sede.
Pela lei nº 123, de 01-01-1949, o município de Irapiranga passou a denominar-se
Itaporanga d' Ajuda.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município de Itaporanga d' Ajuda
é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alterações nímicas distritais
Itaporanga para Irapiranga alterado, pelo decreto estadual nº 377, de
31-12-1943, revogado pelo
decreto nº 533, de 07-12-1944.
Irapiranga para Itaporanga d'Ajuda alterado pela lei estadual nº 123, de
09-01-1949.
Referencia:
IBGE
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