TURISMO DE CABO FRIO  
Retorno  
   

 

 

O mais importante município da Região dos Lagos é Cabo Frio, dado que o primeiro marco histórico de devassamento territorial da região, que hoje forma o Estado do Rio de Janeiro, pois foi em suas praias que desembarcou o navegador Américo Vespúcio, entre os anos de 1503 e 1504, no ponto que se presume ser a atual Praia dos Anjos, no Arraial do Cabo.

Nesta época, aconteceu o encontro entre as duas civilizações, a Nação Tupinambá, de um lado, e os Portugueses pelo homem branco europeu. Ao conquistar a posse da terra, Américo Vespúcio estabeleceu, na região, a primeira feitoria das Américas, construindo uma casa de barr o, coberta de palhas e nela deixou João de Braga e mais 24 homens com a finalidade de defender o litoral, mas estes foram dizimados pelos índios.

Cabo Frio passou a ocupar um papel de destaque na História do Brasil porque se localiza no ponto extremo da Costa Sudeste, aparecendo nos mapas de navegação. Os navios transoceânicos que se dirigiam para o sul avistavam em primeiro lugar, a ilha de Cabo Frio.

Os índios Tamoios habitavam Cabo Frio e ocupavam desde o Cabo de São Tomé até a Serra de Cubatão, em São Paulo. Estes índios foram mortos por Antonio Salema, em 1575, passando os Goitacazes a dominarem a região.

A existência abundante de pau-brasil, nessa região, e o desguarnecimento do litoral, que constituía um ponto seguro para os navios, contribuíram para o local ser constantemente visitado pelos aventureiro e piratas portugueses, franceses, holandeses e ingleses, que contrabandeavam o pau-brasil, com a ajuda dos índios goitacazes. Pode-se dizer que ai começa o ciclo do pau-brasil.

Constantino Menelau, governador do Rio de Janeiro, foi a Cabo Frio no dia 19 de Outubro de 1615, com o objetivo de expulsar os franceses para fundar a povoação de Cabo Frio, o que fez a 13 de Novembro do mesmo ano, dando-lhe o nome de Santa Helena, construindo uma capela em homenagem à santa e uma fortaleza que se chamou Santo Inácio.

O primeiro governador da província, Dom Estevão Gomes, em 1616, edificou o forte São Mateus, abandonando a fortaleza Santo Inácio e construiu a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção. Em seguida, Cabo Frio foi governado pelos Capitães-Mor Martins Correa, Duarte Correa e João Varela.

Em Cabo Frio se tem artesanatos (renda, barro, cesto, implemento de pesca, etc.), literatura oral com os "Contadores de causos", as lendas (São Tomé, Bicho Mamãe, etc.), folguedos e danças (Reis de Bois, Contradança de Pescadores, etc.) e religiosidade (Festa de Corpus Christ, de Nossa Senhora da Assunção, São Benedito, dos Pescadores (em homenagem a São Pedro).

Em relação à comunidade, um dos mais importantes pratos típicos é a peixada, camaroada ou mesma a mariscada que pode ser acompanhada da cana com camboinha.

A Casa do Povo (Charitas) comporta uma biblioteca que possui uma seção sobre a memória cabo-friense, uma pinacoteca onde são expostos os quadros de pintores da terra, e um acervo marinho, o Museu do Mar. Este espaço também é usado para palestras e cursos.

De sua história, Cabo Frio guarda ainda hoje muitos testemunhos que lhe servem de símbolos: Anjo Caído: no Canal Palmer; Poço do Itajuru: no bairro do Itajuru; Forte São Mateus: concluído em 1616 tombado pelo patrimônio histórico, hoje visita obrigatoriamente para turistas; Convento Nossa Senhora dos Anjos: situado no Largo Santo Antonio, onde móveis, imagens e quadros seculares são guardados pelos altos muros do pequeno cemitério interior. A frente do convento está o Cruzeiro da Pedra de Santo Antonio, datado do século XVI; Morro da Guia: com sua capela.

Praias: Praia do Forte, Praia das Conchas, Praia do Peró, Ilha do Japones e Praia do Sudoeste.

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção foi construída em 1615, guarda magníficas telas retratando os quatro evangelistas e a histórica imagem da Santa que lhe dá o nome, originária de Braga, Portugal. A matriz restaurada em 1951, destaca-se pelos altares barrocos, principalmente a da Virgem Aparecida recolhida na Ilha de Cabo pelo pescador Domingos André Ribeiro. Apresentava-se ser a Senhora da Conceição por trazer uma lua nos pés.

Outra igrejas: Igreja de São Benedito. no bairro da Passagem; Igreja de Santana: em Armação dos Búzios; Igreja de Nossa Senhora dos Remédios: em Arraial do Cabo; Igreja do Sagrado Coração: em Arraial do Cabo.

Outros pontos que valem à pena visitar: Ponte Feliciano Sodré: inaugurada em 1926; Obelisco Comemorativo do 39 Centenário: na Praça Porto Rocha; Marco de Pedra em Arraial do Cabo, que representa a chegada de Vespúcio, na Praia dos Anjos e as ruínas do Farol, substituído por outro mais recente, no "Focinho do Cabo", ponto extremo do município.

Cabo Frio é um céu azul, tendo como piso um mar, também azul, de águas cristalinas e um sol que, pela manhã, bronzeia a brancura das nossas Dunas, monumento criado por Deus.

Fontes:
http://www.embratur.gov.br/
http://www.cabofrio.rj.gov.br/

 

 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 23 janeiro, 2020. Melhor visualizado em 1280x800 pixel