TURISMO DE MANGARATIBA  
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Mangaratiba, no seu passado, abrigava grandes fazendas, imponentes solares, palacetes, teatros e hotel com todo o conforto esperado na época. Havia muitas casas comerciais e armazéns que abasteciam a aristocracia rural. O Barão de Sahy, Luiz Fernandes Monteiro era o proprietário das fazendas Batatal e Praia Grande, onde hoje se localiza o Club Mediterraneé . Possuía um rico solar que ocupava um quarteirão, hoje restaurado e aberto à visitação pública, suas cocheiras ficavam do outro lado da rua, o antigo Hotel Rio Branco, hoje abrigando a sede da Prefeitura.

O declínio econômico ocorreu com a abolição dos escravos que provocou a ruína da maior parte das fazendas. No começo do século a estrada de Ferro Central do Brasil provocou um surto de desenvolvimento estabelecendo uma ligação com o Rio de Janeiro, já que não havia estrada de rodagem para Mangaratiba e a cidade havia dependido de transporte marítimo até então. Com a abertura da Rio-Santos, Mangaratiba foi descoberta como centro de lazer e a estrada acionou muitas atividades ligadas ao turismo. Este recanto emoldurado pela mata atlântica, com seu mar azul, convida a passeios por suas ilhas, para descobrir praias isoladas com areias brancas, convidativas e acolhedoras, como pequenas jóias no meio do mar. Os resorts ali instalados, aproveitando nas suas construções o melhor ângulo das curvas graciosas de sua costa, oferecem ao visitante estadas e passeios inesquecíveis nessa terra e mar de tanta história e beleza.

Antigas Pontes da Estrada Imperial
Antigas pontes feitas pelos escravos na época da construção da Estrada Imperial. Para apreciar sua construção em pedras deve-se descer a escadinha rústica, à direita da estrada de rodagem.
RJ - 149, após Escola Josefina
Serra do Piloto

Bebedouro da Barreira
Localizado na Serra, construído para dar água aos animais. Segundo dizem, D. Pedro II se deteve no local para dar de beber ao seu cavalo, quando por aqui passou para inauguração da Estrada Imperial de São João Marcos (Patrimônio Histórico Estadual - Tombamento: 26/01/83 - INEPAC).
Estrada de São João Marcos, s/nº
Serra do Piloto

Cruzeiro de Pedra
Marco de formação da cidade de Mangaratiba, trazido de Portugal em 1700 e inaugurado em 1885. Localizado em frente à Igreja de N.S. da Guia, trata-se do Cruzeiro do antigo cemitério do Município de Mangaratiba.
Praça Robert Simões, s/nº
Centro

Estação Ferroviária de Itacuruçá
Data de 1911, marca o início da construção da Estrada de Ferro no município. Atualmente funciona o Centro Ferroviário de Cultura de Itacuruçá (CEFEC).
Centro - Itacuruçá

Estrada Imperial
Estrada histórica que liga Mangaratiba a Rio Claro, através da Serra do Piloto, com cerca de 40 km. de extensão. É considerada a primeira estrada de rodagem do Brasil, construída por D. Pedro II em 1856, para atender ao escoamento da produção de café do Vale do Paraíba para o Porto de Mangaratiba. Em seu percurso encontram-se marcos de engenharia de época, como o Bebedouro da Barreira, pedras de milha, sistema de escoamento de águas pluviais e a Cachoeira dos Escravos. Belíssimas vistas da Baía de Mangaratiba podem ser apreciadas de pontos de observação ao longo da estrada. Cortando a Mata Atlântica, com seu aclive suave e clima de montanha torna-se ideal para a prática de caminhadas e bicicross.
RJ-149(Mangaratiba-Rio Claro),iniciando-se logo após o trevo com a BR-101(Rodovia Rio-Santos)
Serra do Piloto

Igreja de Nª Sª da Conceição de Jacareí
Igreja rústica, de linhas simples e despojadas.
Praia de Conceição de Jacareí

Igreja de Nossa Senhora das Dores
Fundada por Francisco José dos Santos pela provisão de 29 de março de 1760 sob o título de Nossa Senhora da Conceição, mas que foi alterada por outra provisão de agosto de 1776.
Ilha de Marambaia

Igreja de Nossa Senhora de Sant'Ana
Capela curada levantada antes de 1698. Em 1846 - criação da Paróquia de Senhora Sant'Ana de Itacuruçá, desmembrando-a da Matriz de Mangaratiba, com jurisdição sobre as ilhas (Patrimônio Histórico Estadual - Tombamento: 26/01/83 - INEPAC).
Praça Padre Luiz Quattropanni , s/ n
Centro - Itacuruçá
Horário de Visitação: em horário de missas.

Igreja de São João Marcos
Igreja rústica, toda construída à mão por Antônio Padre, com material transportado em lombo de animais, constituído principalmente de barro, cinza e tabatinga. Ali está localizado o Cruzeiro do antigo povoado de São João Marcos, do colonial.
Cidade de São João Marcos - RJ-149
Serra do Piloto

Igreja de São Pedro
Acesso marítimo .Situada junto à praia, circundada por densa arborização, foi construída em 1884. Capela de linhas muito singelas, com telhas francesas. Interior com pequeno coro revestido em pinho de riga.
Praia do Catita / Canto - Ilha de Jaguanum
Itacuruçá
Horário de Visitação: em horários de missas

 Igreja Matriz de Nª Sª da Guia

Foto: www.turisrio.rj.gov.br
Revestida de azulejos portugueses em sua fachada frontal e torre sineira. Capela mor com forro de madeira, em abóboda de berço. Lustre de prata em baixo relevo e imagem de Nossa Senhora da Guia em madeira em estilo do final do barroco e início do rococó.
Praça Robert Simões , s/ n.
Centro
Horário de Visitação: Diariamente das 7h às 19h .



Obelisco comemorativo
O Obelisco foi construído em 11 de novembro de 1931 para a comemoração do 1º Centenário de Emancipação do Município de Mangaratiba.
Centro

Ruínas da Antiga Cidade de São João Marcos
Ruínas da antiga cidade e cemitério que foi inundada para dar lugar ao açude da Light.
RJ - 149
Serra do Piloto

Ruínas da antiga Estrada Imperial
Acesso pela BR-101 até km 43 e dobrar na RJ-149. A 4 km de Mangaratiba. Esta estrada evoluiu economicamente devido às exportações de café do Vale do Paraíba, pelo Porto de Mangaratiba. Os fazendeiros criaram ali um entreposto comercial e sempre que vinham ao porto ficavam hospedados no local. Os prédios assobradados são mistos de residências/armazéns e trapiches, todos do século XIX, com linhas arquitetônicas simples, típicas do período colonial .
Rodovia RJ-149 / Antiga Estrada Imperial
Serra do Piloto

Ruínas do Antigo Teatro
Foto: www.turisrio.rj.gov.br
E a ruína mais importante do Sítio Histórico da Estrada Imperial. Construção assobradada, de linhas simples, do período colonial da primeira metade do século XIX. Suas estruturas foram abaladas por árvores de alto porte, de grandes raízes, que cresceram junto a suas paredes. Segundo a tradição, ali foi edificado um teatro pelos Barões do Café, para seu entretenimento. Contam que o ator João Caetano lá teria encenado algumas peças, entre 1833 e 1834.
Rodovia RJ-149 / Antiga Estrada Imperial
Serra do Piloto

Ruínas do Porto do Saí
Acesso pela antiga RJ-14, sentido Mangaratiba / Itacuruçá percorrendo 6,5 km. Dobrar à direita. Localiza-se a 7 km de Mangaratiba - Sede. Localizada na divisa da Praia do Saí e do Saizinho, são vestígios do antigo porto de escoamento da produção de café e do comércio de escravos. Originalmente o porto era propriedade do Barão de Saí, fazendeiro de café. O sítio compunha-se do porto, com seus trapiches, de uma senzala e, mais afastada, a casa do Barão de Saí.
Praia do Saí e do Saizinho
Itacuruçá

Ruínas do Povoado do Saco
As primeiras construções do povoado do Saco de Mangaratiba devem datar de 1830. Esta conclusão baseia-se num ofício de nº 6 da Câmara Municipal de Mangaratiba dirigido ao Presidente da Província, Paulino José Soares de Souza, denunciando o Comendador Joaquim de Souza Breves, cognominado "O Rei do Café", no Brasil, denuncia no sentido de que ele iria atentar contra a Fortaleza de N. S. da Guia, ou seja, o Forte da Guia, onde o juiz de paz havia recolhido presa uma embarcação chamada "União Feliz",por ter-se empregado desde 1835, no "ilícito, imoral e desumano tráfico de Escravatura" como consta no ofício. Neste momento já se falava da utilização de dezenas de homens no conserto e calçamento da Estrada da Serra que se dirigia justamente até o povoado do Saco, onde os "Breves" tinham seus armazéns de café.

A assinatura do contrato com Bernadino José de Almeida, para a conclusão de parte da estrada da Serra, se deu em 15 de setembro de 1850, e em 26 de fevereiro de 1855, foi assinado novo contrato com o Desembargador Joaquim José Pacheco, criando para tal uma companhia de sociedade anônima, para construir uma estrada de Mangaratiba a Barra Mansa, no trajeto de São João do Príncipe e Rio Claro. Pelo relatório do engenheiro E. B. Webb, engenheiro chefe, da estrada, já em 02 de maio de 1857, circulavam carroças sem obstáculos e em 5 ou 6 idas estaria pronta a Ponte Bela permitindo o trânsito aos carros carregados de café de São João do Príncipe (São João Marcos) até o povoado do Saco de Mangaratiba. Verifica-se ainda através do ofício de 21 de fevereiro de 1834, que a Câmara propôs em 24 de setembro de 1833, que o Comendador Joaquim de Souza Breves desse continuação à estrada que estava fazendo, até a estrada da Vila Mangaratiba.

Nos anais da Câmara, existe um documento que denuncia um dos vereadores, o Vereador "Passos", José Eloy da Silva Passos, por ter faltado a uma sessão, pois estava convalescendo de um tumor nas nádegas, e no entanto foi visto a cavalo indo ao Povoado do Saco. Algumas das Ruínas do Povoado do Saco, são de armazéns de café, como as do armazém de café que pertencia à Antunes e Cia. e que encerrou suas atividades em 18 de janeiro de 1865. Havia no Povoado uma Agência de Correios que foi criada para atender as importância comercial e comodidade de seus habitantes. A reivindicação foi foi encaminhada ao Ministro e Secretário de Estado dos negócios do Império, Antônio Carlos Ribeiro de Andrade Machado.

A Agência foi criada em 12 de outubro de 1840 e ocupou o cargo de Agente Antônio Coelho Neto. Encontra-se no local as Ruínas de um teatro que, como se constatou, nele representou João Caetano, por volta de 1839. Era o povoamento do Saco onde ficavam os escravos que o Comendador "Breves" levava através de um caminho chamado "Conguinho" que a Câmara mandou inutilizar. Dizia a Câmara, uma de suas atas, que o Saco era um grande empório do comércio da carne humana e lugar de agitações contra as autoridades legais da Vila. Vila essa, de Mangaratiba, onde vinte pessoas reclamavam contra a destruição do caminho.
Est. São João Marcos - Estrada Imperial
Trevo do Guilty

Solar do Barão de Sahy
Construção de meados do século XIX, em estilo neo-clássico, pertenceu ao Barão de Saí. Restaurado e hoje totalmente recuperado, tornou-se um espaço cultural com sala de vídeo, sala para exposições e centro de artesanato.
Rua Coronel Moreira da Silva , 173
Centro
Horário de Funcionamento: 2a à 6a , de 8h às 16h.

 Baía de Mangaratiba

Foto: www.turisrio.rj.gov.br
Acesso marítimo . É a maior concavidade do continente na região . Pouco profunda , navegação em sua parte norte de embarcações de pequeno calado . Propícia a esportes náuticos e à pesca .
Endereço: Parte leste da Baía de Ilha Grande
Bairro: Mangaratiba




Baía de Sepetiba
Acesso marítimo . Parte oeste semeada de ilhas e faixa litorânea composta de praias , baixadas e terras pantanosas . Grande extensão navegável , mais profunda próximo às Ilhas de Itacuruçá e Jaguanum . Melhor para se pescar nas imediações da Ilha de Itacuruçá , Jaguanum , Bandolim e na Restinga de Marambaia . Presença de golfinhos.
Endereço: Ao norte da Restinga de Marambaia
Bairro: Mangaratiba

Ilha de Itacuruçá

Foto: www.turisrio.rj.gov.br
Acesso marítimo . A 0,3 milhas da sede de Itacuruçá , possui um pico que se eleva a 334m de altitude . Circundada por ilhas com aldeias de pescadores , hotéis , restaurantes e residências de veraneio . Principais praias visitadas por saveiros que fazem "tours" : Praia Grande , Águas Lindas , Praia Cabeça de Boi e Praia das Flexeiras .
Endereço: Baía de Sepetiba
Bairro: Itacuruçá



Ilha de Jaguanum
Acesso marítimo . A 5 milhas da sede de Itacuruçá, é uma área propícia à pesca . Praias muito visitadas por saveiros que fazem "tours", principalmente a de Araçá.
Endereço: Baía de Sepetiba
Bairro: Itacuruçá

 Praia da Junqueira / Ribeira

Foto: www.turisrio.rj.gov.br
Possui uma pequena praça .
Endereço: Baía de Sepetiba / Vila Balneárea Junqueira
Bairro: Mangaratiba









Praia de Mangaratiba
Extensão de 420m . Situa-se em pequena enseada . Propícia a banhos e esportes náuticos . Linha férrea próxima , dividindo a cidade e a praia .
Endereço: Baía de Mangaratiba / Av. Mangaratiba
Bairro: Centro

Praia Grande
Acesso pela BR-101 , km 35. Extensão de 1.000m. Linha férrea entre a praia e a área urbana de Praia Grande . Ocupada principalmente por residências de veranistas . Próxima a Itacuruçá e Ibicuí .
Endereço: Baía de Sepetiba / Praia Grande - Rua "B"

Praia Vermelha / Praia Mansa
Acesso pela antiga RJ-14 até a placa indicativa para Ibicuí . Extensão de 600m . Tem como extremos o Iate Clube de Ibicuí e a Ponta do Pimentel . Núcleo de veraneio com belas residências .
Endereço: Baía de Sepetiba
Bairro: Ibicuí

Ilha de Guaíba
Foto: www.turisrio.rj.gov.br

 Praia de Santo Antônio
Foto: www.turisrio.rj.gov.br

 

Praia de Piquara
Foto: www.turisrio.rj.gov.br

Casario
Foto: www.turisrio.rj.gov.br

 

 

 

 

 

 

 

 

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