GEOGRAFIA DE LONDRINA  
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Fundação 10 de dezembro de 1934

Londrina é um município de brasileiro localizado na região norte do estado do Paraná, a 369 km da capital paranaense, Curitiba.

Importante pólo de desenvolvimento regional, Londrina exerce grande influência sobre todo o Paraná e região sul. Com uma população de com 497.833 habitantes, Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná e a terceira mais populosa da Região Sul do Brasil.

Mesorregião Norte Central Paranaense
Microrregião Londrina
Região metropolitana
Municípios limítrofes Marilândia do Sul, Apucarana, Arapongas, Assaí, Cambé, Ibiporã, São Jerônimo da Serra, Sertanópolis e Tamarana
Distância até a capital 369 quilômetros
Características geográficas
População 497.833 hab. hab. est. 2007
Densidade 300,3 hab./km²
Altitude 610 metros
Clima subtropical Cfa

Brasão

 

Bandeira

Educação


Segundo o IBGE, citando como fonte INEP - Censo Educacional 2008, Londrina possui 288 pré-escolas, 211 escolas de nível fundamental e 67 escolas de nível médio. Quanto às instituições de nível superior, o IBGE cita o INEP - Censo Educacional 2007, onde informa o total de 10 unidades deste tipo no município.

Entre as universidades, existem várias de alto padrão com força para atração estudantes de todo o Brasil. Podendo citar entre as mais conhecidas:

Universidade Estadual de Londrina (UEL) - É uma instituição pública de ensino superior, famosa pela sua qualidade de ensino, trazendo estudantes de todo o Brasil.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)
Faculdade Pitágoras

Faculdade Arthur Thomas (FAAT)
Instituto de Ensino Superior de Londrina (INESUL)

Instituto de Aperfeiçoamento Profissional e Cultural de Londrina (IAPEC)

Transportes

Terminal rodoviário
O Terminal Rodoviário de Londrina José Garcia Villar teve seu partido arquitetônico elaborado arquiteto Oscar Niemeyer, sofrendo algumas modificações quando da sua construção pelo prefeito de Londrina, Wilson Moreira, em 25 de junho de 1988.

A cobertura da construção é toda feita em zinco. Seu formato é circular, com um jardim interno também circular sem cobertura. No interior da construção estão localizados guichês para a venda de passagens, lojas de souvenir, farmácias, lanchonetes, caixas eletrônicos de bancos e outras utilidades. As plataformas de embarque e desembarque ficam na parte mais externa do círculo.

Atualmente é considerada uma das rodoviárias mais funcionais e belas do Brasil, obtendo em 2003 a premiação máxima de melhor rodoviária entre seus congêneres.

Aeroporto

O Aeroporto de Londrina é um aeroporto que teve suas origens na época do pós-guerra. A base do terminal atual foi construído na década de 1950, durante o auge do café na região. Nessa época, o aeroporto chegou a ser o terceiro mais movimentado do país, contudo, hoje ele se encontra entre os 30 mais movimentados do Brasil.

Aeroporto ideal para as operações regionais, ele se encontra a menos de 5 km do centro da cidade, oferecendo uma boa infraestrutura para a operação de aeronaves de médio porte como Boeing 737 e Fokker 100s.

A Infraero administra o aeroporto desde 1980, tendo feito inúmeras melhorias no prédio, sendo a última "grande" obra o recapeamento da pista de pouso em 1995. O atual prédio possui dois pavimentos, sendo o segundo reduzido. São 6 posições de balcões de check-in, mas foram reduzidas para 5 devido às reformas atuais. O pátio contava com 4 posições para aeronaves de médio porte e, após a reorganização das posições - quando foi implantado o push-back tratorizado, ele abriga agora até 5 aeronaves de médio porte simultaneamente além de outras 2 áreas para a aviação de pequeno porte

O principais destinos diretos a partir do aeroporto de Londrina são Curitiba, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Presidente Prudente, Campinas, Ribeirão Preto, Salvador, Foz do Iguaçu, Maringá, Ponta Grossa, Campo Grande, Corumbá, Cuiabá, Sinop, Alta Floresta, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Vilhena, Ji-Paraná, Rondonópolis, Manaus, Porto Velho, Lábrea e Humaitá.

 

Museu histórico de Londrina


Trânsito

A cidade tem registrado um grande aumento no número de automóveis,segundo o Detran/PR, entre maio de 2007 e fevereiro de 2008, a frota de veículos de Londrina aumentou de 225.099 para 236.661, ou seja, 43 novos veículos emplacados por dia. Isso sem contar a intensa movimentação dos veículos dos municípios que compõem a Região Metropolitana.

O resultado é o aumento dos congestionamentos, principalmente nos horários de pico (entre as 7:00 e 8:00 horas e entre as 17:00 e 19:00 horas). Os trechos mais problemáticos são a Rua Sergipe, Avenida Higienópolis, Avenida Winston Churchill, Rua Benjamin Constant, Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, Avenida Madre Leônia Milito. Todavia, todo o quadrilátero central é uma região preocupante.

Rodovias

As principais rodovias que cortam Londrina são:

A BR-369,corta o município de leste a oeste e liga a cidade a Cambé, Ibiporã e outras cidades.
PR-445, atravessa o município de norte a sul, que liga o município de Londrina a Primeiro de Maio e a Curitiba.
Outras rodovias são:

PR-538
PR-323
PR-545
PR-218
CulturaTeatros
11 (2003). Os teatros mais importantes são:
Teatro Zaqueu de Melo;
Cine Ouro Verde;
Teatro Marista.

Cinemas

10 (2003).
Os mais importantes:

Cine Com-tur/UEL;
Multiplex Catuaí-Shopping Catuaí.
Lumière cinema - Shopping Royal Plaza
Auditórios
97 (2005).
Bibliotecas Públicas Municipais (incluindo as sucursais urbanas e rurais): 61 (2003).

Orquestra Sinfônica: 1

Esporte

Londrina dispoe de várias áreas para realização de competições desportivas entre elas, as mais importantes são:

Autódromo Internacional Ayrton Senna Idealizado, projetado e construído pelo piloto londrinense Carlos Alberto (Beto) Colli Monteiro, o Automóvel Clube do Café e uma centena de leais companheiros e pilotos da região, com recursos da Petrobras, do Município de Londrina e do Governo do Paraná, com uma História recheada de acontecimentos desde seu começo no ano de 1964, até sua inauguração em 23 de Agosto de 1992, palco inúmeras provas nacionais e internacionais: a tradicional prova 500 Milhas de Londrina, Stock Car Brasil e a Fórmula Truck;

Dois estádios de futebol, o VGD (capacidade 13.000 pessoas) e o Estádio do Café (capacidade 36.000 pessoas);

Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortês – mais conhecido como Moringão – é um ginásio poliesportivo localizado na região central da cidade(capacidade para 13 mil espectadores),O ginásio foi inaugurado em 1 de outubro de 1972 e passou por ampla reforma entre 1994 e 1995, servindo também de abrigo para apresentações de shows e formaturas.

Existem ainda vários clubes e agremiações esportivas que participam de campeonatos regionais e nacionais, podendo citar como exemplo o Londrina Esporte Clube; Londrina Basquete Clube; Associação Portuguesa Londrinense.

Templos religiosos


Catedral Metropolitana de Londrina.Em Londrina encontram-se templos de diversos credos e religiões, entre eles: Budista; Muçulmano; Católico; Evangélicos de várias orientações e Espíritas.

Os destaques arquitetônicos destas construções fica para o Templo Budista Honganji, a Mesquita Muçulmana Rei Faiçal, a Igreja Adventista Central, a Igreja Nova Aliança e a Catedral Metropolitana de Londrina.

A Catedral Metropolitana de Londrina foi inicialmente Construída em madeira, no ponto mais alto das terras destinadas a abrigar a cidade de Londrina, primeira igreja da cidade foi edificada tendo como base os desenhos do engenheiro Wilie Davids, tendo a mesma sido inaugurada em 19 de Agosto de 1934. Em 1937, foi elaborado um projeto em estilo neogótico pelo engenheiro Fristch. Em 1938 teve início a construção com o lançamento da pedra fundamental, e em 1941 terminou, Sendo que o último acréscimo foi feito em 1951 com a colocação do relógio da torre. Em 1953, devido à necessidade de ampliá-la foi encomendado um anteprojeto ao engenheiro alemão Freckmann. A nova igreja teve as obras iniciadas em 1954. Em 1962 as obras foram paralisadas por questões financeiras. Fram retomadas apenas em 1966 através de um novo projeto dos arquitetos Eduardo Rosso e Yoshimasi Kimati. Foi inaugurada em 17 de Dezembro de 1972. Em fevereiro de 1967, A Catedral de Londrina foi elevada a categoria de Diocese, tendo como seu primeiro Bispo Dom Geraldo Fernandes. Em novembro de 1970 foi elevada a arquidiocese. A fachada da Catedral ainda é marcante e muito utilizada como referência ao centro.

 

Referência:

1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. Distâncias entre a cidade de Curitiba e todas as cidades do interior paranaense. Página visitada em 7 de fevereiro de 2011.
3. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
4. a b c Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
5. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
6. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
7. Perfil de Londrina 2008. Instituto Agronômico do Paraná (Julho de 1975). Página visitada em 08 de agosto de 2011.
8. Sistema de Monitoramento Agroclimático do Paraná
9. Perfil de Londrina 2008. Prefeitura Municipal de Londrina (1º de Janeiro de 2008). Página visitada em 15 de julho de 2009.
10. http://www.catuaishopping.com.br/shopping/shopping.asp

 

 

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