Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  UTILIDADE PUBLICA DE ANTONINA  
Veja Noticias
   
 


Num lugar próximo ao Rio Paraná, região de pura mata, perobas, cipós, lagoas, rios, riachos, onças, veadoas e antas onde outrora habitaram índios, nascia o município de Altônia.

O município de Altônia foi colonizado pela companhia Byington Colonizadora ltda, com sede em São Paulo — SP. Tal empresa, por ter prestado vários serviço ao governo do Paraná, inclusive construção de alguns trechos da estrada de ferro Central do Paraná, recebeu como parte do pagamento a área de terras que hoje compreende os municípios de Altônia, Pérola e Xambrê. Isto tudo ocorreu por volta de 1952.

Aparecem os pioneiros, com muita luta, coragem e determinação, abindo as primeiras picadas. De acampamento em acampamento, vão demarcando, adentrando a mata e preparando os lugares previamente planejados para serem estradas. Estes desbravadores, vindos pelo caminho de Xambrê, passavam por Pérola, onde havia apenas três barracos para chegarem ao lugar que a companhia colonizadora Byington predeterminara a ser a cidade de Altônia. Lá estava o sonho, o ideal acalentado que o trabalho duro só fazia reforçar.

A jornada durou dois anos. Montaram seus acampamento e escreveram seus nomes na história de Altônia: primeiros moradores, pioneiros reconhecidamente bravos e valentes.

Tempo bom, de companheirismo, de união. Sr. João Macari e outros igualmente valorosos, foram suficientemente audazes para enfrentar todas dificuldades.

Com as picadas abertas, veio a derrubada das árvores. Logo mais vieram os homens interessados em adquirir terras e fixar residências

Em agosto de 1957, o engenheiro Artur Bruno Junges, o agricultor Ary Alves de Abreu e os auxiliares José Gonçalves dos Santos e Antônio Domingues, efetuaram os trabalhos de divisão da área em lotes rurais e delimitaram o perímetro urbano.

Em 1960, Valdegiza Josefa de Oliveira ( conhecida como Dona Maria), uma das primeiras proprietárias da região, acampou no lugar situado a 10 Km do local que posteriormente seria a sede do município de Altônia, hoje distrito de São João, por alguns meses, enquanto aguardava o desmatamento de seu terreno.

Naquele ano , enquanto alguns chegavam e se instalavam na área rural, apenas um barraco se constituía a sede da cidade. Lá funcionava uma casa que fornecia mantimentos, pertencente ao Sr. Angelo Romano. Hoje , neste espaço, esta instalado o mercado Bardela, na avenida 7 de Setembro, nº 37.

A denominação de Altônia teve origem em uma homenagem prestada pelo engenheiro Artur Bruno Junges ao Sr. Alberto Jackson Byington, um dos sócios da companhia colonizadora, e é derivado do endereço telegráfico da companhia Byington de Colonização Ltda, combinando as sílabas ″AL″ de Alberto, a última sílaba ″TON″ de Byington e finalizando em ″IA″ de companhia. Alberto Byington Júnior.



Formação Administrativa


Distrito criado com a denominação de Antonina, em 27-02-1761.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Antonina, em 29-08-1797, desmembrada da antiga vila de Paranaguá. Sede na antiga povoação de Pilar. Instalada em 06-11-1797.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Antonina, pela provincial nº 14, de 21-01-1857. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Antonina e Cacatu.

Assim pertencendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 4983, de 11-12-1964, é criado o distrito de Cachoeira de Cima e anexado ao município de Antonina.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Antonina , Cacatu e Cachoeira de Cima.

Assim pertencendo em divisão territorial datada de 2007.

Referencias

IBGE

Ache Tudo e Região




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel