Pesquisar

Animais e Meio Ambiente

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco
 
 

Orégano

 
Voltar

 

   

 

Medicinal Orégano
Estimulante das funções gástricas e biliares, funciona como sedativo, diurético e expectorante. Folhas frescas amassadas podem ser usadas em compressas para aliviar inflamações. Também é carminativo, emenagogo e diaforético.Bom para dores reumáticas, parasiticida, tem ação estimulante sobre o sistema nervoso. Chá morno pode ser usado em bochechos para aliviar dor de dente, inflamação de gengivas e mucosas. Infusão é recomendada para as dores de cabeça nervosas e a irritabilidade.

Orégano

Para asma: decocção 30 gs de sumidades floridas em 1 l de h20 por 10 minutos. Amornar e adoçar com mel.
Má digestão: infusão 1/2 l de água fervente e 10 gs de sumidades floridas.
Cosmética
Bom tônico capilar; bom para eliminar caspa e males do couro cabeludo.
Loção para caspa: Ferva 30 gs de orégano em 1 litro de água por 10 minutos. Coe e enxague os cabelos limpos.
Uso caseiro: Bom para estimular o apetite. Macerado para o apetite: 50 gs de prégano em 1 litro de vinho branco seco. Macere por 08 dias. Coe e tome dois cálices por dia.



Uso culinário: Molhos de tomate, pizza, saladas de tomate, para aromatizar churrascos, jogar caules de orégano na brasa. Esfregar nas carnes para assar. Patê com ricota: Picar finamente um punhado de folhas de orégano previamente lavadas, misturar com ricota, azeite, sal e pimenta do reino à gosto.
Aromaterapia: Poderoso anti-oxidante,o óleo essencial misturado à água do banho, é extremamente relaxante.


Nome Científico
Origanum vulgare / Família das Labiadas
Origem
Os gregos deram o nome desta erva, oros ganos, alegria das montanhas, pois os oréganos cobriam suas colinas e perfumavam o verão.A medicina grega usava o orégano como chá para convulsões e antídoto para venenos narcotizantes.
Considerado pelos antigos romanos como símbolo da paz e da felicidade, é originário do Mediterrâneo Oriental e Ásia, em colinas com boa insolação.
Muito confundida com a manjerona, possui cheiro e sabor característico mais acentuado.
Partes usadas
Folhas e sumidades floridas.

Características e Cultivo
Arbusto perene, com altura de 15 a 60 cms, folha ovada de verde à verde escura, um pouco maior que a da manjerona, com as pontas levemente mais pontiagudas. Cultino em sol pleno, solo leve e rico em matéria orgânica, proteger em locais de clima frio. Flores brancas ou cor de rosa, em fascículos.
 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 05 dezembro, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768