Pesquisar

Animais e Meio Ambiente

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco
 
 

Cereja

 
Voltar

 

   

Anunciar no Ache Tudo e Região é certo que será visto.

 

Não só as crianças e os pássaros consomem gostosamente as cerejas, mas também os adultos, por causa da sua polpa refrescante
Propriedades:

Examinemos as cerejas, quanto às suas propriedades que contêm e suas possibilidades de aproveitamento. Atuam ,como a maior parte das rosáceas, nas vias gastrintestinais e nos órgãos anexos, a glândula hepática e o pâncreas. Como os morangos, também as cerejas são ricas em glicose(12%) o que lhes dá um bom índice de saciedade.
Mas além disso, também tem ácido orgânico(0,9%) que lhe condicionam o sabor. Estes ácidos vegetais atuam como depuradores no metabolismo e como elementos antibacterianos, desinfetantes e fomentadores das secreções e da digestão.


O conteúdo elevado de minerais(0,7%)converte a cereja num meio dietético de primeira ordem. Tem se a sensação de haver comido abundantemente e contudo consegue-se uma notável redução de peso, já que faltam os autênticos portadores de energia, as gorduras e as proteínas, assim como o sal.

Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-género Cerasus incluido no género Prunus (Rosaceae). Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis. A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo que é uma planta originária da Ásia.

As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.

O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com invernos e chuvas.

Entre as espécies deste gênero estão:

Prunus apetala
Prunus avium - cereja-doce
Prunus campanulata
Prunus canescens
Prunus cerasus - cereja-ácida
Prunus concinna
Prunus conradinae
Prunus dielsiana
Prunus emarginata
Prunus fruticosa
Prunus incisa
Prunus litigiosa
Prunus mahaleb
Prunus maximowiczii
Prunus nipponica
Prunus pensylvanica
Prunus pilosiuscula
Prunus rufa
Prunus sargentii
Prunus serrula
Prunus serrulata - (cerejeira-do-Japão)
Prunus speciosa
Prunus subhirtella
Prunus tomentosa

Outras cerejeiras
A amburana é uma árvore brasileira da família Fabaceae, produtora de madeira nobre.

A cereja-do-rio-grande é uma árvore frutífera brasileira, da família Myrtaceae.

O pêssego-do-mato é outra árvore frutífera brasileira da família Myrtaceae.


Flores de cerejeira
Simbologia
Originária da Ásia, na cultura japonesa (chamada de Sakura) a cerejeira era associada ao samurai cuja vida era tão efémera quanto a da flor da cerejeira que se desprendia da árvore.

 

Classificação científica
Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida
 
Ordem: Rosales

Família: Rosaceae

Subfamília: Prunoideae

Género: Prunus

Subgénero: Cerasus

 

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768