Pesquisar

Animais e Meio Ambiente

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco
 
 

Artemísia

 
Voltar

 

   

 

ARTEMÍSIA

(Chrysanthemum parthenium Bern.)
Indicações: antileucorréico, emenagogo, antiespasmódico, febrífugo, para dores de cabeça, enxaquecas, artrites, diarréia, pertubações gástricas e insônia.
Parte usada: folhas e flores.
Preparo e dosagem
Infusão - 2 a 3 folhas e 3 a 4 flores em 1 xíc. de chá com água, tomar 1 xíc. por dia.

Outros usos: planta ornamental, repelente de insetos.
Toxicologia: não deve ser utilizado durante a gravidez, pois exerce forte ação sobre o útero, podendo causar aborto.
Contribuição: Sérgio Antonio Barraca. Relatório do Estágio Supervisionado em Produção Vegetal II. "Manejo e produção de plantas medicinais e aromáticas". ESALQ/USP. Piracicaba, 1999.



Medicinal
Alivia anemias, cólicas abdominais, debilidades estomacais, diarréia, inflamação dos intestinos, nevralgia, icterícia, verminose. Possui propriedades diuréticas, sedativas, atiinflamatórias, antiespasmódicas e vermífugas(lombrigas e oxiúros). Chá é excelente antiepilético.
Infuso : Infuso : 2 col de sopa da erva para 1 litro de água. Tomar no máximo três xícaras por dia.
Fricções do suco das folhas pode ajudar nas artralgias e dores reumáticas.

Artemisia é um gênero botânico pertencente à família Asteraceae. O grupo inclui 200 a 400 espécies de plantas herbáceas e arbustivas, ricas em óleos voláteis. O absinto é um exemplo de espécie de Artemisia.

A artemisia é muito utilizada como moxa na terapia chamada moxabustão, difundida através da medicina tradicional chinesa e japonesa. A moxa, ou mogussá, é um extrato envelhecido, batido e seco das folhas dessa erva. Depois é utilizado tanto diretamente quanto indiretamente na pele em regiões com dores ou pontos de acupuntura. O princípio do tratamento é através do calor, mas ainda não sao descartadas as propriedades curativas já conhecidas da planta.

Cosmética
Utilização
Uso caseiro:
Uso culinário:
Uso mágico:
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Para lactantes não é recomendado seu uso, pois suprime a lactação. Não é indicado também para mulheres grávidas e menstruadas.
Nomes Populares
Artemísia, erva de são João
Nome Científico
Família das Compostas
Planeta
Planeta regente é o SOL
Características
e Cultivo
Planta vivaz, de até 1 metro de altura, talos eretos, ramificados, violáceos. Folhas polimorfas, verde escura na parte superior e esbranquiçadas na inferior, pubescentes. Flores amarelentas, formando racimo piramadal, com folhas entresmescladas. Floresce no verão.

 

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 21 novembro, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768