Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  ANETO  
NOTICIAS
   
 


Aneto Medicinal

Usado em dietas sem sal pois é rico em sais minerais; combate flatulências, aumenta leite das mães, é um sonífero natural. aplicado em compressas alivia inflamações oculares. Fervido em azeite e colocado sobre furúnculos quente, alivia a dor amadurecendo-os. Bom para a digestão e para o fígado. Combate cólicas intestinais.

Infuso- 2 gs de sementes em 100 ml de água por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia depois das refeições.
Macerado- 4 gs em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Filtrar e tomar como infuso. Para cólicas de nenês - chá com 2 col de chá de sementes em infusão de 200 ml de água por 15 minutos. Adoce com mel.

Cosmética

Clareia a pele, endurece as unhas e perfuma o hálito.

Utilização
Uso caseiro: Fazer com a flor saquinhos para gavetas(espanta traças), almofadas e poutporris. O infuso das flores esfregado no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do seu cheiro, poutpourris com lavanda afastam os insetos.

Uso culinário:sopas, peixes, conservas, legumes, tortas de maçã, pastéis e frangos, manteiga, saladas de batata, queijo-creme, ovos, salmão, carne grelhada, maionese, legumes suaves, molhos para peixes, picles,bolos e pães(semenstes); usar as flores para pôr em conservas de pepino e couve flor.Molho de iogurte para temperar salada de pepino fica excelente com aneto.



Nomes Populares

Aneto, endro ,dill - a erva calmante, funcho bastardo, anega.
Nome Científico
Anethum graveolens / família umbelíferas
Planeta
Mercúrio
Origem
A origem do nome Dill provém de antiga palavra nórdica que significa "dormir"; vem do mediterrâneo e sul da URSS, África e Ásia.Egípcios descreveram como calmante, na Idade Média era preferido na proteção contra a bruxaria; conhecida na Nova Inglaterra como meeting seeds, semente das assembléias, pois durante os longos sermões as mães davam às crianças.Na Grécia faziam coroas para os heróis.Nos tempos bíblicos era usada no pagamento de taxas com o hortelã e o cominho. No séc XIII serviam após comidas pesadas para assentar.
Partes usadas
Folhas e flores

Lendas e Mitos

Saquinho perto do coração com as sementes afasta o olho gordo e atrai bons fluidos. Símbolo do amor eterno e verdadeiro.


Características e Cultivo

Planta anual e rústica, com 20 a 60 cm de altura. Folha aromática, plumosa, com segmentos filiformes e azul esverdeados. O aule é oco, estriado, ramificado e azul-esverdeado. As flores são muito pequenas, fortemente aromáticas e amarelas, dispostas em umbelas, desabrochando em meados do verão. Clima temperado até 600 metros de altitude. Proteger dos ventos. Climas frios vai se colocado com orientação para aquecimento, em local arejado e ensolarado.

Solo bem drenado, argilo-arenosos, levemente ácidos;pulgões costumam atacar; companheiro do repolho e alface, mas não aceita cenouras por perto;espaçamento de 15 a 40 cm entre plantas e 30 a 90 cm entre fileiras. Semeadura vai de agosto a novembro. Folhas estão boas para corte de 4 a 6 semanas após a semeadura, com as plantas entre 20 e 30 cm de altura. As flores para se obter as sementes devem ser colhidas quando os frutos se apresentarem castanhos. Não deve ser plantado perto do funcho, pois se hibridam com facilidade.



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 04 outubro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel