Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  ALHO PORRÓ  
Veja Noticias
   
 


Medicinal

Reduz pressão alta e previne arteriosclerose. Auxilia a dissolução de cálculos renais. Tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas. Previne gripes e resfriados, poderoso desinfetante, ajuda na expulsão dos vermes.

Infuso: 5 gramas em 1 copo de água fervente por 5 minutos.

Alho Porró é uma hortaliça aromática, originária da Europa e cultivada em praticamente todo o mundo. No Brasil, sua produção está concentrada nos estados do Sul e Sudeste. Como não tem cheiro forte, nem gosto muito acentuado, o alho porró é mais utilizado como guarnição de outros pratos do que como condimento.

É um legume ótimo para fazer sopas, tortas, saladas e fica delicioso quando gratinado. Não é rico em nutrientes. contém vitamina C, mas esta se perde com muita facilidade durante o cozimento. como alimento, tem a vantagem de ter bastante celulose, importante para o bom funcionamento dos intestinos.


CUIDADOS NA COMPRA: dar preferência aos que estão com folhas bem verdes e firmes, com a parte branca recoberta por uma película brilhante, lisa e sem machucados.
Sopa de Alho Porro com Chouriço
Colaboração de Ana Marques

IMPORTANTE: QUEM POSSUI PRESSÃO ALTA, SEMPRE É BOM CONSULTAR SEU MÉDICO ANTES DE COMEÇAR A USA-LO.


Confecção:


Numa panela, ponha 3 batatas grandes cortadas aos pedaços,8 cenouras tb. cortadas, 11/2 cebola grande, e 1 troço generoso de chouriço. 


Leve ao lume até estar cozido. 


Entretanto lave e corte em rodinhas, 2 alhos franceses, não só a parte branca mas tb. a verde. 


Triture os legumes que já devem estar cozidos juntamente com o chouriço . 


Tempere com uma dose suficiente de azeite , deixe ferver e junte o alho porro, que deve cozer de modo a que fique "al dente". 


Sirva com cubinhos de pão frito em cada prato , 1 colher de sobremesa de natas levemente batidas e 1 roda de chouriço frito cortada em viés.

Cosmética


Utilização
Uso caseiro:
Uso culinário: Pode substituir o alho em qualquer receita; dá excelente caldo para sopa, e tempera massas de pães mais suavemente que o alho.
Uso mágico: os romanos o utilizavam como afrodisíaco.
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Contra indicado a quem padece de úlceras gastroduodenais, gastrite e fraqueza estomacal; é incoveniente às nutrizes pois impregna o leite e pode causar cólicas nos bebês.
 

Nomes Populares
Porró, alho francês
Nome Científico
Allium porrum / Família Aliáceas.
Origem
Na Bíblia já era mencionado. Originário da Europa, é cultivado em todo mundo
Pertes usadas
Folhas tenras e parte bulbosa branca.
Características
e Cultivo
Planta anual, cresce de 40 a 60 cm, com diâmetro de 3 a 6 cms. Folhas largas que se sobrepõem até formar um talo redondo, que no contato com a terra torna-se bojudo.É cultivado em áreas temperadas para frias, em solo de baixa acidez, areno-argiloso, fofo e fértil.




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 15 outubro, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel