Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
Vídeos de animais
   
 


Abelhas entram na lista de espécies em risco de extinção pela primeira vez

As abelhas estão morrendo aos montes e muito rápido. O que tem deixado muita gente preocupada, já que elas são peças chave do nosso ecossistema. Na sexta-feira (30) o U.S. Fish and Wildlife Service (órgão semelhante ao Ibama) determinou que 7 espécies de abelhas da família Hylaeus precisam de proteção federal.



As abelhas são do Havaí e no começo do século 20 eram os insetos mais abundantes da região. Devido a perda de habitat, espécies invasivas e da mudança climática, elas já não são vistas com tanta frequência. Os humanos, inclusive, são um dos grandes responsáveis pela destruição do habitat das abelhas.

A família Hylaeus está sendo prejudicada por sua própria espécie também. Uma abelha da Índia do mesmo gênero tem tomado conta do território – nidificando nos mesmos locais e competindo pelas mesmas flores.

Elas também enfrentam forte concorrência de "formigas aliens", que são designadas dessa forma porque o Havaí não tem formigas nativas. Essas formigas comem as larvas das abelhas.

Jason Graham, entomologista da Universidade do Havaí, se tornou um dos principais especialistas de abelhas da região e desenvolveu uma colmeia artificial para ajudá-las com o problema das formigas. De acordo com a National Geographic:

"Estas colmeias artificiais são blocos de madeira pré-perfurados com furos do tamanho que as abelhas procuram para colocar os ovos" disse ele. O fio que junta os blocos de madeira com os galhos das árvores são cobertos com uma substância pegajosa que evita que predadores, como as formigas, entrem.

Os predadores naturais não causa baixa o suficiente a natureza, o que dizima as abelhas e insetos aos bilhões, são agrotóxicos usados em larga escala em todo o planeta, sem que governos se preocupem com o envenenamento de humanos e animais diariamente.

As abelhas ainda precisam enfrentar o desmatamento onde usa toda sua energia para procurar néctar nas flores a cada dia mais escassas, a maioria se perde devido ser forçadas a voar enormes distancias, a maioria morre por exaustão ou são envenenadas, afirma ambientalista.


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel