Retorno

Moedas do Mundo - Indicadores

 
Brasil � um dos piores pa�ses para empreender no mundo

Segundo o ranking Doing Business do Banco Mundial, que analisa o ambiente de neg�cios em 185 economias, Brasil perdeu dez posi��es em apenas tr�s anos.

Poucos pa�ses t�m um ambiente institucional t�o pouco amig�vel a quem quer empreender como o Brasil. E a triste not�cia � que o cen�rio n�o muda, mesmo com os avan�os econ�micos das �ltimas d�cadas. O mais recente levantamento sobre o tema, o "Doing Business 2013: Regulamentos Mais Inteligentes para Pequenas e M�dias Empresas", foi divulgado pelo Banco Mundial neste m�s e coloca o Brasil na 130� posi��o entre 185 economias (confira a infografia 'Onde o Brasil est� pior).

Elaborado anualmente pelo Banco Mundial desde 2003, o relat�rio avalia a facilidade de uma empresa funcionar, considerando apenas quest�es tribut�rias e regulat�rias � como processos necess�rios para abertura, instala��o e opera��o de um neg�cio. �Nosso objetivo � identificar as oportunidades de reformas internas para cria��o de um ambiente mais competitivo�, diz a economista Rita Ramalho, uma das coordenadoras do trabalho. �Parece uma pena que um pa�s como o Brasil, que vive um momento t�o oportuno, com um mercado consumidor crescente, n�o tenha evolu�do no ritmo necess�rio do ponto de vista legal.�

 


Competitividade � Em apenas tr�s anos, o Brasil caiu dez posi��es no ranking � era o 120� colocado no relat�rio divulgado em 2010 e passou a 126� posi��o no do ano passado. Esse resultado n�o necessariamente significa que empreender est� mais dif�cil, mas que as mudan�as feitas aqui ficaram muito aqu�m daquelas realizadas em outras economias. A Costa Rica, por exemplo, pulou da 122� posi��o para a 110� em apenas um ano, gra�as, sobretudo, �s reformas realizadas para obten��o de alvar�s e licenciamento, bem como para arrecada��o de impostos. Em outras palavras, o Brasil tem perdido competitividade ante seus pares internacionais.

Segundo o relat�rio, desde 2005, o pa�s implementou apenas doze reformas institucionais ou regulat�rias para facilitar os neg�cios em seis �reas das dez avaliadas. No per�odo de an�lise para o �ltimo estudo, entre junho de 2011 e maio de 2012, houve apenas uma mudan�a: a implanta��o de um sistema eletr�nico para o registro de queixas e outros documentos jur�dicos no Tribunal Regional Civil de S�o Paulo. "A burocracia excessiva e a complexidade do sistema tribut�rio ainda s�o os fatores que mais pesam para o Brasil dar os piores resultados�, afirma Rita.

Vexame tribut�rio � O pa�s � simplesmente o �ltimo colocado, por exemplo, entre os locais que mais demandam tempo do empreendedor para organizar o pagamento de impostos: 2 600 horas ao ano. A m�dia global, considerando os 185 pa�ses avaliados, � de 54 horas. O processo para abrir uma empresa por aqui tamb�m � moroso. S�o necess�rios 119 dias, contra os 30 dias, em m�dida, das demais economias do ranking.(veja quadro comparativo)

O que melhorou � Quando considerados os dados hist�ricos, entre os pontos positivos do Brasil, destacam-se a melhoria para a obten��o de cr�dito e os mecanismos criados para prote��o dos investidores. Ainda assim, nos dois itens houve queda na posi��o em rela��o ao �ltimo relat�rio.

Embora n�o considere a capacidade de um pa�s de atrair investimentos estrangeiros para avalia��o final, o Doing Business ressalta o avan�o brasileiro nesse campo. �Hoje, o Brasil � um destino atraente aos investidores�, diz o estudo. Em dez anos, o pa�s quase duplicou sua participa��o nos fluxos de Investimento Estrangeiro Direto (IED). Em 2011, foi o segundo pa�s que mais recebeu recursos entre os emergentes, ficando atr�s apenas da China. O aumento do consumo interno, a descoberta de novas reservas de petr�leo e as perspectivas de neg�cios em fun��o da Copa do Mundo de 2014 e das Ol�mpiadas de 2016 est�o entre os principais fatores para o aumento dos recursos no pa�s.

Onde o Brasil est� pior

O relat�rio Doing Business, do Banco Mundial, mostra que o pa�s d� um verdadeiro vexame quando os assuntos s�o impostos e burocracia.

 
Os mais �geis
Emirados �rabes12
Barein36
Catar48
Bahamas58
Luxemburgo59
Om�62
Su��a63
Ar�bia Saudita72
Seicheles76
Hong Kong (China)78
Os mais morosos
Camar�es654
Equador654
Senegal666
Maurit�nia696
Chade732
Venezuela792
Vietn�872
Nig�ria1.025
Bol�via1.025
Brasil2.600
 

Desperd�cio � �� sempre dif�cil dizer o que aconteceria no Brasil se as regras fossem mais avan�adas para quem quer empreender�, diz Rita. �Mas quanto maiores as amarras de um pa�s, maiores as chances de ele desperdi�ar oportunidades.� Segundo a economista, n�o h� entre os estudos realizados pelo Banco Mundial algum que estabele�a com propriedade a rela��o entre facilidade de empreender e taxas de desenvolvimento. No entanto, em todos os pa�ses com altas taxas de desenvolvimento, o ambiente � sempre amig�vel �s empresas, com destaque para as pequenas e m�dias.

Historicamente, ocupam posi��es entre os 15 primeiros colocados no ranking a Nova Zel�ndia, os Estados Unidos, Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Finl�ndia, Austr�lia e Su�cia. Cingapura aparece em primeiro lugar pelo s�timo ano consecutivo.

Am�rica Latina � Entre os pa�ses da Am�rica Latina, o mais bem avaliado no relat�rio de 2013 foi o Chile, com a 37� posi��o. Mas Col�mbia, Guatemala, Peru e M�xico destacam-se por estarem entre as 40 economias que mais realizaram mudan�as regulat�rias desde 2005 para beneficiar as empresas locais.

�S� com uma grande vontade pol�tica de coordenar as diferentes inst�ncias do governo � federal, estadual e municipal � ser� poss�vel fazer as transforma��es necess�rias para que o Brasil deixe de apresentar um ambiente t�o hostil a quem quer fazer neg�cios�, conclui Rita. Com informa��es da Veja.Brasil



Pedimos sua aten��o:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil � (Apol�tico), ou seja, sem pol�ticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

Conhe�a o Ache Tudo e Regi�o  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o h�bito de ler, temos diversidade de informa��es �teis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas cr�ticas e sugest�es, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Fa�a parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Regi�o
 
 

Copyright � 1999 [Ache Tudo e Regi�o]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 24 junho, 2018. Melhor visualizado em 1280x800 pixel