Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 
   
Veja Dinossauros
   




Ancestral do porquinho-da-índia mordia com a força de um tigre

O 'Josephoartigasia monesi', o maior roedor conhecido, pesava cerca de 1 tonelada, tinha o tamanho de um búfalo e morava nos prados do Uruguai.


O maior roedor conhecido viveu há 3 milhões de anos, exibia dentes de até 30 centímetros e era capaz de morder com a força de um tigre. O Josephoartigasia monesi, ancestral do porquinho-da-índia, pesava cerca de 1 tonelada e tinha o tamanho de um búfalo.

Sua descrição, publicada nesta quarta-feira no Journal of Anatomy, é o resultado da análise de um crânio encontrado no Uruguai em 2007, feita por pesquisadores britânicos e uruguaios. Mediante o estudo de suas características e análises de computador, os cientistas conseguiram descobrir detalhes sobre o animal que viveu no Plioceno (entre 2 milhões e 4 milhões de anos), como outros mamíferos de grande porte, entre eles os primeiros mamutes.

Comparação da silhueta do 'Josephoartigasia monesi' com uma pessoa e uma pacarana, seu parente vivo mais próximo

Longas presas — Por meio de um scanner do crânio e sua reconstrução em computador, os pesquisadores descobriram que o antigo roedor mordia com a força de 1.400 Newton, como um tigre atual, e usava seus longos dentes da mesma forma que um elefante usa suas presas."O Josephoartigasia monesi utilizava seus incisivos para outras atividades além de morder e comer, como escavar para buscar alimentos e se defender dos predadores", declarou o diretor do estudo, Philip Cox, anatomista na Universidade de York, na Inglaterra.

(Com Agência EFE)

  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 13 julho, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel