Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Noticias Home

  

Desaparecidos

Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

Meio Ambiente de Jaciara MT

 

 

Cachoeiras
Ao longo do Rio Tenente Amaral e córrego do Engano forma-se um dos mais belos conjuntos de cachoeiras do Estado de Mato Grosso, resultando num verdadeiro paraíso ecológico.
Entre elas destacam-se a Cachoeira dos Bambus e a Cachoeira dos Hoppies.

Cachoeira da Fumaça
Queda d’água de aproximadamente 30 metros, formando piscinas naturais e ótima corredeira para prática de esportes nauticos.

Rios
Foto: Prefeitura Municipal
São ao longo dos Rios Tenente Amaral e Córrego do Engano, onde se encontram as mais belas paisagens e complexos de cachoeiras de Jaciara.
Nestes mesmos Rios são praticados alguns dos esportes radicais como o rafting (decida do rio com bote inflável), canoagem de decida, entre outros.








A Caverna que Chora
Foto: Prefeitura Municipal
Está localizada a aproximadamente 26 quilômetros de Jaciara, no sentido à Cuiabá. Além do trajeto de carro, os aventureiros tem que encarrar uma caminhada de 13 quilômetros de estrada de chão e também 400 metros de trilhas no cerrado.
A caverna mede aproximadamente 700 metros de comprimento, dividindo-se em várias galerias, tendo diversos formatos, oriundos dos pingos d'água que se juntaram as paredes arenosas para ser construído este santuário feito pela natureza.
O local consegue transmitir, simultaneamente, uma grande tranquilidade e paz, onde só quem visitar o local poderá saber o prazer que é visitá-la.

Arqueologia
Foto: Prefeitura Municipal
Inscrições ruprestes encontradas na Gruta das Perdidas, no Vale das Perdidas, falam da cultura de uma civilização já extinta. Essas inscrições, segundo estudiosos, datam de mais de cinco mil anos.
Uma parte de nossa história que deverá ser preservada para sempre. Para isso, o apoio e consciência de quem as visitam e das autoridades competentes se faz muito importante para sua continuidade.
Os arqueólogos franceses Denis Vialou e Agueda Vilhena Vialou,em 1984, localizaram os Sítios Arqueológicos em abrigos sobre rochas, que foi denominado Gruta das Perdidas, onde paredões exibem pinturas rupestres datada pelo carbono 14 entre 3.630 e 4.610 anos, caracterizando como Zona Pré-Histórica.