Geografia de São Gabriel do Oeste  
Retorno  
   

 

 

São Gabriel do Oeste é um município brasileiro situado no interior do estado de Mato Grosso do Sul na região Centro-Oeste.O município possui o terceiro melhor IDH do estado de Mato Grosso do Sul, com 0.808. Está atrás apenas de Chapadão do Sul (0.826) e Campo Grande (0.814).São Gabriel do Oeste é Pertencente à Mesorregião do Centro-Norte de Mato Grosso do Sul e a Microrregião do Alto Taquari, localiza-se a norte da capital do estado, distando desta cerca de 137 km. Ocupa uma área de 3 864,859 km².

 
Aniversário 12 de maio
Fundação 12 de maio de 1980 (31 anos)
Emancipação 17 de junho de 1981 (30 anos)
Gentílico são-gabrielense
Unidade federativa Mato Grosso do Sul
Mesorregião Centro Norte de Mato Grosso do Sul
Microrregião Alto Taquari
Municípios limítrofes Rio Verde do Mato Grosso, Camapuã, Bandeirantes, Rio Negro
Distância até a capital federal: 997 km
estadual: 137 km
Características geográficas
Área 3 864,859 km² (MS: 31º)
Área urbana 5,04 km² (MS: 16º)
Distritos São Gabriel do Oeste (sede), Areado, Ponte Vermelha, Santa Cecília
Densidade 5,851 hab/km²
Altitude 658 m
Clima tropical de altitude Cwa
Fuso horário UTC−4
Indicadores
IDH 0,808 (MS: 3º) – elevado PNUD/2000
Gini 0,440 (MS: 43º) – est. IBGE 2003
PIB R$ 498 162,167 mil (MS: 12º) – IBGE/2008
PIB per capita R$ 23 479,39 IBGE/2008
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido

Localização

 

O município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Centro Norte de Mato Grosso do Sul (Microrregião do Alto Taquari). Localiza-se a uma latitude 19º23'43" sul e a uma longitude 54º33'59" oeste. Distâncias:

137 km da capital estadual (Campo Grande)
997 km da capital federal (Brasília).

Geografia física

Solo
Predomina o Latossolo Vermelho-Escuro de textura argilosa e caráter álico, ou seja, com elevada acidez e, na porção Leste do município, há ocorrência significativa de Neossolos, ambos com baixa fertilidade natural.

Relevo e altitude

Está a uma altitude de 658 m. Imensa área plana caracteriza a parte central do município, conhecida por chapadão. Possuem em suas bordas, patamares estruturais ao sul, escarpas e ressaltos gráficos a leste. A Geomorfologia do município de São Gabriel do Oeste divide-se em três Regiões:

Região dos Chapadões Residuais da Bacia do Paraná, com a Unidade Geoambiental Chapadão de São Gabriel.
Região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná, com a Unidade Segundo Patamar da Borda Ocidental.
Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores. Com as unidades: Patamares do TaquariItiquira, Depressões Interiores e Divisores Tabulares dos Rios Verde e Pardo.

Uma grande característica local é a variação do solo, já que parte do município é formada é região de planalto, com um grande plano onde a agricultura predomina e as regiões circundantes são de arenito, com grande formação de erosão e assoreamento. Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, além de relevos elaborados pela ação fluvial.


Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. Rios do município:

Rio Aquidauana: afluente pela margem direita do rio Miranda, com 620 km de extensão. Navegável da foz até a cidade de Aquidauana. Nasce na serra de Maracaju, Divisa dos municípios de São Gabriel do Oeste e Corguinho. Parte significativa do rio encontra-se no Pantanal.

Rio Coxim: afluente pela margem esquerda do rio Taquari. Com 280 km de extensão, nasce pouco acima de São Gabriel do Oeste, corre para o sul, deriva para leste e para o norte (um pouco à esquerda), até encontrar o Taquari, na cidade de Coxim. Faz divisa entre o município de São Gabriel do Oeste e Camapuã e São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso.

Rio Jauru: afluente pela margem direita do rio Coxim. Nasce na serra do Taquari, fazendo divisa entre o município de Coxim e São Gabriel do Oeste.

Rio Novo: afluente pela margem esquerda do rio Coxim, limite entre os municípios de Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste. Suas nascentes se localizam na serra de Maracaju, em torno de 33 km ao noroeste da cidade de São Gabriel do Oeste.
Vegetação
A lavoura e o Cerrado em proporções equitativas predominam no município. A pastagem plantada é representativa na constituição da cobertura vegetal.

Fuso horário
Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação ao Meridiano de Greenwich (Tempo Universal Coordenado)

Área
Ocupa uma superfície de de 3 864,859 km².

Subdivisões
São Gabriel do Oeste (sede), Areado, Ponte Vermelha e Santa Cecília.

Arredores
Rio Verde do Mato Grosso, Camapuã, Bandeirantes e Rio Negro.

Demografia e culturaDe acordo com a pesquisa promovida pelo IBGE em 2011, a população do município atigiu 22.616 habitantes.

Fundada por gaúchos e sul-mato-grossenses, tem como tradição os costumes gaúchos, desde o churrasco ao chimarrão. Também recebeu influência dos primeiros colonizadores da região, vindos de Minas Gerais no final do século XIX.

Economia

São Gabriel do Oeste é o maior produtor de suínos e avestruzes do Estado de Mato Grosso do Sul. São mais de 105 mil leitões e 5 mil cabeças de avestruz. Também maior produtor de soja do estado.

Indústrias

Tendo como atividade base a produção do leite longa vida São Gabriel. Contando com incentivos municipais e estaduais, a SAGA Agroindustrial é a primeira indústria deste ramo no estado de Mato Grosso do Sul. Fundada em setembro de 2002, a produção teve início em Julho de 2003, trazendo como conseqüências inúmeros benefícios para o setor leiteiro, como melhores preços pago aos produtores, geração de empregos diretos e indiretos, maiores investimentos, aumento do rebanho e, conseqüentemente, reflexo no comércio local e maiores recursos para o município.

Referências:

 

1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. Mapas e rotas. Guia 4 Rodas. Página visitada em 3 de novembro de 2011.
3. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
4. Urbanização das cidades brasileiras. Embrapa Monitoramento por Satélite. Página visitada em 30 de Julho de 2008.
5. Estimativa Populacional 2011. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2011). Página visitada em 13 de setembro de 2011.
6. Mato Grosso do Sul. Embrapa. Página visitada em 19 de julho de 2011.
7. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
8. Indice GINI. Cidade Sat. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2000). Página visitada em 06 de agosto de 2011.
9. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
 

 

 

Pedimos sua atenção por favor abaixo:


 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel