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HISTÓRIA DE VÁRZEA DA PALMA MG

 

No ermo do Guaicuí/ com duras pedrasl sobre pedras/ perdura a igreja com suas perdas/ de ladainha inacabada. Esses são versos de poema de Libério, Neves sobre um dos pontos de atração turística do lugar, como as históricas ruínas de igrejas construídas por jesuítas, e a Praia da Maravilha A cidade oferece cinco hotéis. Está no Alto São Francisco, com a sede a 515 metros de altitude.

O antigo povoado de Palma Velha era um amontoado de ranchos que serviam de acampamento para tropeiros vindos de diversas regiões, rumo a Curvelo. Com a construção da estrada de ferro Central do Brasil, em 1910, o povoado passa a se chamar Várzea da Palma. Ao redor da estação Central, moradores das cidades vizinhas foram se aglomerando, atraídos pelo comércio e movimentação da nova ferrovia. Custódio Fernandes Sampaio, considerado o fundador da cidade, foi quem doou parte de suas terras para a construção da igreja matriz e, em sua fazenda, formou-se o povoado. 

Em 1948, Várzea da Palma é elevado a distrito e torna-se município em 1953. A cidade tem como atrativo turístico a Igreja de Pedra da Barra do Guaicuí, monumento histórico em ruínas do séc. XVIII, à margem do rio das Velhas. Com uma imponente árvore subindo por suas paredes, a igreja ficou com sua construção incompleta por razões desconhecidas. Segundo a lenda, o corpo do bandeirante Fernão Dias Paes encontra-se enterrado ao lado dessa igreja.

 

Mais história do Município

Em meados do século XIX surgiu às margens do Rio das Velhas o lugarejo de Porto da Palma, local onde havia uma balsa que fazia a travessia dos tropeiros que vinham de Curvelo (MG) rumo a Montes Claros(MG). O nome Porto da Palma foi dado devido ao local ser muito plano e cheio de palmeiras, além de possuir várias espécies de pinhas e samambaias que davam uma beleza natural ao lugar.

Com a vinda da Estrada de Ferro rumo a Pirapora, no início do século XX, houve um problema com a construção da estação em Porto da Palma, e em decorrência desse empecilho resolveram mudar o local da estação para uma planície ao lado da estrada dos tropeiros que seguiam à Goiás, onde hoje ainda existe o prédio da Estação.

A inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil aconteceu no dia 1º de fevereiro de 1910. Tal ato impulsionou a migração dos moradores de Porto da Palma para o local e assim formou-se a Vila que atendeu durante 2 anos pelo nome de Vargem das Palmas.

Em 1928 já com o surgimento dos primeiros veículos, foi necessário a construção da ponte sobre o Rio das Velhas. Ela foi edificada com cimento da Inglaterra, que veio em barricas de madeira. Com a construção da ponte foi desativada a Balsa de Porto da Palma e o lugar passou a ser chamado de Palma Velha.


Gentílico: varzeapalmense


Formação Administrativa


Em 27 de dezembro de 1948, o lugarejo foi elevado à condição de Distrito de Pirapora pela Lei nº 336.

Pelo Decreto-lei nº 1.039, Várzea da Palma foi elevada à condição de cidade. O ato foi decretado pelo Governador do Estado de Minas Gerais, em 12 de dezembro de 1953.

O nome de Várzea da Palma foi dado devido às planícies, às vargens e palmeiras nativas que haviam no local.

O município possui um distrito chamado Barra do Guaicuí.

Fonte: Vieira Neto, Moisés. Monografia de Várzea da Palma. 2.ed.

Autor do Histórico: ADÍLIO ALVES LEAL