MEIO AMBIENTE DE MONTES CLAROS  
 
   

 

 

As informações abaixo podem estar desatualizadas, se a sua cidade melhorou na questão ambiental, envie informações seguras, obrigado por participar para um mundo sem poluição.

Clima: Tropical

Temperatura:
Solo: arenoso

Bioma: Mata Atlântica
Vegetação: muito abaixo da recomendada (OMS)
Tratamento de esgoto: não possui
Coleta seletiva de lixo: não há
Rios: poluídos e assoreados, carece de matas ciliares

Nascentes: Contaminado com diversos produtos químicos e Coliforme fecal
Poluição Visual: Altíssima
Poluição sonora: Altíssima
Poluição água: Altíssima
Poluição do ar: Altíssima

Umidade do ar Normal, média, atenção, perigosa

 

 

Relevo e hidrografia

O ponto central da cidade tem uma altitude média de 655,21 metros. O ponto culminante do município é o Morro Vermelho, onde a altitude chega aos 1 075 metros. Em Montes Claros predomina um relevo ondulado, com mares de morros e montanhas. A altitude mínima, que é de 502 metros, encontra-se na foz do Ribeirão do Ouro. 60% do terreno municipal é ondulado, 30% são de áreas planas e os 10 % restantes são zonas montanhosas.

O município pertence à Bacia do rio São Francisco, além de ser banhado pelos rios do Vieira, do Cedro, Verde Grande, Pacuí, São Lamberto e Riachão.

Ainda há as lagoas: Tiriricas, Lagoão, Periperi, São João, Brejão, Garça, Vereda dos Caetanos, Mombuca, São Jorge, Freitas, Matos e Barreiro. No solo de Montes Claros predomina uma formação Pré-cambriana antiga, com ocorrência de siltito, ardósia, calcários, filitos, calcita, galena, minério de ferro, azotato de potássio, cristal de rocha e ouro de aluvião.



Ecologia e meio ambiente

Montes Claros na maior parte do ano é uma cidade de clima quente e seco. Pertence ao domínio do cerrado, onde há ocorrências do cerrado caducifólio e do cerrado sub-caducifólio, com ligeiras ocorrências de cerrado superemifólio Também há trechos com registros de caatinga hipogerófila. Na flora regional é comum o desenvolvimento da tabebuia (pau-d'arco), do pequizeiro, do bloco de Juriti, do jatobá, da macambira, do schinopsis brasiliensis (Braúna) e da paineira (barriguda), além de possuir uma flora rica em plantas medicinais.

Segundo a Lei nº 3754, de 15 de junho de 2007, que institui a política municipal de proteção, preservação, conservação, controle e recuperação do meio ambiente de Montes Claros, o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) é o órgão público responsável pela proteção, conservação e melhoria do meio ambiente da cidade. Também é a encarregada de monitorar o uso das Áreas de Proteção Ambiental do município.

 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel