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  HISTORIA DE IPATINGA  
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Conta a história dos bandeirantes que a região, onde hoje se situa o município, era habitado por índios. Há quem diga que Ipatinga surgiu quando a estrada de ferro Vitória-Minas procurava ligar Itabira a Vitória, no Espírito Santo.

Sabe-se, entretanto, que em 1934 uma comissão da Companhia Belgo Mineira, liderada pelos Engenheiros Barboson e Louis Ensch, chegou à estação de Ipatinga com a finalidade de explorar a região, objetivando a extração de carvão vegetal para o abastecimento dos altos fornos da usina de Monlevade.

A população foi crescendo e, em 1934, foi criada uma escola de alfabetização para atender o grande número de crianças, filhos dos trabalhadores. Em meados de 1957, Ipatinga limitava-se à pequena estação da estrada de ferro, pouco freqüentada e quase desconhecida, e pequeno núcleo populacional.

O topônimo Ipatinga é de origem indígena (tupi), e significa ? Pouso de Água Limpa?.

Formação Administrativa

Povoado elevado à categoria de distrito com a denominação de Ipatinga, pela Lei n.º 1.039, de 12-12-1953, subordinado ao município de Coronel Fabriciano.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ipatinga, figura no município de Coronel Fabriciano.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ipatinga, pela Lei Estadual n.º 2.764, de 30-12-1962, desmembrado de Coronel Fabriciano.

Sede no antigo distrito de Ipatinga, (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Ipatinga e Barra Alegre, ambos desmembrados de Coronel Fabriciano. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Ipatinga e Barra Alegre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

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Por volta de 1930, a Estação Ferroviária "Pedra Mole" foi transferida, após sucessivas tentativas de transposição da foz do Ribeirão Ipanema. O trajeto da Ferrovia Vitória-Minas, que margeava o Rio Piracicaba desde 1922, foi, então, alterado para a atual rua Belo Horizonte no Centro da atual cidade.
 
  A exploração do carvão, transportado pela ferrovia para a Belgo-Mineira em Monlevade e Sabará, era a atividade econômica predominante. As ruínas da Estação "Pedra Mole" restam ainda ao pé do bairro Castelo.

  A nova estação deu origem a um pequeno povoado, hoje o centro tradicional de Ipatinga que, juntamente com Barra Alegre, foram os primeiros da região. A antiga denominação de Barra Alegre (Água Limpa), foi repetida na formação da palavra i+pa+tinga que, na lingua tupi, significa "pouso de água limpa".

O traçado viário de logradouros acanhados, o pontilhão de ferro sobre o Ribeirão Ipanema e o edifício da Estação na rua Belo Horizonte, antigo leito dos trilhos, juntamente com as lojas da avenida 28 de abril (antes, rua do Comércio), são testemunhos daquele povoado que pertencia ao município de Antônio Dias e, em 1953, tornou-se distrito de Coronel Fabriciano, precursor da Ipatinga Industrial de hoje.

No início da década de 60, a USIMINAS já está implantada e em processo de produção, inaugurada em outubro de 1962. Os movimentos grevistas de 1963 culminaram, em 7 de outubro, com o massacre dos operários no acampamento Santa Mônica (Horto) e no portão, hoje inexistente, próximo ao escritório cental da usina.

No bojo da efervecência, constitui-se o Sindicato dos Metalúrgicos. Ipatinga é emancipada em 30 de dezembro de 1962. Os anos 70 registram grande crise de moradia para atender à crescente demanda gerada pela migração. Fazendas começam a ser parceladas.

O comércio cresce. Barra Alegre se desenvolve e surgem novos bairros. Ipatinga é hoje uma cidade com vida cultural intensa. Os grupos de teatro, música, folclore ocupam espaços importantes como o Parque Ipanema, o Centro Cultural 7 de Outubro e sobretudo o antigo prédio da Estação Ferroviária, a "Estação Memória". A cidade possui ainda atrativos naturais, com destaque para o Parque das Cachoeiras.


Referencias:
Wikipédia
IBGE
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