-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  GEOGRAFIA DE CODÓ  
Ouças boas musicas
   


Codó é um município brasileiro do estado do Maranhão. Possui uma área de 4.364,499 km², dos quais 4,452 km² , sendo então o quinto município mais populoso do Estado. É sede da Região de Planejamento dos Cocais.

Fundação
16 de abril de 1896
Gentílico
codoense
Localização de Codó no Brasil
04° 27' 18" S 43° 53' 09" O
Unidade federativa
Maranhão
Mesorregião
Leste Maranhense
Microrregião
Codó
Municípios limítrofes
N: Timbiras, Coroatá, Chapadinha, O: Peritoró, S: Governador Archer, [], São João do Soter, L: Caxias, Aldeias Altas
Distância até a capital
290 km
Características geográficas
Área
4 364,499 km²
27,62 hab./km²
Altitude
47 m
Clima
Clima tropical
Fuso horário
UTC−3
Indicadores
IDH-M
0,595 (MA: 67°) – baixo PNUD/2010
PIB
R$ 925 961 mil (MA: 10°) – IBGE/2014
PIB per capita
R$ 7 802,14 IBGE/2014

Bandeira de Codó

Brasão de Codó



Geografia

Localiza-se no leste maranhense. A sua localização faz com que a cidade seja cortada pela BR-316 e a linha ferroviária São Luís - Teresina que segue até Fortaleza e serve de principal porta de escoamento da produção agroindustrial.

O município apesar de estar no estado do Maranhão é muito mais ligado a capital piauiense Teresina pela proximidade de apenas 169 quilômetros. Sua altitude em relação ao mar é de aproximadamente 47m, o clima predominante é o Tropical.Fuso horário UTC-3. E também, Codó situa-se na região dos cocais maranhenses , no vale do Itapecuru , onde é banhada por este importante rio do estado, sendo o maior rio do maranhão em extensão. Codó possui 3 rios perenes .

A bacia hidrográfica de Codó , é constituída pelo rio Itapecuru, seu importante afluente , o rio Codozinho e que tem como afluente o rio saco, além de muitos brejos e rios temporários, como brejos citamos o roncador, o brejo da cassiana, o brejo da tiririca , o brejo da pratinha e o brejo da santana, o riacho são José que é afluente do rio Itapecuru, e dentre os rios temporários temos o rio cigano, e o riacho beiço caído.

Educação

Atualmente Codó conta com um polo da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) que possui cursos apenas de licenciatura; Centro de Estudos Superiores de Codó (CECSD/UEMA) que possui um curso em Bacharel em Administração e Ciências contábeis. Também conta com um polo do IFMA (Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Maranhão), ainda não possui faculdade particular reconhecida pelo MEC. Escolas Particulares - Colégio Batista, Escola Presbiteriana, Escola Adventista de Codó, Colégio Olympus Yesi, Colégio Pequeno Polegar, Escola Mundo do Conhecimento, Colégio Cristo Rei, Escola Recanto do Saber.

Outras informações

Localizada a 292 quilômetros de São Luís, Codó foi grande produtor de algodão desde período colonial, participando ativamente do processo de industrialização do estado no setor têxtil, com funcionamento de uma fábrica que produzia algodãozinho, brins, mesclas, riscados e sacaria. Hoje destaca-se na produção de arroz, mandioca, milho e feijão.

Limita-se geograficamente com os municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Coroatá, Chapadinha, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Governador Archer, Lima Campos ,Timbiras e Santo Antônio dos Lopes. Atualmente a agricultura é uma atividade em declínio em Codó, pela falta de incentivos governamentos, onde cada vez mais são comercializados produtos importados de outras cidades, principalmente hortifrutigranjeiros.

Codó tem como principal característica arquitetônica seus casarões e armazéns antigos, tendo sua prefeitura (1896), estação ferroviária (1920) e ofício do registro civil (1910) no centro da cidade como destaque. Com um centro comercial continuo e de grande expressão, tendo na segunda-feira seu ápice, as ruas ao redor do mercado central tomadas por barracas e ambulantes, atraindo pessoas de cidades vizinhas como Coroatá, Timbiras etc.

É cortada por vários córregos como o da Água Fria e por três rios principais que são o Codozinho, o Saco e o Itapecuru. o rio Itapecuru, é o maior rio em extensão do maranhão, forma junto com o rio Mearim a mesopotâmia maranhense , nasce na serra do Itapecuru na região do Mirador, banhando várias cidades importantes do maranhão como : Colinas, Caxias, Codó, Coroatá , Itapecuru Mirim e Rosário além de outras cidades menores, como Aldeias Altas, Timbiras , Pirapemas etc.

É o rio da integração maranhense e em Codó tem como principal afluente o rio codozinho, desemboca na baía de São José , na altura de rosário, infelizmente devido ao desmatamento de suas margens e a poluição se tornou um sistema hídrico em perigo de assoreamento e de morte do seu leito, muitos riachos de Codó estão poluídos como o água fria que se tornou um esgoto a céu aberto, seria muito importante um programa de salvação das nascentes e mananciais dos rios maranhenses , pois em breve tempo teremos crises de desabastecimento hídrico.

Oportunidades de Investimento

Recentemente Codó foi apontada pela revista EXAME (edição 1022 nº 16 2012) como uma das 40 cidades do interior do Brasil onde o consumo mais cresce em %, ao ano. O que se observa é que efetivamente desde o ano de 2010 o município vem recebendo vários investimentos, sobretudo no setor de comércio e serviços.

Já em 2015, a imprensa noticiou que Codó foi selecionada como cidade que poderá receber um curso de MEDICINA.

A cidade conta com indústrias como a FC OLIVEIRA, que atua nos segmentos de higiene e limpeza, dentre outros. Possui também uma indústria de cimento, a ITAPECURU AGROINDUSTRIAL, que produz o cimento Nassau. Também vem se destacando em Codó, o comércio de peixes produzidos em diversas pisciculturas do município.



Ufanamos-nos de ti grande terra,
Berço vivo de Grandes brasões,
Onde o amor, a paz e a Bandeira
Hasteado em nossos corações.

Do Maranhão tu és filha,
És pedaço do Brasil.
Todo teu povo agasalhas
Sob lindo céu de anil.

Tu ostentas na Praça da Liberdade
Um cruzeiro, símbolo da religião,
Monumento marcante nesta cidade,
Exibido hoje em nosso pavilhão.

Teu rio de águas caudalosas,
Que tranqüilo em teu leito desliza,
Fertiliza as margens frondosas
Contornando a tua beleza.

Tuas matas são ricas palmeiras,
Tuas praças convites ao amor.
Do querido riacho Água Fria
Tu recebes carícias e frescor.

Nós teus filhos, Codó, lutaremos
Em corrente de amor e dever;
Formaremos grande aliança
Para nossa cidade crescer.
Hino do município de Codó Codo bandeira.jpg
Letra por Luiza D'ally Alencar de Oliveira
Melodia por Luiza D'ally Alencar de Oliveira


  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas, ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 27 outubro, 2021. Melhor visualizado em 1280x800 pixel