-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  GEOGRAFIA DE BAIXO GUANDU  
Ouças boas musicas
   


baixo Guandu é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Distritos: Baixo Guandu, Alto Mutum Preto, Ibituba, km 14 do Mutum e Vila Nova do Bananal
Aniversário 10 de abril
Fundação 8 de junho de 1935
Gentílico guanduense
Unidade federativa Espírito Santo
Mesorregião Noroeste Espírito-santense
Microrregião Colatina IBGE/2008
Municípios limítrofes Norte, Pancas; Leste, Colatina e Itaguaçu; Oeste, Aimorés, Itueta, Resplendor; Sul, Laranja da Terra.
Distância até a capital 186 km
Características geográficas
Área 917,888 km²
Densidade 31,69 hab./km²
Altitude 78 m
Clima Tropical Aw
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,71 médio PNUD/2000
PIB R$ 239 112,781 mil IBGE/2008
PIB per capita R$ 8 044,98 IBGE/2008


 

Brasão de Baixo Guandu ES

Bandeira desconhecida

Imigrantes italianos

Os imigrantes italianos entraram em Baixo Guandu em 1866 por iniciativa de Francisco Vieira de Carvalho Milagres. A Província do Espírito Santo, de 2 de junho de 1866, noticiava que o Sr. Carvalho Milagres escrevera ao seu amigo Guilherme Frederico, anunciando a partida de Genova, com quarenta contratados. Dias depois, chegava, de fato, ao Rio de Janeiro, com quarenta italianos, para suas terras no Rio Doce (5 de junho de 1866).

O fazendeiro e colonizador Francisco Vieira de Carvalho Milagres voltou à Europa, em 1894, a fim de trazer mais trabalhadores para suas terras. Os imigrantes chegaram no Matteo Bruzzo, conforme o noticiário do Estado do Espírito Santo, de 8 de dezembro do mesmo ano e, dia 10, seguiram para Rio Doce, e, de lá, tomaram seu destino, onde até hoje, encontram-se seus descendentes.
 

Economia

Essencialmente primária, a agropecuária, o cultivo do café e a exploração de rochas ornamentais como o mármore e o granito são as bases de sua economia. Possui um setor terciário relativamente desenvolvido, contudo direcionado ao mercado local. Apesar de atualmente serem insignificantes para a sua economia, o município possui potencial para o turismo e a indústria.

A cidade abriga duas das maiores hidrelétricas do Espírito Santo, apesar de não serem de grande porte. Uma no distrito de Mascarenhas, inaugurada em 1974, e a outra, mais recente, em conjunto com Aimorés e Itapina.

Ferrovia Vitória a MinasA cidade é uma das atravessadas pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, uma das mais antigas e extensas ferrovias na ativa de transporte de cargas e pessoas do Brasil.

 

Geografia

O município pertence à Microrregião de Colatina no Noroeste Espírito-Santense, na região fronteiriça do estado com Minas Gerais, possuindo, em especial, uma forte interdependência em todas as esferas com o município de Aimorés. Junto com outras cidades, como Colatina, Marilândia, Santa Teresa e Itaguaçu, forma a região turística Doce Pontões Capixabas, pelas relações, bioma e cultura que ambos possuem muito em comum.



Distritos

Alto Mutum Preto
Ibituba
Mascarenhas
Quilômetro 14 do Mutum
Santa Rosa
Vila Nova do Bananal




  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas, ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 27 outubro, 2021. Melhor visualizado em 1280x800 pixel