Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  ESTRUTURAS SOCIAIS DOS DINOSSAUROS   
NOTICIAS
   
 


Antigamente os cientistas imaginavam os dinossauros como criaturas estúpidas e desajeitadas, que viviam solitárias arrastando suas enormes carcaças por meio de pântanos e brejos.

Hoje essa visão mudou radicalmente. Os fósseis têm mostrado aos paleontólogos que os dinossauros não só eram seres com comportamento complexo como muitas espécies possuíam uma vida social também complexa.

Através das pistas deixadas pelos fósseis podemos deduzir que os dinos eram extremamente semelhantes, no que se refere ao comportamento, às espécies atuais de animais.

Restos encontrados em várias partes do mundo indicam que os dinos como os hadrossauros e iguanodontes viviam em rebanhos. Supõe-se que na maior parte do ano eles vagavam em pequenos grupos dentro da mata. Em determinadas épocas, porém, esses pequenos grupos se reuniam à outros e acabavam formando enormes manadas, algumas com mais de 10000 animais, provavelmente para migrarem em busca de novas pastagens, como fazem hoje as renas e os gnus. Acredita-se inclusive que essas manadas podiam conter membros de várias espécies. Acredita-se que as cristas desenvolvidas por alguns hadrossauros podem, entre outras coisas, ter auxiliado os mesmos no reconhecimento dos indivíduos da mesma espécie dentro de uma manada onde haviam outras espécies junto. Também pode ter ajudado a reconhecer membros mais jovens ou mais velhos, machos ou fêmeas, dada a diferença no tamanho e formato das cristas entre eles.

O mesmo pode ser aplicado aos ceratopsianos. Como os hadrossauros e iguanodontes, podiam formar grandes rebanhos e o mesmo papel da crista dos hadrossauros pode ser aplicado aos chifres e gorjeias dos ceratopsianos. Também podiam os machos utilizar seus chifres em rituais de demonstração de força e disputa da liderança do bando.

Acredita-se que os paquicefalossauros vivessem em pequenos grupos dominados por um macho líder. Quando um jovem macho desafiava o líder, os dois travavam uma luta onde seus crânios espessos se chocavam. vencedor ganhava o bando e o direito de acasalar com as fêmeas.

Os saurópodes eram animais enormes que praticamente não tinham inimigos naturais quando adultos. Mas os jovens eram alvo fácil. Assim a manada costumava andar com os filhotes e mais fracos no centro e os maiores e mais poderosos nas laterais para proteção. Os estegossauros provavelmente eram mais solitários. Podiam às vezes viver aos pares ou em grupos pequenos. Em relação aos anquilossauros, o registro fóssil indica que deveriam ser bem solitários, evitando ao máximo companhia.

Em relação aos carnívoros, sabemos que os raptores caçavam em grupos. Provavelmente sua estrutura social eram semelhante à dos lobos: um casal líder era o único que se reproduzia, para evitar superpopulação e os outros membros ajudavam na caça e a cuidar dos filhotes. Os troodontes e a maioria dos celurossauros eram caçadores solitários e defendiam com ferocidade o seu território de outros carnívoros.

Os tiranossauros eram na maior parte do tempo caçadores solitários. Talvez macho e fêmea às vezes ficassem mais tempo juntos depois do período de acasalamento. Quando o esqueleto de Sue, o maior T-rex encontrado até então foi descoberto, verificou-se que ele apresentava inúmeros ferimentos e resquícios de fraturas. Uma delas foi no fêmur que provavelmente deixou o animal sem poder andar por muito tempo. Se ele (ou ela) não andava, também não caçava. Então como sobeviveu por tanto tempo? Acredita-se que outro tiranossauro o alimentou e protegeu nesse período, o que demonstra comportamento afetivo, incomum para um réptil.

Os carnossauros, ao contrário dos tiranossauros, eram como leões do jurássico: viviam e caçavam em grupos. Só não se sabe o nível de complexidade de seu comportamento em grupo. Os dinos do tipo avestruz, os ornitomimossauros, vivam provavelmente em grupos, mas não se descarta a hipótese de que às vezes podiam ser solitários.



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 04 outubro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel