Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  SIGNIFICADO DO CRUZEIRO DO SUL  
Descobridor do Cruzeiro do Sul
   
 


A seguir, apresentamos uma ilustração do céu representado em nossa bandeira e também a identificação das estrelas com as respectivas unidades da Federação.

CONSTELAÇÕES

Uma nomenclatura das estrelas, das mais utilizadas, segue a seguinte regra: Em cada constelação a estrela mais brilhante recebe o nome de Alfa; a segunda mais brilhante recebe o nome de Beta; a terceira mais brilhante de Gama; e assim por todo o alfabeto grego. Temos assim a Alfa, a Beta, a Gama, etc. do Cruzeiro do Sul; a Alfa, a Beta, a Gama, etc. de Escorpião; e assim por diante.

Apresentamos a seguir, constelação por constelação, a representação dos estados brasileiros em nossa bandeira. Utilizamos a notação salientada acima, sendo que em alguns casos (correspondentes a algumas das estrelas mais brilhantes) apresentamos também os nomes mais tradicionais dessas estrelas.
 

 

AS ESTRELAS E OS ESTADOS

Podemos notar que de uma forma não rígida, a escolha da estrela representante de cada estado procura seguir uma correspondência entre a localização do estado no território brasileiro e a localização da estrela no céu. Assim é que os estados "centrais" do Brasil, dentre eles Minas Gerais, estão representados por estrelas do Cruzeiro do Sul; estados a oeste estão representados por estrelas do Cão Maior; etc.
Ao contrário do que muitos pensam, Alfa da Virgem, ou Spica, aquela estrela que aparece solitária sobre a faixa "Ordem e Progresso", não representa o Distrito Federal. Spica, que no céu se encontra bem ao norte, representa o estado do Pará. O Distrito Federal é representado pela Sigma do Octante, a menos brilhante de todas as estrelas da nossa bandeira. Essa estrela é tão pouco brilhante que está próxima ao limite de visualização a olho nu. Ela contudo foi escolhida para representar o Distrito Federal por estar bem próxima ao polo sul celeste. Sendo assim ela não apenas está sempre no céu (em qualquer dia e qualquer horário) para nós do hemisfério sul; como também vemos, durante uma noite, todas as estrelas girarem em torno dela.

 

REPETIÇÃO

O diagrama a seguir nos ajuda a visualizar que se uma determinada estrela está bem acima de nossas cabeças hoje à meia noite, daqui a 3 meses ela estará bem acima de nossas cabeças às 6 da tarde. Em um mês as estrelas se "adiantam" no céu por aproximadamente 2 horas e em um dia por aproximadamente 4 minutos. Note que isso é verdadeiro apenas para as estrelas. Devido à rotação da Lua em torno da Terra e dos planetas em torno do Sol, vendo da Terra, eles se movimentam em relação às estrelas, que parecem fixas umas em relação às outras, e não apresentam essa mesma periodicidade.

 

 

Apresentamos um mapa do céu como será visto dia 5 de junho próximo às 19:20h a partir de Minas Gerais, onde marcamos as estrelas da Bandeira Brasileira com traços amarelos. A identificação de cada uma dessas estrelas pode ser feita com o auxílio das figuras acima. A experiência tem nos mostrado ser a identificação dessas estrelas no céu uma excelente prática para o conhecimento e memorização das constelações do hemisfério sul.

 

 

 

  1. AMAZONAS - Procyon (alfa do Cão Menor) 
  2. MATO GROSSO DO SUL - Alfard (alfa da Hydra Fêmea) 
  3. RONDÔNIA - Gama do Cão Maior 
  4. MATO GROSSO - Sirius (alfa do Cão Maior) 
  5. AMAPÁ - Beta do Cão Maior 
  6. RORAIMA - Delta do Cão Maior 
  7. TOCANTINS - Epsilon do Cão Maior 
  8. MINAS GERAIS - Delta do Cruzeiro do Sul 
  9. GOIÁS - Canopus (alfa de Carina) 
  10. ESPÍRITO SANTO - Epsilon do Cruzeiro do Sul 
  11. SÃO PAULO - Acrux (alfa do Cruzeiro do Sul) 
  12. DISTRITO FEDERAL - Sigma do Oitante 
  13. PARANÁ - Gama do Triângulo Austral 
  14. RIO GRANDE DO SUL - Alfa do Triângulo Austral 
  15. SANTA CATARINA - Beta do Triângulo Austral 
  16. SERGIPE - Iota do Escorpião 
  17. ALAGOAS - Teta do Escorpião 
  18. PERNAMBUCO - Mu do Escorpião 
  19. PARAÍBA - Kappa do Escorpião 
  20. RIO GRANDE DO NORTE - Lambda do Escorpião 
  21. CEARÁ - Epsilon do Escorpião 
  22. PIAUÍ - Antares (alfa do Escorpião) 
  23. MARANHÃO - Beta do Escorpião 
  24. RIO DE JANEIRO - Mimosa (beta do Cruzeiro do Sul) 
  25. BAHIA - Gacrux (gama do Cruzeiro do Sul) 
  26. ACRE- Gama da Hydra Fêmea 
  27. PARÁ- Spica (alfa de Virgem) 



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 setembro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel