Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  HIPERTENSÃO ARTERIAL  
Veja Noticias
   
 



O que é hipertensão arterial ou "pressão alta" ?

Nesta edição estamos trazendo a você "dicas" sobre um importante e freqüente problema de saúde que acomete cerca de 15 milhões de brasileiros, é a chamada Hipertensão Arterial, conhecida popularmente como "Pressão Alta". Esta afecção se não tratada de forma adequada pode causar sérios problemas de saúde com o Acidente Vascular Cerebral, conhecido também como "Derrame", que pode levar o indivíduo à invalidez, além de sérios problemas cardíacos e renais.

A pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue para o corpo. Elevações ocasionais da pressão arterial não são raras e podem acontecer, como, por exemplo, se você corre para alcançar um ônibus ou carrega uma mala ou faz qualquer outro exercício físico. Mesmo quando está nervoso, seu coração bate mais rápido e mais vigorosamente, aumentando a pressão arterial para atender as necessidades impostas por estas condições. Elevações transitórias da pressão não caracterizam hipertensão arterial ou pressão alta.

Se a sua pressão alcança níveis elevados e se mantém permanentemente alta, então é considerada pressão alta ou hipertensão.

Em 90% das pessoas portadoras de hipertensão a causa é desconhecida. É chamada de hipertensão essencial ou primária. Como não existe uma causa conhecida, os portadores deste tipo de pressão alta devem usar, por toda a vida, medidas ou medicamentos que visam controlar a pressão e não curar a doença. Em um pequeno grupo de pessoas (5 a 10%) a pressão alta depende de uma doença, como por exemplo doença dos rins ou das glândulas, é a chamada hipertensão arterial secundária que muitas vezes pode ser curada por meio de cirurgia.

Como se mede a pressão arterial?

Seu médico ou enfermeira medirá sua pressão usando um aparelho chamado esfigmomanômetro. Existem vários tipos, mas o mais comumente usado é aquele com manguito que é colocado no braço. Usa- se o estetoscópio para detectar a pressão. As medições realizadas em casa pelos pacientes fornecem informações importantes aos médicos. Sua pressão varia com o batimento de seu coração.

Cada vez que o coração se contrai (sístole), o sangue é direcionado para as grandes artérias. Neste momento, a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias é chamada de pressão sistólica ou pressão máxima. Quando o coração se dilata (diástole) a pressão exercida sobre os vasos sangüíneos é chamada de pressão diastólica ou pressão mínima. Portanto quando aferimos a pressão arterial, obtemos dois números: por exemplo: 12/8 ou 120/80 mmHg. O primeiro (120) corresponde à pressão sistólica e o outro (80) á pressão diastólica. A unidade usada é o milímetro (mm) de mercúrio (Hg).

O que é pressão arterial normal?

Consideramos como pressão arterial normal quando a máxima é inferior a 130 mmHg e a mínima inferior a 85 mmHg. Valores entre 130-139 para pressão sistólica ou máxima e 85-89 para a pressão diastólica ou mínima, são consideradas como normal alto. Quando os valores são superiores a 140 e/ou 90 mmHg, e se mantém acima desses níveis em várias ocasiões diferentes, já está caracterizada a hipertensão arterial. Geralmente a pressão tende a ser maior no período da manhã e menor no final da tarde e início da noite.

O que causa o aumento da pressão arterial?

Na maioria das pessoas com pressão arterial elevada, não há uma causa evidente. Vários fatores combinados podem elevar a pressão arterial. O fator genético (hereditariedade) é muito importante . A pressão alta é comum entre os membros de uma mesma família. Quando o pai ou a mãe é hipertenso, os filhos têm maior possibilidade de desenvolver esta doença.

Por isso a prevenção deve começar desde a infância. Contrariando a opinião popular a pressão alta não é uma doença de quem é nervoso nem é causada somente pela ansiedade. Pessoas calmas também podem ter hipertensão arterial. Fatores como consumo elevado de sal de cozinha, uso abusivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, obesidade, hábito de fumar, podem predispor à pressão alta ou agravá-la.

Dr Marcus Flavius M. Magliano



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 23 outubro, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel