Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  BANDEIRA DE ALAGOAS  
Veja Noticias
   
 


SIGNIFICADO DAS CORES E HISTORIA DA BANDEIRA

Historia da bandeira

A bandeira de Alagoas foi criada por meio da Lei Estadual nº 2.628, de 23 de setembro de 1963.

Significado das cores


O brasão simboliza as primeiras cidades alagoanas, Porto Calvo e Penedo, bem como suas riquezas agrícolas: a cana-de-açúcar e o algodão. As cores das faixas (vermelho, branco e azul), escolhidas por estarem presentes no brasão estadual, remetem à tricolore, simbolizando os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

Os escudos representativos das três vilas formadoras do Estado, vila de Alagoas (atual Marechal Deodoro), Porto Calvo e Penedo, possuem também uma significação histórica e ao mesmo tempo geográfica e cultural.

Os três peixes tainhas postas em pala, isto é, uma por sobre a outra, representam as três principais e maiores lagoas da então povoação: a Lagoa Mundaú ou do Norte, a Lagoa Manguaba ou do Sul e a Lagoa de Jequiá, que fica isolada mais ao sul do estado próxima ao município de Barra de São Miguel. Representam igualmente uma das maiores riquezas da região: a pesca. Os ramalhetes verdes do brasão inserido na bandeira representa outras principais fontes de riquezas do estado: as culturas do coqueiro (Cocus Nucifera) e da cana-de-açúcar.

A estrela de prata de cinco pontas - posta no alto do escudo como timbre - é uma tradição da heráldica brasileira onde faz referência a uma das estrelas que estão no brasão e na bandeira do Brasil. Seu significado simbólico faz referência ao hino de Alagoas, demonstrando o estado como uma "estrela radiosa que reluz ao sorrir das manhãs...", e quer dizer também que Alagoas é uma das unidades da Federação Brasileira.

 

BANDEIRA DE ALAGOAS

As cores Vermelho, Branco e Azul pertence a Bandeira de Alagoas

Antiga bandeira da Conjuração de 1798, cujas cores e ideais maçônicos mantiveram-se na atual bandeira estadual.

Bandeira adotada na Federação do Guanais.


Bandeira da República Bahiense, adotada durante a Sabinada.
 



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 06 setembro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel