Pesquisar

Animais e Meio Ambiente

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Cidades Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco
 

                             

Bacuri

 
Voltar  
   

 

Anunciar no Ache Tudo e Região é retorno garantido.

 

Outros Nomes - bakuri, bacuri-açu, bacuri, bacurizeiro, bacuri-grande, landirana (BA)

Bacuri - Platonia insignis Mart.

Família - Guttiferae (Clusiaceae)

Características -

Árvore de porte elevado, com altura entre 15 m e 30 m, com tronco de 60-80 cm de diâmetro. O fuste é retilíneo e a copa ampla e aberta, em forma de cone invertido. As folhas são simples, elípticas e com disposição oposta cruzada. . As flores são hermafrofitas, constituídas de cinco pétalas de cor rósea intensa, mais raramente de coloração creme quase branca ou, ainda, com todas as tonalidades entre o róseo e o creme.  O fruto tem o formato arredondado, ovalado, piriforme ou achatado, nesse último caso com cinco sulcos visíveis na parte externa. A parte comestível  representa 13% do peso do fruto. É de cor branca, com aroma forte e sabor adocicado e desprovido de vasos lactíferos. As semente são volumosas, de coloração amarronzada e representam, aproximadamente, 17% do peso fruto.

 

 

 

Madeira - Moderadamente pesada (densidade 0,83 g/cm3), compacta, dura ao corte, textura grossa, grã direita, altamente resistente ao apodrecimento e moderadamente resistente ao ataque de cupins.

 Utilidade - A madeira é empregada para obras hidráulicas, construção naval e civil, peças torneadas, folhas faqueadas decorativas, tanoaria, vigas, caibros, esteios, ripas, embalagens pesadas, dormentes, etc. Seus frutos são comestíveis e muito deliciosos, sendo considerada uma das frutas mais populares do Pará; são consumidos in natura, ou na forma de sorvetes, sucos, doces, pudins, etc. É cultivada em muitos pomares domésticos da região norte.

 

Informações ecológicas - Planta perenifólia, heliófita e seletiva higrófita, característica da vegetação aberta de transição, nas áreas descampadas; é rara na floresta primária densa. Sua maior freqüência é no estuário do rio Amazonas e ilha do Marajó, onde chega a formar populações homogêneas; nesses locais chega a ser considerada uma planta daninha invasora, tal é seu vigor vegetativo. É indiferente às condições físicas de solo, porém exigente em umidade no subsolo.

Fenologia - Floresce durante os meses de junho-setembro. A maturação dos frutos inicia-se no mês de dezembro, prolongando-se até março.

 

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando maduros, ou recolhê-los no chão após sua queda espontânea. Em seguida retirar manualmente as sementes dos frutos, não havendo necessidade da retirada da polpa envolvente. As sementes não podem ser dessecadas, devendo ser conservadas em ambiente úmido. Cada fruto contém 1-2 sementes. Um kg de sementes contém 55 unidades.

Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação logo que colhidas, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. Cobrir levemente as sementes com o substrato e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 20-40 dias e, a germinação é elevada com sementes novas. O desenvolvimento das mudas é rápido, podendo ser levadas para plantio no local definitivo em 5-6 meses.

 

 

 

 

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 novembro, 2022. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768