Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 
  TRANSGÊNICOS  
Veja Animais
   


Os impactos que podem vir a ocorrer com a liberação de organismos transgênicos no meio ambiente são inúmeros, devido à diversidade e peculiaridade de cada ecossistema; podemos citar alguns:


Os produtos transgênicos não tem sabor, sem valor nutritivo e é nocivo a vida selvagem e humana.

Existe um enorme perigo que as plantas transgênicas cruzem com suas primas selvagens e, por possuírem dentro de si genes de outros organismos que lhes confere maior resistência, eliminem por competição (processo de seleção natural), outras plantas, acarretando assim numa perda de biodiversidade.

Isto é extremamente factível de ocorrer nos chamados “centros de origem”, ou seja, nos locais em que as plantas se originaram. Um bom exemplo é o que pode ocorrer com o milho oriundo da América Central, onde há pelo menos 300 espécies diferentes, que poderiam ser extintas em virtude desta “poluição genética”11 Environmental Impacts of GMOs in Greenpeace Briefing 05/99.

Os transgênicos podem afetar os ecossistemas na medida que, junto com as pragas e ervas daninhas que buscam eliminar, também prejudicam populações benéficas à agricultura, como abelhas, pássaros, minhocas e outros animais ou espécies de plantas. Entomologistas (estudiosos de insetos) da Universidade de Cornell, EUA, mostraram que o pólen de milho transgênico mata as famosas borboletas monarca, que não prejudicam tais plantações 22 Folha de S.P., 20/05/99 p.1-15.

 “Este resultado têm potencialmente implicações profundas para a conservação desta espécie” escreve Linda Raylor, coordenadora do estudo. O Greenpeace e etmologistas da Universidade de Exeter também fizeram um levantamento de outras dezenas de espécies de borboletas e besouros que podem se expor aos efeitos tóxicos do milho Bt desenvolvido por todas as multinacionais do ramo.

Uma outra conseqüência negativa possível é que o uso intensivo de antibióticos e pesticidas33 Antibiotic Resistance in Genetically Modified Plants in Greenpeace Briefing 05/99, resultante desta tecnologia, torne as pragas, bactérias e vírus mais resistentes a essas substâncias. Uma vez estes organismos resistêntes introduzidos no meio ambiente, seus danos são irreversíveis porque será impossível controla-los ou remove-los.




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever de todos. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 13 julho, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel