-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  TARTARUGA VERDE  
Tartaruga Olivácea
   

Em extinção

Aruanã

A Tartaruga Verde recebeu esse nome devido à cor de sua gordura localizada abaixo de sua carapaça. Elimina as deposições de sal nos olhos por meio de lágrimas.


(Chelonia mydas)

A Tartaruga Verde quando adulta, pode alcançar 90 kg de peso. Alimenta-se quase exclusivamente de algas, comendo também crustáceos e outros pequenos organismos marinhos. Elimina as deposições de sal nos olhos por meio de lágrimas. A Tartaruga Verde é a mais conhecida das tartarugas marinhas.
A tartaruga verde ou aruanã é uma tartaruga marinha da família Cheloniidae e o único membro do gênero Chelonia. A Tartaruga Verde é uma espécie distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais.

As tartarugas verdes crescem, em média, até 120 cm de comprimento curvilíneo de carapaça e pesam 160 kg em média, podendo atingir até 300 kg. É uma espécie inteiramente marinha, sem contactos com terra, a não ser as fêmeas que põem os ovos em praias.

A Tartaruga Verde encontra-se ainda ameaçada após um longo período de caça intensa devido à sua carne, usada para fazer sopa, couro e casca.


A tartaruga-verde habitualmente se encontra em águas costeiras com muita vegetação (áreas de forrageio), ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar.

A Tartaruga Verde possui a cabeça é pequena com um único par de escamas pré-orbitais e uma mandíbula serrilhada que facilita a alimentação.


Sua alimentação da Tartaruga Verde varia consideravelmente durante o ciclo de vida: até atingirem 30 cm de comprimento, alimentam-se essencialmente de crustáceos, insetos aquáticos, ervas marinhas e algas; acima de 30 cm, comem principalmente algas; é a única tartaruga marinha que é estritamente herbívora em sua fase adulta.

Estimativa mundial da população da tartaruga verde aproximado 203.000 fêmeas em idade reprodutiva.

O acasalamento acontece no mar, ao largo das praias de nidificação. A maturidade sexual é provavelmente atingida entre os 20 e os 50 anos.

A fertilização dos ovos depositados em cada ano parece ocorrer em estações reprodutivas anteriores.O intervalo entre as migrações de desova sucessivas é de 2 a 4 anos, mas ocasionalmente existem fêmeas que desovam em anos sucessivos. Em cada estação, as fêmeas colocam uma a sete posturas, separadas por intervalos de 12 a 14 dias.

O tamanho médio das postura é de 110 a 115 ovos e o tempo de incubação dura entre 48 a 70 dias, dependendo da temperatura e umidade do local.

A eclosão dos ovos começa durante a noite e cessa quando a areia começa a aquecer.

Os recém nascidos deixam a praia e aparentemente deslocam-se para o mar aberto, onde passam a primeira etapa da sua vida. Os recém-nascidos do mesmo ninho emergem simultaneamente, deslocam-se rapidamente para a zona de rebentação e nadam freneticamente para o mar aberto.

Quando atingem os 20 a 25 cm de comprimento direito da carapaça deixam o habitat pelágico e entram nas áreas bentónicas de alimentação, que se localizam normalmente em locais abrigados e pouco profundos, ricos em algas e fanerogâmicas marinhas.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudinata
Família: Cheloniidae
Género: Chelonia
Espécie: C. mydas
Nome binomial
Chelonia mydas
CARACTERÍSTICAS:
Uma de suas peculiaridades é o maxilar serrilhado para cortar a vegetação de que se alimenta na idade adulta.
Peso: de 40kg a 160kg podendo chegar até 350 kg
Pode variar de 71cm a 1.50m
Nome em inglês: Green turtle
Comprimento: 1,5 m


  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 16 junho, 2017. Melhor visualizado em 1280x800 pixel