Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

 Retorno

Lista de Répteis

Lista de Tartarugas

Continue

 
 

Em Extinção

Tartaruga de Pente

(Eretmochelys imbricata)

 

  Sua carapaça serve para adornos, pentes

  Seu peso médio é de 45 kg. A carapaça é considerada a mais bonita e por isso essa tartaruga é intensamente caçada. Com a carapaça fabricam-se pentes e vários outros objetos. Atualmente a Tartaruga de Pente é protegida, pois é uma jóia rara.

  A Tartaruga-de-pente  é uma tartaruga marinha da família dos queloniídeos, encontrada em mares tropicais e subtropicais. A Tartaruga de Pente possui carapaça medindo entre 80 e 90 cm de comprimento, coberta por placas córneas imbricadas que fornecem o material conhecido como tartaruga, utilizada na confecção de diversos utensílios. A Tartaruga de Pente é uma espécie ameaçada de extinção devido à caça indiscriminada. 

   Esta espécie desova no verão e em poucas localidades, podendo ocorrer 1 ou 2 desovas na mesma estação. Desova de 2 a 5 vezes por estação, colocando de 73 a 189 ovos por ninho. A incubação ocorre entre 47 a 75 dias, sendo a temperatura ideal entre 27°C e 33°C. O período de reprodução das tartarugas marinhas ocorre de setembro a março, no continente, e de dezembro a junho, nas ilhas oceânicas.
   A tartaruga-de-pente tem como habitat natural recifes de coral e águas costeiras rasas, como estuários e lagoas, podendo ser encontrada, ocasionalmente, em águas profundas. Geralmente, é encontrada em mares tropicais e sub-tropicais.Também é conhecida pelos nomes de tartaruga-de-casco-vinho, tartaruga-legítima e tartaruga-verdadeira.

   A tartaruga-de-pente tem como habitat natural recifes de coral e águas costeiras rasas, como estuários e lagoas, podendo ser encontrada, ocasionalmente, em águas profundas.
   A tartaruga de pente pesa aproximadamente 80 kg, podendo atingir até 150 kg.
   Sua alimentação consiste em esponjas, anêmona, lulas e camarões; sua cabeça estreita e sua boca formam um bico que permite buscar o alimento nas fendas dos recifes de corais.
Estimativa mundial da população de Tartaruga de Pente: 34.000 fêmeas em idade reprodutiva.


Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudinata
Família: Cheloniidae
Género: Eretmochelys


 

CARACTERÍSTICAS:
Peso: 80 kg em média, podendo atingir até 150 kg
Tamanho: entre 80 e 90 cm de comprimento curvilíneo de carapaça
Nadadeiras: anteriores/dianteiras e posteriores/traseiras com duas unhas

Nome binomial
Eretmochelys imbricata

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região