-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  RIO COLORADO-AMERICA DO NORTE  
Ouças boas musicas
   


Rio Colorado é um rio dos Estados Unidos da América e do México. É o rio que atravessa o Grand Canyon.

O rio Colorado corta a região mais árida da América do Norte. A sua bacia hidrográfica tem 632.000 km², e vai desde as Montanhas Rochosas do Colorado até o Golfo da Califórnia, no México, passando por cinco estados americanos. Ao todo, tem 2320 km de extensão e é um dos rios mais longos da América do Norte.

Cerca de 80 km antes da foz, forma um pequeno trecho da fronteira Estados Unidos da América-México. Em seu curso alto e médio, o rio segue por um terreno acidentado, atravessando vários cânions, como o Grand Canyon.


Bacia hidrográfica do Rio Colorado

Rio Colorado na altura do Grand Canyon
Comprimento 2 320 km
Nascente Montanhas Rochosas
Foz Golfo da Califórnia
Área da bacia 632.000 km2
País(es) Estados Unidos
México

Recebe as águas do rio Kanab, rio Paria, rio Escalante, rio San Rafael, rio Pequeno Colorado, rio San Juan e rio Dolores, que cortam transversalmente os cânions. No curso inferior, no Arizona e na Califórnia, percorre a depressão de Salton, região desértica que se prolonga por 275 km até a foz.




Aproveitamento do rio

Bacia hidrográfica do Rio Colorado.A bacia hidrográfica do Colorado é uma das mais aproveitadas do mundo. A Barragem de Hoover, perto de Las Vegas, controla o regime do rio, que conta com numerosos canais de irrigação e diques e é usada para navegação e lazer. Em 1922 criou- se um órgão, no qual o México se uniu em 1944, encarregado de distribuir suas águas pelo território por ele banhado.

Em 1945 concluíram-se as obras que permitiram o deslocamento das águas do rio para verte- las no norte do Colorado, onde as terras irrigadas se ampliaram, abrindo 284 mil hectares.
O rio Colorado ( "Aha Kwahwat em Mojave) é um rio no sudoeste Estados Unidos e do noroeste do México, cerca de 1450 milhas (2330 km) de comprimento, drenando uma parte das regiões áridas na encosta ocidental da Montanhas Rochosas. O curso natural do rio desagua no Golfo da Califórnia, mas o uso do rio como uma fonte de irrigação para a Imperial Valley desidratado tem o curso inferior do rio, no México tal que já não consistentemente atinge o mar.

O rio Colorado drena 242.900 sq mi (629,100 km ²). Fluxos totais do rio variam de 4.000 metros cúbicos por segundo (113 m³ / s) no secas para 1000000 pés ³ / s (28.000 m³ / s) em graves inundações. Com a construção de barragens no maciço poder curso inferior do rio, os fluxos de mais de 70.000 ft ³ / s (2000 m³ / s) são incomuns. A média de fluxo do rio era 22.000 ft ³ / s (620 m³ / s), durante o período entre 1903-34. A partir de 1951-80, a vazão média foi inferior a 4000 ft3 / s. Historicamente, o fluxo era muito maior antes da utilização da água começou na bacia.
Mais informação a tradução não esta legivel
Historia

Precoce registros

A existência do rio Colorado foi referido pela primeira vez nos registros da história escrita em setembro de 1539, quando Francisco de Ulloa rumou para a cabeça do Golfo da Califórnia e rowed uma curta distância a montante. Foi visto pela próxima Hernando de Alarcon, que em 1540 levou o contingente de Coronado marítima da expedição. O plano tinha como objectivo satisfazer as terras baseada vigor e reabastecer-los. Alarcon o rio subiu cerca de 85 milhas para espanhol do limite de navegação de hoje perto de Yuma, Arizona. Ele esperou por Coronado, mas acabou se desesperavam, cached alguns suprimentos e correspondência, deixou uma nota sobre uma árvore, e partiu. Coronado's forças terrestres nunca chegou a esse local, mas Melchior Diaz, em sua terceira expedição, correu para ver se ele pode estabelecer contato com Alarcon. Por o tempo que ele atingiu o Colorado, no entanto, já tinha deixado Alarcon.

Os americanos nativos lhe disse o que sabia da presença de Alarcon e que ele havia deixado um cache de fornecimentos. Diaz encontrada a nota e as entregas. Diaz chamado o rio Tizon del Rio ( "Rio de brasas" ou "Firebrand River"), baseado em uma prática usada pelos nativos para aquecimento si. Entretanto, Coronado (que na altura estava perto Zuni, Novo México) tinha aprendido a partir de uma aferição dos seus partidos que os nativos falaram de um grande rio para o oeste. Ele enviou Garcia Lopez de Cardenas para liderar um contingente de homens para encontrar este rio. Eles não encontrá-lo no que é hoje conhecido como o Grand Canyon, tornando-se o primeiro povo do fundo europeu para vê-la. As suas tentativas falhadas de chegar ao rio os levou a concluir que não seria possível de ser fornecido através do Golfo da Califórnia e do rio.


Rio Colorado no Grand Canyon do Deserto ViewThe ano seguinte, Francisco de Bolanos navegou até à foz do rio sobre o Golfo da Califórnia. Um de seus pilotos, Domingo del Castillo, preparou um mapa da costa mexicana. Ele cartografado três rios na cabeça do golfo e nomeou-os Brazo de Laguna p., Rio de buena p. da Guia, e Brazo de Mira Flores p.. A última delas é a mais longa. Posteriormente referências sugerem que Brazo de Mira Flores refere ao que é agora chamado de Gila River, e que Rio de buena Guia era o nome dele para o Colorado. (Apesar destes registos, o erro que a Califórnia era uma ilha persistiu por mais de um século, especialmente entre os europeus cartógrafos.)


O rio Colorado LaughlinComparisons partir do 17o, 18o, e no início do século 19. Mapas revelam um desfile de nomes a ser aplicada ao Colorado, e seus afluentes, bem como uma variedade de cursos, como cartógrafos aprendeu ou inventou a geografia da região. Em um mapa por Nicholas Sanson (1650), a R. del TECON e da R. de Coral compartilham uma boca sobre o golfo. Uma série de mapas mostram a Gila River (por vezes apenas o menor, por vezes, a totalidade), como o Rio Grande do Apóstoles las. Um mapa 1763 por Emanuel Bowen equipara os Apóstolos com o Coral del. Um mapa de 1720 Fer Nicholas rótulos o corpo principal do Colorado como Tison del Rio, e um afluente do Apóstolos / Gila como Rio Colorade. Em 1703 Guillaume de L'Isle mostrou um Rio de buena esperanza como um importante afluente do Tison, mas não está claro se este afluente corresponde melhor com os Little Colorado ou de San Juan. Um mapa de Herman Moll (1720) e os gráficos do Tison Gila com distintos boca. Rio acima a partir de um afluente do Tison, que parecem corresponder com a de hoje Virgin River, o nome para o canal principal, é dado a R. da Boa Esperança.

Em outros mapas Boa Esperança / Buena Esperanza são transferidos para um afluente do Gila. Um mapa de 1757 dá o nome do curso principal do Rio Colorado de los Martyres. Um mapa de 1781 por Jonathan Carver gráficos uma grande divisão do rio e os rótulos Oriental ramo "Colorado" e o ramo ocidental Martyres. Um mapa de 1758 por Didier Robert de Vaugondy se aplica o nome de um rio Colorado, que atinge norte até as cabeceiras do Missouri, correspondentes ao melhor hoje Green River. Quando chegou o primeiro Jedediah Smith inferior Colorado em 1826, ele chamou-lhe a primeira Seedskeedee, como nas cabeceiras do Rio Verde foram conhecidos da caçadores, mas também observou que os nativos chamam-lhe o Colorado.

Não está claro quando ou porque o nome de "Colorado" primeiro substituiu "Tizon" (TECON / Tison), que tinha sido o nome mais comum em mapas desde 1540. Entre os mapas na Biblioteca do Congresso, a cada uso do "Colorado" (ou Colorade) de 1720 e antes de ser aplicada a um afluente do que é hoje a Gila River que parece melhor para corresponder com o Rio Verde de hoje. O primeiro mapa em que a recolha, que substitui "Tizon" com o "Colorado" é um mapa a partir de 1743.

O mapa que resultaram Escalante da expedição em 1776 rótulos o canal principal como o Colorado até a confluência dos rios Nabajoo e Zaguananas. A informação associada leva um a concluir que a Nabajoo corresponde à San Juan e as Zaguananas para o Colorado a partir daí para o rio Dolores. Neste mapa do Colorado acima da Dolores é chamado de Rafael, e do Rio Verde (chamado Buenaventura Rio) é erroneamente desviados para o sudoeste, e em que agora é chamado Lago Sevier. Quando Escalante da revista registros sua travessia do San Rafael, ele observa que os americanos nativos conhecia este rio como o Colorado. Ele também observa que os indígenas disseram que este rio tinha origem em um lago distante, mas o lago não é traçado sobre o mapa resultante. É evidente a partir de uma série de mapas do período em que as pessoas não estavam conscientes da distância entre o Colorado da confluência com o Dolores e as encostas ocidentais da Frente Gama. Em um mapa a partir de 1847 por John Disturnell, o Rafael é substituído com o Green River, enquanto a parte superior do Colorado (ou, mais correctamente, o que seria chamado o Grande Rio) não é mostrada em todos.


Grande Rio
"Grande Rio" é o nome, uma vez aplicado ao rio Colorado a partir de suas nascentes no Parque Nacional das Montanhas Rochosas à sua confluência com o Rio Verde, em Utah. Isto deu origem a vários nomes, incluindo agora órfãs Grande Lago, Grand Valley, Grand Junction, Grand County, Colorado, e Grand County, Utah. A primeira aparição de um mapa sobre esse nome poderia ser no mapa por Henry Schenck Tanner (1836). O nome lá substitui o nome de Rio Rafael, que aparece em muitos mapas anteriores. O chefe deste ramo do Colorado é apresentado como mais ou menos na mesma latitude que longos Peak, no Colorado. Não há nada que corresponde ao traçado Green River, que não corresponde com o curso da Dolores (apesar de alguns mapas que mostram o anterior Dolores com razoável precisão), e nas cabeceiras, tanto do Rio Grande ( "Rio del Norte") e, sobretudo, o rio Arkansas são indicados para chegar a uma maior latitude.

Um mapa de David H. Burr (1839) mostra a "rio Colorado do Oeste" decorrentes das cabeceiras do Rio Verde para o Golfo da Califórnia, com o "Grande Rio", como um afluente ramificação para o leste, o terceiro afluente rio acima a partir do Nabajoo (San Juan). O Green River é chamado não separadamente. As cabeceiras do Grande são representadas como estando muito perto da nascente do Rio Grande (que é identificado como "Rio Bravo del Norte"), bem como as do rio Arkansas. Uma nota textuais no mapa indica que pouco se sabe desta área.

Em 1921, Edward T. Taylor E.U. Representante manifestaram o Congresso Comité Interestatal sobre Comércio Exterior e para mudar o nome do Rio Grande como o Colorado River. Em 25 de julho de 1921 foi feita a alteração do nome oficial na Assembleia Comum Resolução 460 do 66o Congresso, sobre as acusações de representantes de Wyoming e Utah e do United States Geological Survey, que notar que a bacia de drenagem do Rio Verde foi mais de 70 % a mais extensa do que a do Rio Grande, embora a um nível ligeiramente superior transportadas Grande volume de água na sua confluência com o verde.


Horseshoe Bend é uma forma de ferradura meandro do rio Colorado localizada perto da cidade de Page, Arizona
Curso

Pré-História

É a opinião de alguns geólogos que, antes do Golfo da Califórnia entrou em vigor em cerca de 7-8 milhões de anos atrás, o rio Colorado inicialmente tinha a sua saída em algum lugar ao longo que é agora a Califórnia costa. Eles acreditam que o massivo Monterey Canyon submarino sob Monterey Bay juntamente com os associados sedimentares submarinos ventilador pode ser remanescentes de Colorado do antigo ponto de venda. A norte canyon se mudou para a sua localização actual por acção da Falha de San Andreas e teria Santa Barbara sido de aproximadamente onde está localizado, quando ambos Falha de San Andreas e do Golfo da Califórnia entrou em estar.


Hoje
A fonte do rio Colorado é La poudre Pass Lago, situado no alto do Parque Nacional das Montanhas Rochosas, apenas a oeste do Continental Divide. Abaixo Rocky Mountain National Park, o rio que flui através do Kawuneeche Vale e, em seguida, através de fluxos Grande Lago, a maior massa de água natural no Colorado, antes de ser represado para criar Shadow Mountain Reservatório. O rio desemboca no lago Granby então, um outro reservatório, e, finalmente, começa a sua viagem para o Golfo da Califórnia onde E.U. Highway 40 aproximadamente paralelos ao rio para a cidade de Kremmling, onde ela entra Gore Canyon. A maior parte dos afluentes do rio Colorado dentro são pequenas.
 
No entanto, há excepções, como a Gunnison e Loucos Fork Rivers, em que enormes quantidades de água corrente. Cerca de uma centena de milhas mais tarde se reúne a Eagle River, na cidade de Dotsero, Colorado, onde I-70 e paralelos ao rio através Glenwood Canyon. O rio, em seguida, atravessa a cidade de Glenwood Springs onde se juntou pela rapidez fluindo Roaring Fork River. Oeste de Glenwood Springs, Colorado atravessa o Vale do Grande e juntou-se a Gunnison River em Grand Junction. De lá, ela flui para o oeste Utah fronteira e Westwater Canyon. O Colorado aqui varia de 200 a 1200 pés de largura (60 a 370 m) e de 6 a 30 pés de profundidade (2 a 9 m), com eventuais áreas mais profundas.


Um remoto trecho do rio Colorado do Escalante na Grande Rota CanyonThe rio vira sudoeste perto Fruita, Colorado, e se uniram pelo Dolores rio logo após entrar Utah. Ela faz parte da fronteira sul do Parque Nacional Arches perto de Moab, Utah, e depois passa por Dead Horse Point State Park e através Canyonlands Parque Nacional onde se reuniu por um dos seus principais afluentes, o Rio Verde. O Colorado, então flui em Lake Powell, formado pela Barragem Glen Canyon. Abaixo da barragem, a água liberada a partir do fundo do lago Powell faz com que o rio claro, limpo e frio. Arizona, o rio faz a dramática Horseshoe Bend, em seguida, em Lees Ferry se juntou a outro afluente, a quente, raso, enlameada Paria River, e inicia o seu curso através Marble Canyon. Aqui, o Colorado vai de 175 a 700 pés de largura (53 a 213 m) e de 9 a 130 pés de profundidade (3 a 40 m).

No extremo sul de Marble Canyon, o rio se une por outro afluente, o Little Colorado, e em seguida o rio vira abruptamente oeste diretamente em toda a linha de falhas e dobras do planalto, através do Grand Canyon, que é 217 milhas de comprimento (349 km) e de 4 a 20 milhas de largura (de 6 a 30 km) entre a parte superior do penhasco. As paredes, 4000 a 6000 metros de altitude (1200 a 1800 m), cair em sucessivas escarpas de 500 a 1600 pés (150 a 490 m), em faixas de cores para o esplêndido estreito desfiladeiro do presente rio.

Abaixo da confluência do rio Virgem de Nevada, o Colorado abruptamente gira sul. Hoover Dam, construída durante a Grande Depressão, formas lago Mead, um popular site recreação, bem como o fornecedor da maior parte da água para a cidade de Las Vegas. De Hoover Dam, o rio que flui sul e faz parte da fronteira entre o Arizona e Nevada e entre Arizona e Califórnia. Ao longo da Califórnia, Arizona alcance do rio, mais quatro barragens são operados para desviar água para irrigação agrícola e para a recreação. Lago Mohave, formado por Davis Dam, encontra-se na porção sul do lago Mead National Recreation Area. Lake Havasu, formada por Parker Dam, proporciona lazer, bem como a casa do aposentado New London Bridge. As restantes duas barragens abastecimento da água: Palo Verde Diversion Dam Dam e Imperial. Aqui, o rio Colorado em largura varia de 700 a 2500 pés (210 a 760 m) e 8-100 pés de profundidade (2 a 30 m).

Abaixo o Black Canyon do rio diminui em declive e em seu curso inferior fluxos sedimentares em um amplo vale do rio acima da planície estuarina distintos Yuma, onde se juntou pela Gila River. O canal através de uma grande parte desta região é rodadas em um dique-como aterro situada acima da planície ao longo do qual a água derrames escapar em tempo de cheias. Este dique corta o fluxo do rio para a zona baixa notável no sul da Califórnia conhecida como a Salton Sink, Coachella Valley, ou Imperial Valley. A Salton Sumidouro está localizado abaixo do nível do mar e, portanto, a descida do rio perto de Yuma é muito maior do que a descida da Yuma para o abismo.

O curso inferior do rio, que forma a fronteira entre a Baixa Califórnia e de Sonora, é essencialmente uma gota ou um riacho seco hoje devido ao uso do rio como fonte de irrigação do Vale Imperial. Antes de meados do século 20, o Delta do Rio Colorado proporcionou um rico estuário pantanosas que agora é essencialmente desidratado, mas ainda assim é um importante recurso ecológico.


Alterações climáticas
Segundo a Defesa dos Recursos Naturais do Conselho da Bacia do Rio Colorado, que se estende de Wyoming para o México, está no centro das mudanças climáticas mais quentes no oeste dos Estados Unidos. Desde a década de 1970, contribuíram para aumento das temperaturas anteriores snowmelts, ea bacia tem aquecido mais do que qualquer outro na área contígua Estados Unidos.

Como resultado, o volume de água na bacia está a diminuir. Os anos de 2000 a 2004 foram os únicos cinco anos consecutivos na história gravada com água abaixo da média. Lake Powell, um dos principais reservatórios da bacia, é de apenas 45 por cento cheio.


Elevação resumo
Aproximado altura acima do nível do mar em diversos locais chave:

Pés Metros Localização
9000 2750 Colorado cabeceiras (Rocky Mountains)
6100 1850 ao meio-Colorado Utah fronteira
4300 1300 Colorado, Utah fronteira
3850 1170 ao meio-Utah Arizona fronteira
3700 1130 Utah, Arizona fronteira (Wahweap Bay)
3000 900 meio de Grand Canyon (Rider Point)
2800 850 Grand Canyon North Rim
2500 760 Grand Canyon South Rim
1200 365 Lake Mead (acima Hoover Dam)
600 183 abaixo Hoover Dam
485 150 Califórnia-Nevada-Arizona border
100 30 Califórnia-Arizona-México fronteira

Note que a diferença significativa entre a altura de apresentar o aro do Grand Canyon (cerca de 8.000 pés; 2440 m) e os níveis em que o rio entrada / saída que dá origem à teoria de que a sua geológicas turbulência deve ter começado em torno do mesmo tempo, o rio começou a fluir através dele e erodindo ele (desde rios não correm para cima, caso contrário teria seguido um outro caminho em torno da agitação). Estimativas para o início desta erosão / turbulência processo variam de 5 a 70 milhões de anos atrás.


Engenharia

Glen Canyon Dam e Lake PowellIn o Outono de 1904, as águas do rio fugiu em um desvio do canal a alguns quilômetros abaixo Yuma, Arizona, a criação do Novo Rio e Rio Alamo. Os rios re-criada na Califórnia um grande mar interior, em uma área que tinha frequentemente inundadas antes, por exemplo, em 1884 e 1891, quando ele tinha um tempo para praticamente abandonado seu antigo território mexicano através de curso para o Mar de Cortez. Contudo, foi efetivamente represado na primeira parte de 1907 e voltou ao seu curso normal, a partir da qual, no entanto, havia ainda muita fuga ao Mar Salton. Em Julho de 1907, a barragem foi concluída permanente. Do Black Canyon do Colorado para o mar normalmente flui através de um deserto-como bacia.


Do Hoover DamThe Colorado River é uma grande e em alguns casos vida-sustentação fonte de água para irrigação, beber, e de outras aplicações por pessoas que vivem em zonas áridas do sudoeste americano. Alocação de água do rio é regido pelo rio Colorado Compact. Várias barragens foram construídas ao longo do rio Colorado, que começa com Glen Canyon Dam Utah-Arizona perto da fronteira. Outras barragens incluem Hoover Dam, Parker Dam, Davis Dam, Palo Verde Diversion Dam, e Imperial Barragem. Desde a conclusão das barragens, a maioria do rio, em anos normais hidrológicas são desviados para fins agrícolas e municipais de abastecimento de água.

As últimas gotas do Colorado evaporar no Deserto Sonoran, milhas até o rio atinja o Golfo da Califórnia. Quase 90% do total de água do rio é desviada para fins de irrigação. The All-American Canal é o maior canal de irrigação do mundo, e comporta um volume de água de 15.000-30.000 ft ³ / s (420 a 850 m³ / s), tornando-o maior volume do que em Nova York do rio Hudson. O canal de águas são utilizadas para irrigar o erma mas fértil Imperial Valley, onde pode passar vários anos entre mensuráveis das chuvas. Hidrologia transporte modelos são utilizados para avaliar a gestão do fluxo do rio e da qualidade da água.

Hoover Dam (originalmente Boulder Dam, ea primeira barragem do seu tipo) foi concluída em 1936. Seu represamento do rio no Deserto Mojave cria lago Mead, que fornece água para a irrigação ea geração de energia hidroelétrica.

Várias cidades como Los Angeles, Las Vegas, San Bernardino, San Diego, Phoenix e Tucson têm aqueducts levando todo o caminho de volta ao rio Colorado. Um destes é o aqueduto Central Arizona Project ( "PAC") do canal, que foi iniciado na década de 1970 e terminaram na década de 1990. O canal começa a Parker Dam e executa todo o caminho até Phoenix e Tucson, em seguida, para complementar essas cidades "água necessidades.

O menor é navegável por Colorado moderados a grandes e médias embarcações. O menor rio de Davis Dam até Yuma grande roda de pás é navegável por barcos e batelões rio, mas navegação comercial no rio não é importante, porque o rio é cortado a partir do mar, tornando a outros meios de transporte mais eficiente na região. Antes da ferrovia chegou, o menor Colorado River entre o mar perto de hoje Laughlin, Nevada foi um importante meio de transporte por grandes vapor. A maior parte do resto do rio, excluindo as corredeiras nos desfiladeiros, é navegável por pequenas a moderadas e médias embarcações fluviais e poder barcos.


Colorado River
Moab urânio rejeitos
Atlas Mineral Corporation operado uma fábrica de processamento de urânio na zona de Moab, Utah, na margem norte do rio Colorado pouco menos de três milhas (5 km) do centro de Moab. Como um subproduto do processamento de urânio actividades, um número estimado de 16 milhões ton pilha de rejeitos perigosos quimicamente e radioactivamente existe. A pilha está localizada a cerca de 700-800 pés a partir do rio Colorado. Embora nenhuma contaminação foi detectada, a proximidade do material para a bacia hidrográfica tem sido uma preocupação. O Senado tem autorizado os E.U. Departamento de Energia do orçamento $ 22,8 milhões em 2007 para iniciar o projeto de passar o urânio rejeitos mais longe do rio. O plano é para mover os materiais contaminados 30 milhas (48 km) a norte localizado em um local de eliminação Crescente Junction, Utah. O projeto está previsto para ser concluído até 2028 com os actuais planos de financiamento, pelo custo total estimado de E.U. $ 720 milhões.


Vida Selvagem
A bacia do rio Colorado é o lar de quatorze espécies nativas de peixes. Quatro são endêmicas e ameaçadas: Colorado pikeminnow (ex-Colorado squawfish), porco selvagem sucker, bonytail caboz, e corcunda caboz. O Upper Colorado River Ameaçadas Peixe Recuperação Programa é um esforço por controversos os E.U. Fish and Wildlife Service, em conjugação com o Arizona e Game Fish Departamento, a Divisão de Fauna Silvestre Colorado, Utah e do Departamento de Vida Selvagem recuperar esses peixes ameaçadas.
 
Inglês
The Colorado River ('Aha Kwahwat in Mojave) is a river in the southwestern United States and northwestern Mexico, approximately 1,450 mi (2,330 km) long, draining a part of the arid regions on the western slope of the Rocky Mountains. The natural course of the river flows into the Gulf of California, but the heavy use of the river as an irrigation source for the Imperial Valley has desiccated the lower course of the river in Mexico such that it no longer consistently reaches the sea.

The Colorado River drains 242,900 sq mi (629,100 km²). Total flows of the river range from 4000 cubic feet per second (113 m³/s) in droughts to 1,000,000 ft³/s (28,000 m³/s) in severe floods. With the construction of massive power dams on the lower course of the river, flows of over 70,000 ft³/s (2000 m³/s) are unusual. The mean flow of the river was 22,000 ft³/s (620 m³/s) during the period between 1903-34. From 1951-80, the average flow was less than 4,000 ft3/s. Historically the flow was much higher before water usage began in the basin.


History

Early records
The existence of the Colorado River was first noted in the records of written history in September, 1539, when Francisco de Ulloa sailed to the head of the Gulf of California and rowed a short distance upstream. It was next seen by Hernando de Alarcon who in 1540 led the maritime contingent of Coronado's expedition. The plan was to meet the land based force and resupply them. Alarcon ascended the river about 85 Spanish miles to the limit of navigation near present-day Yuma, Arizona. He waited for Coronado, but eventually despaired, cached some supplies and correspondence, left a note on a tree, and departed. Coronado's land forces never reached that location, but Melchior Diaz, on his third expedition, went to see if he could establish contact with Alarcon. By the time he reached the Colorado, however, Alarcon had already left.
 
The Native Americans told him what they knew of Alarcon's presence and that he had left a cache of supplies. Diaz found the note and the supplies. Diaz named the river Rio del Tizon ("River of Embers" or "Firebrand River") based on a practice used by the natives for warming themselves. Meanwhile, Coronado (who at the time was near Zuni, New Mexico) had learned from one of his scouting parties that the natives spoke of a large river to the west. He sent Garcia Lopez de Cardenas to lead a contingent of men to find this river. They did find it at what is now known as the Grand Canyon, becoming the first people of European background to see it. Their failed attempts at reaching the river led them to conclude that it would not be possible to be supplied via the Gulf of California and the river.


Colorado River in the Grand Canyon from Desert ViewThe following year, Francisco de Bolanos sailed to the mouth of the river on the Gulf of California. One of his pilots, Domingo del Castillo, prepared a map of the Mexican coast. He charted three rivers at the head of the gulf and named them Brazo de laguna p., Rio de buena Guia p., and Brazo de Mira flores p.. The last of these is the longest. Later references suggest that Brazo de Mira flores referred to what is now called the Gila River, and that Rio de buena Guia was his name for the Colorado. (In spite of these records, the error that California was an island persisted for more than a century, especially among European cartographers.)


The Colorado River from LaughlinComparisons of 17th, 18th, and early 19th-century maps reveal a parade of names being applied to the Colorado and its tributaries, as well as a variety of courses, as cartographers learned or made up the geography of the region. On a map by Nicholas Sanson (1650) the R. del Tecon and the R. de Coral share a common mouth on the gulf. A number of maps show the Gila River (sometimes just the lower, sometimes the whole) as the Rio Grande de las Apostoles. A 1763 map by Emanuel Bowen equates the Apostles with the del Coral. A 1720 map by Fer Nicholas labels the main body of the Colorado as Rio del Tison, and a tributary of the Apostles/Gila as Rio Colorade. In 1703 Guillaume de L'Isle showed a Rio de buena esperanza as a major tributary of the Tison, but it is not clear if this tributary corresponds better with the Little Colorado or the San Juan.
A map by Herman Moll (1720) charts the Tison and the Gila with separate mouths. Upriver from a tributary of the Tison that would appear to correspond with today's Virgin River, the name for the main channel is given as R. of Good Hope. On other maps Good Hope/Buena Esperanza are transferred to a tributary of the Gila. A map of 1757 gives the name of the main course as Rio Colorado de los Martyres. A map of 1781 by Jonathan Carver charts a major split in the river and labels the eastern branch "Colorado" and the western branch Martyres. A map from 1758 by Didier Robert de Vaugondy applies the name Colorado to a river that reaches north to the headwaters of the Missouri, best corresponding to today's Green River. When Jedediah Smith first reached the lower Colorado in 1826, he first called it the Seedskeedee, as the headwaters of the Green River were known to the trappers, but also noted that the natives called it the Colorado.

It is not clear when or why the name "Colorado" first replaced "Tizon" (Tecon/Tison), which had been the most common name on maps since 1540. Among the maps in the Library of Congress, every use of "Colorado" (or Colorade) from 1720 and before is applied to a tributary of what is now the Gila River that seems best to correspond with today's Verde River. The earliest map in that collection that replaces "Tizon" with "Colorado" is a map from 1743.

The map that resulted from Escalante's expedition in 1776 labels the main channel as the Colorado up to the confluence of the Nabajoo and Zaguananas rivers. The associated information leads one to conclude that the Nabajoo corresponds to the San Juan and the Zaguananas to the Colorado from there to the Dolores River. On this map the Colorado above the Dolores is called the Rafael, and the Green River (named Buenaventura River) is erroneously diverted to the southwest and to what is now called Sevier Lake. Where Escalante's journal records his crossing of the San Rafael, he notes that the Native Americans knew this river as the Colorado. He also notes that the natives said this river had it source in a distant lake, but the lake is not charted on the resulting map. It is evident from a number of maps of the period that people were not aware of the distance between the Colorado's confluence with the Dolores and the western slopes of the Front Range. On a map from 1847 by John Disturnell, the Rafael is replaced with the Green River, while the upper Colorado (or more correctly, what would be called the Grand River) is not shown at all.


Grand River
"Grand River" is the name once applied to the Colorado River from its headwaters in Rocky Mountain National Park to its confluence with the Green River in Utah. This gave rise to several now orphaned names including Grand Lake, Grand Valley, Grand Junction, Grand County, Colorado, and Grand County, Utah. The earliest appearance of this name on a map could be on the map by Henry Schenck Tanner (1836).The name there replaces the name of Rio Rafael, which appears on many earlier maps. The head of this branch of the Colorado is shown as at about the same latitude as Longs Peak in Colorado. There is nothing charted that corresponds to the Green River, nothing that corresponds with the course of the Dolores (even though some earlier maps did show the Dolores with reasonable accuracy), and the headwaters of both the Rio Grande ("Rio del Norte") and especially the Arkansas River are shown to reach to a higher latitude.

A map by David H. Burr (1839) shows the "Colorado River of the West" flowing from the headwaters of the Green River to the Gulf of California, with the "Grand River" as a tributary branching to the east, the third tributary upriver from the Nabajoo (San Juan). The Green River is not separately named. The headwaters of the Grand are depicted as being very close to the headwaters of the Rio Grande (which is labeled "Rio Bravo del Norte") as well as those of the Arkansas River. A textual note on the map indicates that little is known of this area.

In 1921, U.S. Representative Edward T. Taylor petitioned the Congressional Committee on Interstate and Foreign Commerce to rename the Grand River as the Colorado River. On July 25, 1921 the name change was made official in House Joint Resolution 460 of the 66th Congress, over the objections of representatives from Wyoming and Utah and the United States Geological Survey which noted that the drainage basin of the Green River was more than 70% more extensive than that of the Grand River, although the Grand carried a slightly higher volume of water at its confluence with the Green.


Horseshoe Bend is a horseshoe-shaped meander of the Colorado River located near the town of Page, Arizona
Course

Prehistory
It is the opinion of some geologists that before the Gulf of California came into being some 7-8 million years ago, the Colorado River initially had its outlet somewhere along what is now the California coast. They believe that the massive Monterey Submarine Canyon under Monterey Bay along with the associated undersea sedimentary fan may be remnants of the Colorado's ancient outlet.The canyon has moved north to its current location by the action of the San Andreas Fault and would have been approximately where Santa Barbara is located when both the San Andreas Fault and the Gulf of California came into being.


Today
The Colorado River's source is La Poudre Pass Lake, located high in Rocky Mountain National Park, just west of the Continental Divide. Below Rocky Mountain National Park, the river flows through the Kawuneeche Valley and then flows through Grand Lake, the largest natural body of water in Colorado, before being dammed to create Shadow Mountain Reservoir. The river then flows into Lake Granby, another reservoir, and finally begins its journey to the Gulf of California where U.S. Highway 40 roughly parallels the river to the town of Kremmling, where it enters Gore Canyon. Most of the river's tributaries within Colorado are small. However there are exceptions, such as the Gunnison and Roaring Fork Rivers, in which massive amounts of water flow. About a hundred miles later it meets the Eagle River in the town of Dotsero, Colorado, and where I-70 parallels the river through Glenwood Canyon. The river then passes through the city of Glenwood Springs where it is joined by the swift flowing Roaring Fork River. West of Glenwood Springs, the Colorado runs through the Grand Valley and is joined by the Gunnison River in Grand Junction. From there it flows westward to the Utah border and Westwater Canyon. The Colorado here ranges from 200 to 1200 feet wide (60 to 370 m) and from 6 to 30 feet in depth (2 to 9 m) with occasional deeper areas.


A remote stretch of the Colorado River from the Escalante Route in the Grand CanyonThe river turns southwest near Fruita, Colorado, and is joined by the Dolores River soon after entering Utah. It partially forms the southern border of Arches National Park near Moab, Utah, and then passes by Dead Horse Point State Park and through Canyonlands National Park where it is met by one of its primary tributaries, the Green River. The Colorado then flows into Lake Powell, formed by the Glen Canyon Dam. Below the dam, water released from the bottom of Lake Powell makes the river clear, clean, and cold. Just south of the town of Page, Arizona, the river forms the dramatic Horseshoe Bend, then at Lees Ferry is joined by another tributary, the warm, shallow, muddy Paria River, and begins its course through Marble Canyon. Here, the Colorado ranges from 175 to 700 feet in width (53 to 213 m) and 9 to 130 feet in depth (3 to 40 m).

At the southern end of Marble Canyon, the river is joined by another tributary, the Little Colorado, and the river then turns abruptly west directly across the folds and fault line of the plateau, through the Grand Canyon, which is 217 miles long (349 km) and from 4 to 20 miles wide (6 to 30 km) between the upper cliffs. The walls, 4000 to 6000 feet high (1200 to 1800 m), drop in successive escarpments of 500 to 1600 feet (150 to 490 m), banded in splendid colours toward the narrow gorge of the present river.

Below the confluence of the Virgin River of Nevada, the Colorado abruptly turns southward. Hoover Dam, built during the Great Depression, forms Lake Mead, a popular recreation site as well as the supplier of most of the water for the city of Las Vegas. From Hoover Dam, the river flows south and forms part of the boundary between Arizona and Nevada and between Arizona and California. Along the California-Arizona reach of the river, four additional dams are operated to divert water for agricultural irrigation and for recreation. Lake Mohave, formed by Davis Dam, lies in the southern portion of the Lake Mead National Recreation Area. Lake Havasu, formed by Parker Dam, provides recreation as well as the home of the retired New London Bridge. The two remaining dams supply irrigation water: Palo Verde Diversion Dam and Imperial Dam. Here, the Colorado River ranges in width from 700 to 2500 feet (210 to 760 m) and from 8 to 100 feet in depth (2 to 30 m).

Below the Black Canyon the river lessens in gradient and in its lower course flows in a broad sedimentary valley's distinct estuarine plain upriver from Yuma, where it is joined by the Gila River. The channel through much of this region is bedded in a dike-like embankment lying above the floodplain over which the escaping water spills in time of flood. This dike cuts off the flow of the river to the remarkable low area in southern California known as the Salton Sink, Coachella Valley, or Imperial Valley. The Salton Sink is located below sea level; therefore, the descent from the river near Yuma is very much greater than the descent from Yuma to the gulf.

The lower course of the river, which forms the border between Baja California and Sonora, is essentially a trickle or a dry stream today due to use of the river as Imperial Valley's irrigation source. Prior to the mid 20th century, the Colorado River Delta provided a rich estuarine marshland that is now essentially desiccated, but nonetheless is an important ecological resource.


Climate change
According to the Natural Resources Defense Council the Colorado River Basin, which stretches from Wyoming to Mexico, is at the center of hotter climate changes in the Western United States. Since the 1970s, rising temperatures have contributed to earlier snowmelts, and the basin has warmed more than any other area in the contiguous United States.

As a result, the volume of water in the basin is decreasing. The years 2000 to 2004 were the only five consecutive years in recorded history with water flow below average. Lake Powell, one of the basin's main reservoirs, is only 45 percent full.


Elevation summary
Approximate heights above sea level at several key locations:

Feet Meters Location
9000 2750 Colorado headwaters (Rocky Mountains)
6100 1850 midway to Colorado-Utah border
4300 1300 Colorado-Utah border
3850 1170 midway to Utah-Arizona border
3700 1130 Utah-Arizona border (Wahweap Bay)
3000 900 midway to Grand Canyon (Rider Point)
2800 850 Grand Canyon North Rim
2500 760 Grand Canyon South Rim
1200 365 Lake Mead (above Hoover Dam)
600 183 below Hoover Dam
485 150 California-Nevada-Arizona border
100 30 California-Arizona-Mexico border

Note that the significant difference between the present height of the rim of the Grand Canyon (about 8000 ft; 2440 m) and the levels at which the river enters/exits it gives rise to the geologic theory that its upheaval must have begun around the same time the river began flowing through it and eroding it (since rivers do not run uphill, it would have otherwise followed some other path around the upheaval). Estimates for the beginning of this erosion/upheaval process range from 5 to 70 million years ago.


Engineering

Glen Canyon Dam and Lake PowellIn the autumn of 1904, the river's waters escaped into a diversion canal a few miles below Yuma, Arizona, creating the New River and Alamo River. The rivers re-created in California a great inland sea in an area that it had frequently inundated before, for example, in 1884 and 1891, when it had for a time practically abandoned its former course through Mexican territory to the Sea of Cortez. However, it was effectively dammed in the early part of 1907 and returned to its normal course, from which, however, there was still much leakage to the Salton Sea. In July 1907, the permanent dam was completed. From the Black Canyon towards the sea the Colorado normally flows through a desert-like basin.


From the Hoover DamThe Colorado River is a major and in some cases life-sustaining source of water for irrigation, drinking, and other uses by people living in the arid American southwest. Allocation of the river's water is governed by the Colorado River Compact. Several dams have been built along the Colorado River, beginning with Glen Canyon Dam near the Utah-Arizona border. Other dams include Hoover Dam, Parker Dam, Davis Dam, Palo Verde Diversion Dam, and Imperial Dam. Since the completion of the dams, the majority of the river in normal hydrologic years is diverted for agricultural and municipal water supply. The Colorado's last drops evaporate in the Sonoran Desert, miles before the river reaches the Gulf of California. Almost 90% of all water diverted from the river is for irrigation purposes. The All-American Canal is the largest irrigation canal in the world and carries a volume of water from 15,000 to 30,000 ft³/s (420 to 850 m³/s), making it larger in volume than New York's Hudson River. The canal's waters are used to irrigate the parched but fertile Imperial Valley, where several years can pass between measurable rainfalls. Hydrology transport models are used to assess management of the river's flow and water quality.

Hoover Dam (originally Boulder Dam, and the first dam of its type) was completed in 1936. Its impoundment of the river in the Mojave Desert creates Lake Mead, which provides water for irrigation and the generation of hydroelectric power.

Several cities such as Los Angeles, Las Vegas, San Bernardino, San Diego, Phoenix, and Tucson have aqueducts leading all the way back to the Colorado River. One such aqueduct is the Central Arizona Project ("CAP") canal, which was begun in the 1970s and finished in the 1990s. The canal begins at Parker Dam and runs all the way to Phoenix and then Tucson to supplement those cities' water needs.

The lower Colorado is navigable by moderate to large-sized craft. The lower river from Davis Dam to Yuma is navigable by large paddlewheel boats and river barges, but commercial navigation on the river is unimportant because the river is cut off from the sea, making other means of transportation more efficient in the region. Before the railroads arrived, the lower Colorado River from the sea to near present-day Laughlin, Nevada was an important means of transportation via large steamers. Most of the rest of the river, excluding the rapids in the canyons, is navigable by small to moderate-sized river craft and power boats.


Colorado River
Atlas Mineral Corporation operated a uranium processing mill in the area of Moab, Utah, on the north bank of the Colorado River just under three miles (5 km) from downtown Moab. As a byproduct of uranium processing activities, an estimated 16 million ton pile of chemically and radioactively hazardous tailings exists. The pile is located about 700-800 feet from the Colorado River. Although no contamination has been detected, the proximity of the material to the watershed has been a concern. The Senate has authorized the U.S. Department of Energy to budget $22.8 million in 2007 to begin the project of moving the uranium tailings farther from the river. The plan is to move the contaminated materials 30 miles (48 km) north to a disposal site located at Crescent Junction, Utah. The project is expected to be completed by 2028 with current funding plans, at total estimated cost of US$720 million.


Wildlife

The Colorado River basin is home to fourteen native species of fish. Four are endemic and endangered: Colorado pikeminnow (formerly Colorado squawfish), razorback sucker, bonytail chub, and humpback chub. The Upper Colorado River Endangered Fish Recovery Program is a controversial effort by the US Fish and Wildlife Service, in conjunction with the Arizona Game and Fish Department, the Colorado Division Of Wildlife, and the Utah Department Of Wildlife to recover these endangered fish.

Referencias
Wikipedia
Ache Tudo e Região



  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel