Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Mamíferos

Tanreque

 
 
 

Rato do Mato comum

(Microtus arvalis)

 

  Um verdadeiro destruidor de colheitas


  Este '"rato do campo" não tem grandes problemas com a procura de alimento. No outono, ele enche a sua toca com cereais que obtém nos celeiros e armazéns. Pode ser visto no campo mesmo antes da colheita, roendo a espiga de todas as plantas desde o amanhecer até o anoitecer. Tamanha é a sua voracidade que ele pode destruir uma colheita inteira.
  Quando a safra é escassa, os ratos-do-mato saem, em grande número, à procura de alimento. Nada os detém. Bons viajantes e nadadores, eles atravessarão rios e montanhas. A falta de comida não os impede de roer tudo o que encontrarem; cristais de rocha, madeira e até mesmo cimento.

  Eles fazem isso para afiar seus dentes, que, de outra maneira, cresceriam demais. Esse roedor é encontrado na Europa, Ásia e América do Norte. Suas tocas, cavadas em solo seco, consistem em diversos túneis interligados. O rato-do-mato armazena aí o seu alimento e o comerá rapidamente se não descansar durante parte do inverno. O período de procriação vai de março até setembro. Estranhamente, quanto menos comida houver, mais rapidamente os ratos-do-mato se reproduzem, a ponto de constituírem uma horda devastadora. À fêmea pode ter até dez ninhadas por ano.

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Rodentia
FAMÍLIA: Cricetidae

 

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: cerca de 11 cm. mais 2.5 cm de cauda
Peso: 1 kg
Até 10 ninhadas por ano 4 a 10 filhotes de cada vez

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 setembro, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região