Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  RAPOSA DO ÁRTICO  
Graxaim do Campo
   
 


Um bom traje de inverno (Alopex logopus)

Que caçador distraído deixaria de notar esta belíssima presa de pele branca caída no chão gelado? Um passarinho se aproxima para dar uma olhada.



Numa fração de segundo, o falso defunto se levanta. Um bote, e o bisbilhoteiro imprudente foi apanhado e engolido. Este é apenas um dos muitos truques uma raposa do Ártico usa para conseguir seu alimento nas terras geladas do sul do Canadá, da Groenlândia e da Sibéria.

Ela se alimenta de roedores, quando consegue encontrá-los. Mas, na maior parte das vezes, contenta-se com animais mortos e resíduos depositados nas margens dos rios e lagos. A raposa do Ártico também consegue alimento visitando às escondidas os acampamentos de caçadores.



No inverno sua pele branca, que se torna acinzentada durante a primavera e o verão, funciona na neve como uma excelente camuflagem.

A pele da raposa é também um ótimo isolante, que lhe possibilita viver a temperaturas baixas, como -50ºC. Em março, a fêmea dá à luz uma ninhada de 4 a 11 filhotes. Quando sobreviverão depende da mãe ter ou não obtido alimento suficiente para comer durante o inverno.
Filo: Chordata
Classe: Mammalia 
Ordem: Carnívora
Família: Canidae
 
Características:

Comprimento: até 90 cm, incluindo a cauda
Pele (pêlos compridos) nas colas dos pés
Tempo de vida: 13 a 14 anos



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel