Pesquisar

Meio Ambiente

Lixo

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco
 
 

Monarda

 
Voltar

 

   

 

Medicinal: Monarda
Combate indisposições, flatulências, dores menstruais, insônia, náuseas e vômito.
Essência muito usada na fabricação de perfumes.
Uso caseiro: : Flor e folhas podem ser aproveitados em ramalhetes e potpourris. A flor atrai abelhas.
Uso culinário: Usar a folha para fazer infusão num tacho de esmalte, fervendo por 10 minutos. Por folhas frescas no chá da china para se obter o aroma Earl Grey. Juntar com moderação às saladas, recheios e carne de porco.
 

Nome Científico
Monarda Didyma - Família Labiadas
Origem
De origem norte americana, a palavra monarda deriva do botânico e médico espanhol Nicolás Monardes, de Sevilha, que escreveu sobre a flora da América em 1569. Chamou-a de bergamota porquê o aroma de suas folhas se assemelha ao cidrão (bergamota italiana). Tribos índias usavam a espécie silvestre para combater a gripe. Na Nova Inglaterra popularizou-se como chá.




Características e Cultivo
Erva vivaz, perene, rústica, de 60 cm a 1 metro, folha serrada, ovada, aguda, verde-escura, com nervuras avermelhadas, libertando aroma de água de colônia, mas intenso nas folhas novas. Os fascículos felpudos têm densas flores tubulosas, vermelho vivo, que desabrocham no fim do verão. O caule é pubescente, duro, estriado, quadrado, ramoso e tingido de vermelho nos nós. Gosta de locais úmidos.

Outras espécies
M. fistulosa - flores em botão cor de alfazema.
M.d. Blue stocking - flores azul púrpuras; folhas um pouco menos aromáticas do que as da bergamota.
M.d.Croftway pink - Flores rosa.


 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

 

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 23 outubro, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768