Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 
  MIGRAÇÃO  
VEJA NOTICIAS
   




GRANDES MIGRAÇÕES

As grandes migrações dos mamíferos, o verdadeiro espetáculo do movimento da natureza.

 


Conservacionistas americanos afirmam ter descoberto uma das maiores migrações de mamíferos do mundo no sul do Sudão. São 1,3 milhão de vários tipos de antílopes africanos, gazelas, entre outros mamíferos terrestres migratórios, além de 8 mil elefantes que foram observados em imagens aéreas numa área afetada pela guerra civil.

 

Sudão, 15/06/2007 - Rebanho de antílopes do tipo topi-da-costa, no sul do país

 



A descoberta surpreendeu cientistas, que esperavam que a vida selvagem tivesse desaparecido da região, baseados na experiência vivida em outras áreas da África que foram placo de guerras civis, como Moçambique e Angola. O grupo americano avistou uma coluna de antílopes migratórios de 80 km de extensão e 50 km de largura.

Sudão, 15/06/2007 - Fila de antílopes de 80 km de extensão e 50 km de largura é avistada

"Nunca vi vida selvagem em tais números, nem mesmo sobrevoando migrações em massa no (parque nacional de) Serengueti (na Tanzânia)", disse o cientista Michael Fay, que conduziu as pesquisas para a organização Wildlife Conservation Society (WCS), de Nova York. "Essa pode representar a maior migração de mamíferos grandes na Terra", disse ele.

Década de 80
A WCS pesquisou o sul do Sudão em 1982, um ano antes do início da guerra civil. Durante décadas de confrontos com o norte do país, obstáculos políticos e o próprio conflito impediam os estudos no local. Como parte de um acordo de paz de 2005, o Sul do Sudão formou uma região autônoma e vai fazer um referendo para decidir a independência em 2011.

Sudão, 15/06/2007 - O WCS constatou uma queda dramática nos números de animais como elefantes e zebras

Em janeiro de 2007 Fay, Paul Elkan - diretor do Programa da WCS para o Sul do Sudão, Malik Marjan, um cientista sudanês que trabalha na Universidade de Massachusetts Amherst, repetiram a pesquisa aérea da década de 80.

Sudão, 15/06/2007 - Apesar dos números altos, a WCS observou queda no número de elefantes em uma área que pensavam ter sido devastada pela guerra civil


Usando a mesma metodologia, rotas de vôo e altura de vôo, a equipe atravessou o Parque Nacional Boma, a região Jonglei e o Parque Nacional do Sul. Em uma área de mais de 93 mil quilômetros quadrados, eles encontraram vida selvagem, criações e atividades humanas.

Sudão, 15/06/2007 - Segundo especialistas, esta é uma das maiores migrações de mamíferos do mundo

Os cientistas estimam ter encontrado 800 mil antílopes africanos médios de orelhas brancas, 250 mil gazelas Mongalla, 160 mil antílopes do tipo topi-da-costa e 13 mil cervicabras (um outro tipo de antílope africano). Mas eles também constataram uma queda dramática nos números de outros animais como elefantes e zebras e, em algumas áreas, no número de búfalos.

Sudão, 15/06/2007 - A pesquisa começou em janeiro de 2007 e sobrevoou a mesma área pesquisada em 1982, antes da guerra civil


O WCS assinou acordos de cooperação com o governo do Sul do Sudão e seu Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Vida Selvagem e Turismo.
 

Sudão, 15/06/2007 - A equipe atravessou e fotografou o Parque Nacional de Boma, a região de Jonglei e o Parque Nacional do Sul do Sudão


 O plano vai transferir milhares de ex-combatentes rebeldes para os serviços de vida selvagem, ajudar a estabelecer e gerenciar redes oficiais de parques além de criar parcerias com comunidades locais e envolver o setor privado para usar práticas ambientais.


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 19 janeiro, 2017. Melhor visualizado em 1280x800 pixel