Pesquisar

Meio Ambiente

Lixo

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco
 
 

Malva

 
Voltar

 

   
 

 

Medicinal Malva
Expectorante, emoliente, diurética e calmante. Popularmente indicada para catarros de garganta e dos brônquios. Previne inflamações dentárias, dores de dente e extrações. Bom para inflamações da bexiga, intestinos e garganta.Benéfica contra picadas de insetos e irritações da pele. Recomendados banhos de assento no abrandamento da irritação dos intestinos. Popularmente costuma-se dar raízes da malva, à época da dentição, para que elas masquem, pois além de acalmar a dor, favorece o desgaste necessãrio da pele onde os dentes estão irrompendo. A folha fresca e lavada da malva, friccionadas em picadas dolorosas de insetos, logo aliviam a dor.
Infuso: Ferver por 10 minutos 20 gramas de malva em 1/2 litro de água. Tomar 3 ou 4 vezes ao dia.
Decocto: 5 gs em 100 ml de água, fervendo por 1 minuto e deixando em infusão durante 15 minutos. Tomar 3 vezes ao dia.

Inalação: 1 col de sobremesa de malva e 1 col de sopa de eucalipto para 100 ml de água fervente: desobstrui as fossas nasais e pode aliviar rinites e sinusites.
Excelente emoliente para pele e cabelo. Anti-rugas e refrescante.
Uso caseiro: Os caules da malva crispa podem ser utilizados como fibras com a qual se fabricam tecidos e cordões..
Uso culinário: As folhas frescas e vagens são comestíveis; nos países atacados pela fome são uma importante fonte de subsistência. As raízes podem ser fervidas ou cozidas no vapor e em seguida refogadas com manteiga e cebola.



Uso mágico:
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: As folhas e toda planta podem ser parasitadas pela Puccinia malvacearum (fungos), ficam manchadas e cheias de pústulas pardas: não devem ser usadas. Não deve ser usada por diabéticos.
Nomes Populares
Guanxuma, sidas, sardinheiras
Nome Científico
Malva parviflora L. / Família: Malváceas
Planeta
Vênus
Origem
As malváceas compreendem quase mil espécies, que se distribuem dos trópicos ao ártico. O nome da família vem do grego "malake"ou suave, uma vez que a planta cura e acalma.
Partes usadas
Folhas,flores e raízes.

Características e Cultivo
Anual, sub-lenhosa, comum nas culturas de solo arenoso e semi-arenoso, úmidos. caules ásperos de até 60 cm de altura, flores azuis, amarelas ou púrpuras. Folhas lobadas, com bordos ondulados, que podem ser pubescentes.Reprodução por sementes. Colher as folhas 6 meses após o plantio; as raízes podem ser colhidas após dois anos.
Outras espécies
Malva roxa (Urena lobata L.)
Malva silvestre - M.sylvestris L
Malvaísco - Althaea officinallis L
Malva rosa - Alcea rosea L.
Malva é um género botânico, bem como o nome vulgar de diversas espécies de plantas herbáceas da família Malvaceae. O género distribui-se geograficamente pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de África, Ásia e Europa. As suas folhas são alternadas, lobadas e palmadas. As flores medem de meio a 5 cm, com cinco pétalas rosa ou brancas.

Algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais em jardins, enquanto outras são invasivas, como na América, continente onde foram introduzidas.

Algumas são comestíveis como verdura. A M. verticillata é produzida, em escala limitada, na China.


[editar] Espécies
Existem muitas espécies de malvas. Que são muito difíceis de distinguir:

Cerca de 30 espécies, incluindo:
Malva alcea
Malva crispa - Malva-crespa
Malva borealis
Malva mauretanica
Malva moschata
Malva neglecta - Malva-redonda
Malva nicaeensis
Malva parviflora - Malva-de-flor-pequena
Malva pusilla
Malva sylvestris - Malva-silvestre
Malva verticillata - Malva-chinesa



 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

 

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 23 outubro, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768