Pesquisar

Meio Ambiente

Lixo

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco
 
 

Louro

 
Voltar

 

   

 

Medicinal Louro
Alivia cólicas menstruais e ajuda a curar afecções de pele e do ouvido. Atua contra cansaço e auxilia no tratamento de hemorróidas, reumatismo e contusões. Em infusão ajuda a fazer a digestão e estimular o apetite. As folhas também são usadas no preparo de unguentos (por exemplo a pomada com o sumo das folhas misturada com lanolina ou vaselina para picada de insetos).
Uso caseiro: Pendurar ramos pela casa para refrescar e perfumar o ar. As folhas nas gavetas e armários ajuda a afastar traças.

 

Uso culinário: Utilizar em pequenas quantidades em molhos, sopas, feijão, marinadas de carnes, caldos de peixe, recheios, carnes de caça. Retirar a folha antes de servir, pois pode amargar a comida.. Cozer em leite para aromatizar cremes de leite e ovos e pudins de arroz.
Efeitos colaterais: Consumido em grandes doses, tem efeito narcótico.



Nomes Populares
loureiro vulgar, loureiro dos poetas
Nome Científico
Laurus Nobilis / Família das lauráceas

Origem
Originária do Mediterrâneo, se adaptou bem em regiões de clima temperado:O loureiro era a árvore consagrada ao deus Apolo, deus grego da profecia, poesia e cura. As sacerdotisas transmitiam suas profecias após, entre outros rituais, comer uma folha de louro.
Na antiguidade greco-romana era símbolo de glória, com as coroas feitas da erva.

Lendas e Mitos
Na Idade Média era usado para afastar demônios, bruxas e raios. Uma superstição diz que quando morre um loureiro, ocorre um grande desastre.

Características e Cultivo
Árvore ou arvoreta aromática, de até 10 metros de altura. Flores amareladas seguidas por pequenos frutos azul escuro. Usa-se somente as folhas e eventualmente os frutos. Gosta de sol pleno em locais frios e meia sombra em regiões quentes. Solo leve e rico em matéria orgânica. Propagação por estaquia de galhos. Precisa de podas anuais de renovação.
Outras espécies
Alcaçuz da terra- periandra uruçú huê, vegeta espontaneamente no Paráná e SP. Raiz preta por fora e amarela por dentro. Caule esbranquiçado, folhas opostas, flores rosas ou azuis. Uso medicinal Moléstias inflamatórias e diuréticas.


 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 abril, 2014. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768