Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Insetos

Membracídeo

 
 
 

Besouro do Esterco (Escaravelhos)

(Scarabeus sacer)

 

 

 Um símbolo usado em arquitetura e joalheria

  Quando os sábios do antigo Egito viam o besouro do esterco fazendo rolar uma grande bola de lama ou esterco, imaginavam-se admirando a criação simbólica da Terra. A cabeça do besouro, com sua coroa franjada, significava o Sol e seus raios; a bola de esterco era a Terra girando no espaço. Assim, essa espécie de besouro tornou-se um símbolo sagrado, usado em arquitetura e joalheria.
  Outras espécies de escaravelho ou besouro do esterco são encontradas praticamente em todos os lugares.

 A bola que eles fazem rolar, de excremento de animais, principalmente de cavalos, pode ter até 4 cm de diâmetro. Quando terminam de preparar a bola, enterram-na em uma toca subterrânea, a fim de alimentar-se em paz.

Na época de reprodução, macho e fêmea juntos fazem uma bola em forma de pêra. Nela, a fêmea  deposita os ovos e, assim, as larvas ao nascer encontram o alimento esperando por elas.
  Há mais de 20 mil espécies de escaravelhos no mundo. Um grupo aparentado com eles, os fitófagos, alimenta-se de vegetais.

 

FILO: Arthropoda

CLASSE: Insecta

ORDEM: Coleoptera

FAMÍLIA: Scarabaeidae

 

CARACTERÍSTICAS:

Comprimento: cerca de 4 cm

Três pares de pernas

Vôo: pesado e barulhento

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 17 janeiro, 2017. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região