Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  BALEIA BRANCA  
Baleia Franca
   
 


Em extição
São caçadoras oportunistas, inteligentes e podem imitar vozes humanas

Esse belo exemplar de animal ( a baleia branca) é capaz de conviver com humanos e mesmo assimilar seus hábitos se adotado ainda filhote. Um belo exeplo disso é Mariana Campos. A mais bela beluga (baleia branca) do mundo! Dá para acreditar que alguem possa querer matar tamanha beleza e simpatia, o Japão, Islândia, Noruega entre outros dementes ainda praticam este crime bárbaro.


Taxonomia e evolução

A baleia branca ou beluga foi descrita pela primeira vez pelo zoólogo Peter Simon Pallas em 1776. É considerada um membro da família taxonômica Monodontidae, junto com o narval. O seu ancestral mais antigo conhecido é a hoje extinta Denebola brachycephala, do final do Mioceno.

Um único fóssil dessa espécie foi encontrado na península da Baixa Califórnia, indicando que esta família antes habitava águas mais quentes. O esqueleto indicou também que o tamanho das belugas (baleia branca) variava conforme o tamanho da crosta de gelo do planeta -- aumentando durante as eras glaciais, e diminuindo nos períodos seguintes.

O Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas considera tanto o nome baleia branca como beluga como nomes desta espécie. Esta baleia branca também é chamada canário do mar (em inglês, sea canary) por causa de seus assobios e cantos.

A baleia branca habita as águas frias em torno do círculo polar ártico, e comem uma grande variedade de peixes, lulas, crustáceos e polvos.

A baleia branca chega a medir até 5 metros de comprimento e pesa até 1,5 toneladas. Tem entre 8 a 10 dentes em cada maxila.


As baleias branca são muito cabeçudas, com um alto na cabeça denominado "melão" e com uma boca que parece estar a sorrir.

Possui uma cara "gorducha" e não tem a barbatana dorsal. Como a nona vértebra é desconectada e móvel, pode virar a cabeça de lado.

A baleia branca (beluga) usa a sua cor branca para se misturar com o gelo do Árctico, onde habita.

Vivem entre 25 a 30 anos e as fêmeas têm no máximo cerca de oito filhotes durante a sua vida.   As baleias branca possuem dimorfismos sexual. O sistema de acasalamento dessas baleias branca não foi descrito. 

Demora de 4 a 7 anos para as fêmeas adiquirem a maturidade sexual, e que leva 7 a 9 anos para os machos. 

A gestação da fêmea da baleia branca, dura cerca de catorze meses. Os filhotes são capazes de nadar, juntamente com suas mães desde o nascimento. A mãe fornece proteção e orientação para os filhotes, que são totalmente dependente do leite da mãe durante um ano, mas o aleitamento dura de 1,5 a 2 anos.


Os filhotes de baleias branca nascem com a pele cinza, depois escurece ainda mais até ficar quase negra, só quando chega a maturidade é que ficam brancos.

Calcula-se que existem no total 50 mil baleias branca (belugas) em todo o mundo. No século passado, as baleias branca diminuíram muito por causa da caça, pois utilizavam sua carne, gordura e pele (é o único cetáceo cuja pele pode ser utilizada como couro).

As baleias branca (belugas) vivem em grupos de mais ou menos 10 elementos, mas durante as migrações podem unir-se formando grupos de 200 a 10 mil!

As baleias branca são muito sociáveis e comunicam regularmente umas com as outras.

O nome deste animal tem origem na palavra russa "belukha" que significa, "branco". Vivem entre 25 a 30 anos e, as fêmeas têm no máximo cerca de oito filhotes durante a sua vida.

                      Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Família: Monodontidae
Género: Delphinapterus
Nome binomial
Delphinapterus leucas


A baleia branca é a menor e mais brincalhona "baleia" do Ártico ou Fantasma do Gelo como também são conhecidas, este motivo de interagir acaba desconhecendo o perigo, assim são facilmente caçadas por psicopatas humanoides.


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 21 outubro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel