Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  BEIJA FLOR BALANÇA RABO  
Retorno Noticias
   


Em extinção

Beijaflo.jpg (8362 bytes)    

Ramphodon dohrnii

Características: Bico quase reto e de mandíbula esbranquiçada. Todas as retrizes (penas da cauda) são da cor bronze-metálico uniforme, tendo as laterais (quatro de cada lado) a ponta branca. As partes superiores são bronzíneo-esverdeadas e as partes inferiores cor de canela. As zonas superciliares e malares são brancas e a área pós-ocular é negra.

 

A maxila é preta, a mandíbula amarela com ponta escura e os pés são amarelos. A fêmea tem o bico mais curvado, como também uma coloração mais pálida.

Voz: estrofe descendente, com três a quatro assobios fortes.


Nidificação: O ninho é construído na face inferior das folhas de bananeiras e palmeiras, com paredes finas, através das quais se vêem os ovos. É feito de fragmentos filiformes de plantas, intercalados com líquens e fragmentos maiores de plantas.
Fonte: MMA/SINIMA

Incubação: O tempo de incubação é de 15 dias e os filhotes permanecem no ninho por 27 dias. A época da incubação é de setembro a fevereiro. Ovo: 0,75 g, 17 x 10 mm. Asa 68 mm - cauda: 39 mm - bico: 29 mm.


Alimentação: Néctar. Retira o alimento de orquídeas, batendo as asas 80 vezes por segundo.


Comprimento: 12,2 a 13,7 cm.


Ocorrência Geográfica: Matas litorâneas do sul da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Observação: Helmut Sick cita apenas o município de São João da Barra/ES.


Cientista que descreveu: Boucier e Mulsant, 1852.

Categoria/Critério: Ameaçada. É um dos beija-flores mais ameaçados devido ao desmatamento desenfreado, que levou a uma extrema redução de sua população', e para piorar sua situação, os fogos de artíficios exterminam o resto quando procuram alimentos em cidades.

 
Classe: Aves

Ordem: Apodiformes

Família: Trochilidae
Nome científico: Ramphodon dohrnii

Nome vulgar: Beija-flor

Categoria: Ameaçada




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.




Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 04 outubro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel