Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  ARANHA  
Retorno Aranha Armadeira
   

Lista de Aracnídeos

Veja outro vídeo de Aranhas

As Aranhas são animais artrópodes pertencentes à ordem Araneae da classe dos aracnídeos.

 

A ordem Araneae está dividida em três subordens: a Mygalomorphae (aranhas primitivas), a Araneomorphae (aranhas modernas) e a Mesothelae, a qual contém apenas a Família Liphistiidae, constituída de aranhas asiáticas raramente avistadas.

 

  Existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos (atrás somente da ordem Acari). As aranhas são um grupo particularmente populoso também. Em um acre de gramado em uma colina não remexida na Inglaterra estimaram-se 2.265.000 indivíduos (BARNES e RUPPERT, 1994).

 

Aranhas possuem apenas dois segmentos corporais (ao contrário dos insetos, que possuem três): o céfalotórax, ou prosoma, (resultado do tórax fundido com a cabeça) e o abdômen chamado de opistosoma. Ambos são ligados por uma estreita haste chamada de pedúnculo. O corpo das aranhas é revestido por um exoesqueleto, uma estrutura rígida formada principalmente por quitina.



  As aranhas possuem oito pernas (enquanto insetos possuem seis) e seus olhos são lentes únicas, em vez de lentes compostas. Elas podem ter 8, 6, 4, 2 ou mesmo nenhum olho, como no caso de algumas aranhas cavernícolas.

 

Na cabeça têm dois pares de apêndices: as quelíceras, em forma de ferrão, formadas por quitina negra com uma ponta muito fina, e os pedipalpo (também chamados de palpos), que são utilizados para manipular alimentos. A boca fica entre os palpos. Há vários tipos de aranhas, as venenosas e aquelas que "saltam" querendo se proteger.


  Ao contrário do que muitos pensam, as aranhas não são insetos.
  Juntamente com os escorpiões, os carrapatos e os ácaros, as aranhas pertencem à classe dos aracnídeos e ao filo dos artrópodes, que inclui, além dos aracnídeos, a classe dos insetos, dos crustáceos e outras.


  Origem da palavra aranha: Foi o vocábulo grego aráchneque deu origem à palavra aranha e ao termo aracnídeo, que designa a classe à qual pertencem esses pequenos animais.


Dados interessantes; - As teias de uma aranha são 5 vezes mais fortes do que o aço no mesmo diâmetro. - Além disso a teia pode ainda se esticar 4 vezes mais que seu comprimento inicial. - As teias resistem a água e a temperaturas até -45ºC sem se romperem. - A aranha poderia morrer presa em sua própria teia, mais sua pata é equipada com pêlos que não permitem que isso aconteça. - Embora existam 35.000 espécies de aranhas, alguns estudiosos calculam até 100.000 espécies de aranhas. - Essas 35.000 espécies são divididas em mais de 100 famílias, sendo que apenas 20 á 30 espécies são consideráveis perigosas para o homem.

 
Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Arachnida

Ordem: Araneae

Sub-ordens
Mesothelae
Mygalomorphae
Araneomorphae

As aranhas distinguem-se dos insetos pelas seguintes características:
têm quatro pares de pernas;
não possuem asas ou antenas;
seu corpo divide-se em duas partes (cefalotorax e abdomem);
produzem uma seda ou teia.
O estudo das aranhas chama-se aracnologia.




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.




Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 16 janeiro, 2017. Melhor visualizado em 1280x800 pixel