Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  ABELHAS  
Podura
   
 


Um codigo super secreto.

Quando uma abelha operária, no curso da sua saida matiginal, encontra uma porção de flores recentemente abertas, ela se enche de pólen e néctar e volta velozmente à colmeia para comunicar o achado às companheiras.



Para indicar corretamente as comparnheiras a direção e a distancia das flores, as abelha tem um codigo muito engenhoso.


 Defronte à colmeia elas executam evoluções em forma de 8. Pela posição do obdomem da dançarina e pelo angulo que as evoluções fazem com a posição do sol, as outras operárias ficam sabendo onde estão as flores.


Mais uma espécie em extinção, cada vez mais humanos na terra e o homem em busca de alimentos destroi a biodiversidade usando produtos genéticamente modificados e usos de agrotóxico, a cada dia bilhões deste insetos estão desaparecendo, no Brasil já chega a 50% na China e outros paises europeus estão extintas.

Enquanto as operárias estão voando em busca de alimento, a rainha permanece na colmeia. Sua função é a reprodução da espécie. Ela é extraordinariamente fértil, pondo cerca de 1500 ovos por dia.

Alguns poucos desses ovos dão origem a rainhas; de outros poucos saem os machos (zangões); do restante nascem as operárias; as larvas que se transformarão em rainhas recebem alimentação especial.


A única função do zangão é o acasalamento com a rainha quando chega a hora de formar uma nova colmeia. Cada operária tem sue tarefa: colher pólen e nectar para o mel, cuidar das larvas, vigiar, limpar, recuperar e ventilar a colmeia.

Filo: ArthropodaClasse: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Familia: Apidae
Caracteristicas:
Dois olhois complexos e muitos olhos simples
Duas antenas sensíveis
Lingua tubular par succao
2 pares de asas membranosas
Abdome de 6 secções
Ferrão venenoso.


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 03 outubro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel