HISTORIA DE COARI  
Retorno  
   

 

 

O primeiro núcleo de povoamento do atual município de Coari, foi uma aldeia de índios fundada no início do séc. XVIII, pelo Jesuíta Alemão Samuel Fritz, com a denominação de Coari, por ficar à margem do lago desse nome.

Coari, segundo o cônego Ulysses Pennafort, vem das palavras indígenas "Coaya Cory" ou "Huary-yu", que significa respectivamente "rio do ouro" e "rio dos deuses".

A denominação dada ao rio que banha o município estendeu-se ao lago cuja a margem a sede municipal e, posteriormente ao município.
Habitavam primitivamente a região, os índios Catauixis, Irijus, Jumas, Jurimauas e outros.

Em 1759, a aldeia de Coari foi elevada a lugar, recebendo o nome de Alvelos, de origem portuguesa.
A sede da freguesia foi transferida em virtude da Lei n° 37, de 30 de setembro de 1854, para junto à foz do lago de Coari.

Poucos anos depois, desaparecia completamente o lugar Alvelos.

A freguesia foi elevada à Vila pela Lei n° 287, de 1° de maio de 1874, com a denominação de Vila de Coari, cuja a instalação ocorreu a 2 de dezembro do mesmo ano.

A 15 de novembro de 1890, foi instalado o termo judiciário de Coari. A comarca foi criada pelo decreto número 95-A, de 10 de abril de 1891, e instalada a 30 de junho do mesmo ano. Em 1913, por força da Lei n. 741, de 30 de outubro do mesmo ano, foi suprimida a comarca de Coari, ficando o termo subordinado à comarca de Tefé.

Em 1916, em virtude da Lei n° 844, de 14 de fevereiro do mesmo ano, foi instalada a comarca de Coari e, suprimida novamente, pela Lei n° 133, de 7 de fevereiro de 1922. A comarca foi restaurada, outra vez, pela Lei n° 122, de 10 de Março de 1924, compreendendo, os termo de Coari, Manacapuru e Codajás.

Pouco tempo depois, com o estabelecimento das comarcas de Manacapuru e Codajás, perdeu a de Coari aqueles termos.

Em 1932, foi Coari elevado à categoria de cidades, por força do Ato Estadual n° 1665, de 2 de agosto do mesmo ano.

De acordo com a divisão administrativa judiciária vigente é o município de Coari constituído. de um só distrito e a comarca compreende um único termo.

Nas eleições de 3-X-955, foram eleitos: para Prefeito Municipal - Senhor Dorval dos Santos Melo, e para vereadores os senhores Raimundo de Freitas Dantas; Sebastião Rodrigues do Nascimento; Luiz Freitas de Moraes; Maria Ferreira de Souza; João Nogueira de Araújo e João Soares da Fonseca. Votaram nessas eleições 1380 eleitores.

Fonte: Prof. Bêda.

 

 

 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 23 janeiro, 2020. Melhor visualizado em 1280x800 pixel